• 23 junho, 2020

Quando trocar e lavar a roupa de cama? Dr. Bactéria indica a frequência certa

‘Com que frequência você troca a roupa de cama?’. A pergunta pode parecer polêmica se for debatida entre o grupo de amigos, mas quando realizada ao biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, ela tem resposta enfática.

Assim como a forma de lavagem e a vida útil de lençóis, travesseiros, edredons e cobertores. Confira as dicas do especialista e espalhe para a turma toda. Quando feitas corretamente, a troca e a lavagem ajudam a prevenir processos alérgicos como rinite, asma e até dermatite de contato. 

1. Frequência de troca
“Lencóis e fronhas devem ser trocados toda semana”, explica o Dr. Bactéria. Os tecidos acumulam restos de pele, ácaros e até as fezes deles. Já os edredons podem ser substituídos a cada três meses. “Enquanto os cobertores podem ser utilizados durante todo o inverno”, aponta. 

2.  Lavagem e armazenamento
A lavagem dos itens pode ser realizada diretamente na máquina de lavar, mas preste atenção na secagem. “Eles devem estar bem secos e sempre devem ser armazenados em sacos de TNT”, indica o Dr. Bactéria. Os sacos de plásticos retém umidade e propiciam o surgimentos de fungos e ácaros.

Outra dica importante é nunca guardar qualquer peça de roupa de cama sem lavar. E, sempre que possível, levar cobertores e edredons para a lavagem na lavanderia, pois os equipamentos para secagem são mais eficazes. 

3. Durabilidade
Os itens citados acima não possuem uma durabilidade pré-determinada, ela varia conforme a qualidade do material. No entanto, é preciso seguir as recomendações de lavagem indicadas pelo fabricante para garantir o maior tempo de vida útil possível. “A partir do momento em que surgem alterações no produto, como alterações de cor, eles devem ser descartados”, aponta Figueiredo. 

4. Travesseiros
“Não recomendo de modo algum a lavagem dos travesseiros”, enfatiza o biomédico. De acordo com o especialista, um experimento simples prova que o item armazena muita água, mesmo com a secagem adequada. “Basta pesar o travesseiro antes de lavar e repetir o procedimento depois de secá-lo muito bem”, explica. A diferença de peso é, simplesmente, água. E a presença de umidade, como citamos acima, é prejudicial à saúde.

No entanto, para melhor conservação do item, mantenha-o sempre em sacos protetores de algodão, por fora, e tecido impermeável, por dentro. Eles devem ser lavados semanalmente também. Já em relação a durabilidade, os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos. “Nesse período, 1/3 do seu peso já corresponde a ácaros vivos e mortos”, aponta o Dr. Bactéria.

Fonte: Casa Vogue

Fonte: Flowing