• 12 julho, 2022

Qual é o momento certo de terminar o relacionamento?

Qualquer término de relacionamento é doloroso. Mesmo quando já não se sente amor pela pessoa, a lembrança dos momentos bons compartilhados com ela e do crescimento em conjunto faz o coração doer.

Muitas pessoas escolhem adiar a decisão de terminar um relacionamento que já não está dando certo pelo medo do sofrimento. Às vezes elas sabem que o cônjuge não gostará da decisão, então decidem manter o status quo para não machucá-lo. Tentam melhorar a convivência mudando comportamentos e fazendo acordos, mas, mesmo assim, nada parece mudar.

O adiamento do término quando você já se decidiu que a relação não tem futuro não faz bem. Psicólogos afirmam que o prolongamento desnecessário do relacionamento ou deixa o casal infeliz, ou deixa a pessoa com desejo de terminar infeliz.

Por que é difícil terminar um relacionamento?

Deixar de lado algo que já teve muita importância para você pode ser difícil. É preciso se desapegar de memórias, objetos e a companhia de alguém que, embora não desperte os mesmos sentimentos em você, ainda é importante para a sua história.

Por acreditarem não ser capazes de passar por esse sofrimento, as pessoas evitam terminar os seus relacionamentos.

A intuição e a razão lhe dizem que devem se afastar, que os comportamentos do parceiro não são adequados, que não há mais alegria nessa relação. Mas o coração não deixa. As lembranças dos momentos alegres, os quais normalmente aconteceram muitos meses ou até anos antes, começam a voltar à mente. Elas, então, ficam confusas. Será que ainda dá tempo de fazer alguma coisa?

Outro fator que impede o término de relacionamentos é o carinho nutrido pelo outro. Quando ainda existe afeição pelo parceiro, há a preocupação em fazê-lo sofrer com a separação. Algumas pessoas decidem dar uma nova chance ao relacionamento ao considerar essa possibilidade.

Questões que vão além do lado emocional também precisam ser consideradas quando se decide terminar um relacionamento. As rotinas, o local de residência e o grupo de amigos dos casais que moram juntos, por exemplo, passarão a ser completamente diferentes.

Já no caso de casamentos com crianças, é preciso conversar com os filhos sobre a decisão, participar de processos legais de divisão de bens e compartilhamento de guarda, modificar o status de documentos, entre outros.

Pensar na ‘logística’ do término pode desencorajar indivíduos de terminarem seus relacionamentos mesmo quando sentem que precisam fazer isso. Consequentemente, ficam presas em um relacionamento pouco satisfatório.

Qual é o momento certo de terminar?

No fundo, todas as pessoas possuem uma ideia de qual é o momento certo para terminar um relacionamento. Elas já não se sentem bem em estar na relação, em conviver com o cônjuge e em imaginar um futuro ao lado dele. As interações, mesmo quando curtas, não são agradáveis e soam falsas ou requerem um esforço monumental.

Ainda assim, encontram justificativas mirabolantes para manter o relacionamento, tais como:

  • “Nós vivemos tantas coisas juntos”
  • “Nós tínhamos tantos planos”
  • “Nós nos ajudamos em momentos ruins”
  • “Será que vale a pena jogar tudo que já vivemos fora?”
  • “Será que não tentamos o suficiente?”
  • “Será que nós podemos mudar?”

Será que essas razões e questionamentos fazem mesmo sentido? Você precisa se perguntar se não está apenas adiando algo que precisa acontecer tanto para o seu bem quanto o do seu cônjuge.

Separamos abaixo alguns sinais de que está na hora de terminar o relacionamento ou, pelo menos, fazer mudanças drásticas para melhorá-lo. Veja se você se identifica com algum deles.

Você não confia no seu parceiro

As ações, decisões e palavras do cônjuge despertam estranheza. Ele ou ela dá desculpas esfarrapadas, mente e se contradiz, ou esconde coisas desnecessárias de você. Essas atitudes o levam a desconfiar se não existe outra pessoa ou se ele não está aprontando alguma coisa. Logo, você nunca tem paz. Afinal, como construir a vida ao lado de alguém que não é totalmente sincero com você?

Vocês vivem terminando e voltando

“Idas e vindas” são comuns em relacionamentos que não estão dando mais certo. Os cônjuges vivem terminando, falando mal um do outro e voltando alguns dias ou semanas depois. Essa dinâmica de relacionamento pode ser menos penosa quando se é jovem, mas, quando se busca construir uma vida estável ao lado de outra pessoa, ela rapidamente fica cansativa. Isso costuma acontecer porque ambos os parceiros não estão dispostos a encarar os problemas reais do relacionamento.

Você se sacrifica mais pela relação

Você sente que somente você faz sacrifícios para a relação dar certo, como mudar de emprego, mudar de cidade, mudar hábitos, mudar o guarda-roupa, mudar opiniões, mudar amizades… Em um relacionamento saudável, ambos os casais fazem pequenos sacrifícios para a relação dar certo. Quando essa responsabilidade cai somente sobre um dos parceiros, esse indivíduo fica sobrecarregado.

Vocês se distanciaram

É normal o tempo afastar as pessoas. Preferências, ideias e objetivos mudam com o passar dos anos. Você sente que isso aconteceu entre você e o seu parceiro? Que vocês têm dificuldade para se comunicar e se apoiar por conta disso? Você sente a falta da presença ou do carinho dele? Se sim, vocês podem ter se afastado demasiadamente e não saber o que fazer para melhorar a convivência.

Vocês tem valores de vida muito diferentes

Atribuímos o término de um relacionamento normalmente a um acontecimento ou uma atitude que culminou em grandes repercussões. Entretanto, os relacionamentos podem acabar devido à diferença de pensamentos e valores de vida. Vocês podem querer coisas completamente diferentes e não estarem dispostos a abrir mão de suas ambições, pois sabem que não serão felizes se fizerem isso.

Você já parou de se esforçar

Quando você não se esforça mais para oferecer ajuda ao cônjuge, solucionar problemas em comum ou sugerir atividades para sair da rotina, você pode estar empurrando o relacionamento com a barriga.

Vocês brigam muito

Todo casal briga. O relacionamento afetivo é como qualquer outro relacionamento entre duas ou mais pessoas, então é comum que haja desentendimentos ocasionalmente. O problema é quando as brigas se tornam incessantes e são motivadas por coisas pequenas, como frases mal interpretadas, erros cometidos por descuido ou atitudes que contradizem a expectativa do cônjuge.

Você já considerou terminar muitas vezes

A ideia de terminar já pairou sobre você diversas vezes. Mas você sempre dá um jeito de esquecê-la ou, pelo menos, fingir que ela não existe por alguns instantes. Em um relacionamento saudável e que faz sentido para ambos os cônjuges, não há o desejo de terminar. Quando essa ideia começa a passar pela sua cabeça, está na hora de refletir o porquê disso.

Você tem medo

O medo é um sentimento que deve ser tratado com seriedade. Quando a convivência com o parceiro gera medo, a relação não é mais saudável e a melhor decisão é se afastar do cônjuge.

Como terminar bem um relacionamento?

Embora o término de um relacionamento seja uma experiência desagradável e dolorosa, ela é muitas vezes necessária. O sofrimento pode ser intenso nos primeiros momentos após o término, mas é passageiro. Ele se tornará manejável com o passar do tempo, assim como acontece com todas as experiências de vida que despertam emoções negativas.

Então, se você já avaliou a situação do seu relacionamento e já chegou a uma decisão sobre o término, a melhor maneira de terminar bem um relacionamento é com o diálogo. Tenha uma conversa sincera com o seu cônjuge, explicando as suas razões e expressando os seus verdadeiros sentimentos. É ideal conversar cara a cara com a pessoa nessa ocasião.

Dar segundas chances ao relacionamento é completamente válido. Se você acredita que os pontos problemáticos podem ser trabalhados com o tempo, vale a pena fazer acordos com o cônjuge e observar os resultados. Já se você acredita que nenhum esforço será capaz de salvar o relacionamento, expresse a sua opinião ao parceiro.

Se o cônjuge se exaltar, encerre a conversa e espere que ele se acalme para retomá-la. Enquanto isso, você pode fazer pequenos movimentos de mudança para iniciar a sua vida após o término, como arrumar os seus pertences ou procurar outro lugar para ficar temporariamente. Mas, deixe a outra pessoa a par das suas decisões.

Depois, permita-se viver o luto do fim do relacionamento. É normal ficar perdido nos primeiros dias. A tristeza, o medo do desconhecido e o sentimento agridoce ao relembrar dos momentos bons são comuns. Permita-se ter essa vivência por um tempo e, depois, comece a voltar o seu olhar para o futuro.

Fonte: Psicólogo e Terapia

Fonte: Flowing