• 12 julho, 2022

Pessoas difíceis de lidar: o que fazer?

Você provavelmente já conheceu alguém e pensou aquela pessoa é difícil de lidar. Algumas pessoas parecem ter gosto por complicar as coisas e deixar todo mundo irritado sem motivo algum. Interagir com elas causa irritação, estresse e até desânimo, como se alguém tivesse jogado um balde de água fria em nosso bom humor.

Quase sempre temos a escolha de manter distância de pessoas assim, mas, volta e meia, não podemos deixar de interagir com elas. São colegas de trabalho ou de turma, amigos de amigos ou de parentes, familiares do cônjuge e outros indivíduos com quem precisamos ter um certo grau de convivência no cotidiano.

O que se pode fazer para ter interações pacíficas com pessoas difíceis de lidar e evitar conflitos nessas ocasiões?

Segundo psicólogos, a empatia é uma das competências emocionais necessárias para lidar com indivíduos muito diferentes de nós. Neste post, vamos abordar dicas de como criar uma boa convivência com base nela e outras habilidades socioemocionais.

Por que algumas pessoas são difíceis de lidar?

O que, de fato, caracteriza uma pessoa difícil de lidar?

Normalmente são pessoas cuja convivência é minada por estresse, solicitações esdrúxulas, mau humor, jogos de poder, chantagem emocional, má vontade, entre outras condutas que dificultam as situações sem motivo aparente. Você tenta iniciar uma conversa casual e recebe uma patada ou é ignorado.

A partir de então, muitos se perguntam “qual é o problema daquela pessoa?”. Existem muitas razões para que alguém tenha um comportamento considerado difícil, tais como:

  • Mania de controle;
  • Egocentrismo;
  • Crenças de grandeza;
  • Experiências de vida negativas;
  • Traumas não-resolvidos;
  • Complexo de inferioridade;
  • Acúmulo de estresse; e
  • Comportamento rígido.

Seja como for, a maneira como as pessoas difíceis de lidar agem tem mais a ver com elas do que com quem está ao seu redor.

Elas possuem dificuldade para ter interações de qualidade com os demais, ou se acham no direito de ter uma postura altiva. Assim, costumam pesar o clima do ambiente de trabalho, familiar e acadêmico.

No dia a dia, no entanto, você não precisa parar e analisar o comportamento dessas pessoas. Basta somente encontrar uma maneira de interagir com elas que não cause mal tanto para você quanto para elas. “Pessoas difíceis de lidar” sempre estarão presentes em nossas vidas, por isso, é preciso aprender a lidar com elas da melhor maneira possível.

Como lidar com pessoas difíceis?

Como você costuma reagir às pessoas difíceis? Você se aborrece, perde a paciência, guardar rancor, dá respostas na lata ou procura ignorá-las o máximo que pode? Lidar com uma pessoa difícil de vez em quando pode não resultar em reações intensas, mas lidar com ela todos os dias é outra história.

Quem não sabe resolver conflitos tende a acumular os sentimentos desagradáveis provocados por cada interação até eles transbordarem de uma vez só. O resultado dessa explosão costuma ser desentendimentos onde palavras ásperas são trocadas, causando arrependimento depois.

Entre as atitudes que você pode ter para evitar conflitos com as pessoas difíceis de lidar são:

1.     Tenha compaixão

Ninguém sabe pelo que os outros estão realmente passando. Pessoas difíceis de lidar podem ter passado por experiências complicadas que as tornaram mais “duras” ou estarem passando por uma situação de estresse prolongado.

É claro que não podemos despejar os nossos problemas nas outras pessoas. Mas, às vezes, ficamos tão focados em nossas questões pessoais que não conseguimos manejar bem as esferas da nossa vida.

Você provavelmente já teve dias em que foi grosseiro sem perceber ou quis ficar um tempo sozinho para recobrar as energias, não é mesmo? É preciso lembrar que, embora as pessoas difíceis possam aborrecer de vez em quando, elas também merecem empatia e respeito.

Quando você demonstra ter compaixão por uma pessoa difícil de lidar, a qual provavelmente já ganhou a antipatia de várias pessoas e se acostumou com isso, as chances de receber uma resposta positiva é alta. Então, tente ser compassivo na próxima vez que você se ver em uma situação com uma pessoa difícil.

2.     Encontre alguma coisa em comum entre vocês

Quer receber mais conteúdos como esse?Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Já percebeu que conexões mais fortes são criadas com pessoas com quem você tem coisas em comum? Nós adoramos compartilhar o que gostamos com os outros, pois sentimos que pertencemos a um grupo e somos aceitos pela nossa personalidade e preferências.

Tente encontrar afinidades entre você e uma pessoa difícil. Faça questionamentos quando tiver a oportunidade e, se quiser, convites para eventos em grupo. Mesmo que a pessoa difícil não vá, ela pode conceder as informações que você deseja.

Preferências similares podem se tornar tópicos de conversas futuras e melhorar a atmosfera entre vocês, tornando a convivência mais agradável.

3.     Mantenha a calma

Pode ser difícil controlar as indiretas ou tom de voz quando o outro não quer lhe ouvir ou parece estar lhe tratando mal. Entretanto, não podemos agir conforme os nossos impulsos em todas as situações. Se fosse assim, metade da humanidade estaria em uma luta constante.

Tenha em mente que a pessoa difícil provavelmente é assim com a maioria dos indivíduos, ou seja, é uma questão dela com as pessoas em geral e não apenas com você. Procure não levar atitudes antipáticas e comentários ácidos para o pessoal.

Nem todas as batalhas merecem ser travadas, principalmente quando se precisa conviver com alguém difícil de lidar todos os dias no trabalho, na faculdade ou em casa. Respire profundamente ou conte mentalmente até 10 para manter a calma antes de tomar uma decisão acerca de como resolver um impasse com a pessoa difícil.

4.     Seja assertivo

Se a pessoa difícil de lidar lhe ofender ou agir de maneira desrespeitosa em outros sentidos, seja direto e assertivo ao expressar o seu descontentamento.

Quando mantemos uma postura firme durante uma discussão, mostramos ao outro como gostaríamos de ser tratados. Dessa maneira, na maioria dos casos, ele desiste de nos tratar da maneira que achamos inaceitável.

Mantenha o seu tom de voz controlado e controle a sua respiração para conseguir se expressar adequadamente, lembrando sempre de manter o respeito. Quando uma pessoa grita ou falta com o respeito, ela perde a razão imediatamente. O seu posicionamento pode estar correto, mas a sua maneira de lidar com a situação a coloca em uma posição complicada.

Se for necessário, peça para a pessoa difícil de lidar voltar a falar com você em outra ocasião. Você conseguirá pensar com mais clareza ao se permitir esfriar a cabeça e digerir a situação.

5.     Tome o controle do que você puder

Na vida, não podemos estar no controle de tudo, mas, sim, de uma parcela. O que você pode controlar quando estiver lidando com uma pessoa difícil?

Talvez você possa falar com outras pessoas para agilizar um processo no trabalho ou resolver o seu problema antes dela. Por exemplo, se a pessoa difícil de lidar é de um determinado departamento, com quem mais você pode falar além dela para conseguir o que você precisa?

Do mesmo modo, talvez você possa sugerir realizar uma reunião ou um happy hour em um ambiente confortável para você. Estar naquele local o deixará mais relaxado para lidar com possíveis perrengues causados pela pessoa difícil.

6.     Volte o olhar para si mesmo

Experimente voltar o olhar para dentro de você ao lidar com a pessoa difícil. Há alguma coisa que você está fazendo para causar essa reação? Você está dificultando a interação com essa pessoa de alguma maneira? Sem perceber, você pode estar contribuindo para complicar a convivência com ela.

Quando estamos focados em alguma coisa ou estressados antes de um deadline, podemos ser grosseiros, monossilábicos ou distantes sem ter consciência disso. Estados emocionais como esse são propícios para gerar discussões e desentendimentos sobre coisas pequenas.

Analise a maneira como você interage com as pessoas difíceis de lidar para se assegurar de que não está piorando o clima entre vocês. É muito mais fácil ver os defeitos e as atitudes erradas dos outros do que os nossos comportamentos equivocados.

7.     Ignore-as

Às vezes algumas pessoas apenas querem não ser incomodadas, apesar das suas tentativas para criar algum tipo de conexão. Se você tentou de tudo e não consegui alcançar esse objetivo, procure ignorá-las.

Pessoas difíceis de lidar podem dizer coisas negativas ou tomar atitudes que aborrecem outros indivíduos. Pense consigo de que maneira suas palavras e ações lhe afetam? Ignorá-las, mesmo que sejam desagradáveis, pode ser a melhor opção. Você preserva a sua energia e bom humor para pessoas e vivências mais proveitosas.

Fonte: Psicólogo e Terapia

Fonte: Flowing