• 27 outubro, 2023

Quais doenças podem causar a depressão?

A depressão é considerada o mal do século, por isso o número de indivíduos com essa doença em todo mundo é alarmante. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 5,8% da população do Brasil sofre de depressão, totalizando aproximadamente 11,5 milhões de pessoas no ano de 2017.

Este é o segundo  maior número de casos em toda a América, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que conta com um total de 17,4 milhões de pessoas. São números preocupantes, principalmente por continuarem em uma crescente.

Mas o que depressão?

A depressão é um transtorno de ordem psicológica onde a principal característica é a tristeza profunda e persistente, resultando na falta de interesse nas atividades diárias, principalmente nas atividades que antes eram prazerosas.

Ela é uma doença crônica e tende a ser recorrente, voltando na vida do indivíduo por diversas vezes. É muito importante distinguir a tristeza transitória da tristeza patológica, que causa a depressão, principalmente por a tristeza ser uma condição normal à vida humana, em situações como a perda de emprego, perda de um ente querido etc.

São muitos os motivos que causam a depressão e a sua maioria são causas externas, como os que foram citados acima. A genética e outros fatores, sejam eles comportamentais ou ambientais,  também podem ter influência, já que os hormônios estão diretamente ligados às emoções, por agirem nos neurotransmissores, responsáveis pelas sensações.

Inclusive, algumas doenças podem predispor indivíduos a apresentarem quadros de depressão.

Quais doenças podem causar a depressão?

O diagnóstico grave de doenças, que indicam riscos à vida (como HIV, AVC etc.) podem causar a depressão pelo medo de morrer ou, em alguns casos, por ter de lidar com o preconceito da sociedade. Até mesmo os tratamentos dolorosos e longos podem fazer com que o indivíduo desenvolva depressão. Além disso, algumas doenças por causar desordens fisiológicas, que por sua vez, podem predispor também ao seu desenvolvimento, como:

Doenças do coração

É comum que as cardiopatias possam causar depressão. Isso acontece pela ligação direta que o cérebro tem com o sistema cardiovascular, devido ao grande número de neurotransmissores envolvidos nesse processo. Por exemplo: quando se está ansioso o coração acelera, sente-se um “nó” no peito” etc.

Hipotireoidismo 

Cerca de 50% dos pacientes com hipotireiodismo (que é quando há a queda de hormônios produzidos pela tireóide) apresentam depressão, isso acontece pois a tireóide está associada à produção de hormônios. O hipotireiodismo causa sintomas que são parecidos com os da depressão, sendo mais propensos ao desenvolvimento por isso.

Deficiências nutricionais

O exemplo mais comum de uma vitamina que, quando deficiente no organismo, pode levar a quadros de depressão é a Vitamina D, a longo prazo. É muito importante tomar banhos regulares de sol e manter uma alimentação balanceada, apostando principalmente em alimentos ricos em vitamina D.

Problemas hormonais 

Disfunções hormonais podem levar à depressão, já que os hormônios são em sua maioria responsáveis pelas sensações de alegria ou tristeza, como cortisol, endorfina, etc.

Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o organismo começa a se “atacar” tendo como consequência uma série de danos, como dores crônicas, alterações na pele, etc.. Como ele também pode danificar algumas células do cérebro, o lúpus pode trazer consequências como depressão,  fadiga e quadros de estresse. 

Câncer 

O câncer é uma doença que pode trazer muitos danos psicológicos, principalmente pelo prognóstico, às vezes não ser tão positivo e devido ao  tratamento  exaustivo e doloroso, propiciando o aparecimento de doenças como a depressão e ansiedade.

Fique atento aos sintomas!

A depressão pode ser uma doença incapacitante e causar sintomas desagradáveis aos indivíduos e àqueles que convivem com eles. É importante estar atento aos sentimentos como tristeza sem motivo aparente, ansiedade, angústia e irritabilidade, assim como desânimo e cansaço, sendo necessário muito esforço para atividades simples.

O desinteresse é um dos sinais mais comuns da depressão, a diminuição do ânimo e da vontade de realizar atividades que antes despertavam o interesse, são preocupantes nesse caso. A falta de concentração e dificuldade em focar em determinada atividade pode ser um indicador. 

As alterações no sono também podem surgir, como a insônia ou o sono em excesso. Pode acontecer também de o indivíduo apresentar dores não justificadas, como dores musculares ou até mesmo outros sintomas físicos como problemas digestivos, dores de cabeça e sensação de pressão no peito.

Por isso, se cuide!

Não se pode deixar pra lá quando o assunto é depressão, afinal ela é uma doença grave que pode ter consequências sérias! Qualquer alteração física ou mental não hesite em pedir ajuda para familiares ou para alguém que seja de sua confiança, lembre-se que pedir ajuda não é vergonhoso, é um ato de autocuidado e amor a si próprio. 

É importante também realizar consultas regulares a um profissional de saúde, como clínico geral ou um psiquatra  de sua confiança, para investigar possíveis anormalidades físicas ou psicológicas e direcionar ao melhor tratamento.

Fonte: Texto retirado do Blog Memed
Link: https://blog.memed.com.br/quais-doencas-podem-causar-a-depressao/

Fonte: Flowing