• 7 março, 2024

Processo de autoconhecimento e a importância para sua carreira

processo de autoconhecimento é o ponto de partida para trilhar uma carreira de sucesso.

Quando você conhece a si mesmo, consegue atingir seu potencial máximo e traçar objetivos que combinam perfeitamente com suas competências.

Além disso, ganha mais controle emocional, se comunica melhor e tem o conhecimento necessário para evoluir profissionalmente. 

A seguir, vamos entender como funciona o processo de autoconhecimento e como você pode colocá-lo em prática a partir de hoje.

Continue lendo e veja como conhecer a si próprio faz diferença na sua vida profissional.

Processo de autoconhecimento: o que é?

O processo de autoconhecimento é necessário para alcançar um estado avançado de consciência sobre si mesmo e usar isso em seu favor.

Ele consiste em uma série de etapas e ferramentas que levam a uma aprendizagem profunda sobre quem você é, o que sente, o que busca, seus pontos fortes e fracos, entre outros aspectos. 

Quando você conhece bem a si próprio, consegue controlar melhor suas emoções, definir objetivos mais certeiros na vida e trabalhar seu potencial para atingir sua melhor performance em todas as áreas.

Um dos primeiros filósofos a abordar o autoconhecimento foi Sócrates, com sua famosa máxima “Conhece-te a ti mesmo”.

Na psicologia, o conceito é definido como a “investigação de si mesmo”.

Nesse processo, você deverá desenvolver sua autoconsciência e autoimagem, que permitem olhar para si mesmo e também compreender como os outros veem você.

Para isso, existem diversas ferramentas, como a psicoterapia, estudos filosóficos, espiritualidade e religião, meditação, etc.

Como funciona o processo de autoconhecimento

Tudo que guia você para dentro de si é válido no processo de autoconhecimento. 

Desde que nascemos, nós passamos por uma longa jornada de autoconsciência até sermos capazes de nos perceber completamente.

De acordo com o psicólogo norte-americano Philippe Rochat, estes são os estágios do autoconhecimento ao longo do desenvolvimento humano:

  • Confusão: estágio inicial em que o bebê humano ainda não é capaz de reconhecer a si mesmo em um espelho, percebendo o próprio reflexo como uma extensão do ambiente ao seu redor
  • Diferenciação: início do reconhecimento do próprio reflexo e diferenciação de si mesmo do ambiente ao redor
  • Situação: conexão entre os movimentos e o próprio corpo, com aumento da consciência corporal
  • Identificação: momento em que o ser humano identifica a si próprio como diferente dos demais, inserido em um meio social
  • Permanência: o ser humano desenvolve um “eu” permanente e é capaz de reconhecer suas características, valores, desejos, medos e mudanças ao longo do tempo
  • Autoconsciência: nesse estágio, o ser humano alcança a autoconsciência máxima e não apenas domina a si mesmo, como também consegue se enxergar sob o ponto de vista de outra pessoa. 

Obviamente, alcançar a autoconsciência exige um processo muito longo e intenso, e a grande maioria de nós se encontra no meio desse caminho.

Importância do autoconhecimento para sua carreira

Passar por um processo de autoconhecimento é fundamental para ter sucesso em qualquer carreira.

Se você souber exatamente quem é, saberá responder imediatamente questões como:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos
  • Quais são seus diferenciais em relação a outros profissionais
  • O que você pretende alcançar na carreira
  • Em qual posição profissional você se encaixa melhor
  • Como você pode extrair seu potencial máximo em cada função
  • Com quais valores você se identifica na cultura empresarial
  • Com quais perfis de líderes e equipes você se identifica mais e tem mais facilidade para trabalhar.

Logo, o autoconhecimento é um ponto de partida essencial para definir os rumos da sua carreira e escolher uma área e um cargo que permitam sua realização profissional.

Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar um trabalho com propósito e alcançar seus objetivos porque não se conhecem o suficiente para trilhar os caminhos certos.

Elas costumam se orientar unicamente pelos seus interesses e não têm uma compreensão aprofundada de suas capacidades e limitações. 

Já as pessoas que investem em um processo de autoconhecimento conseguem se enxergar melhor e encontrar a trajetória ideal na vida profissional.

Além disso, conhecer a si mesmo também melhora as competências comportamentais (soft skills), especialmente a comunicação, a inteligência emocional e a criatividade.

No entanto, uma pesquisa (em inglês) feita pela Harvard Business Review identificou que, embora 95% dos profissionais se considerem autoconscientes no ambiente de trabalho, apenas de 10% a 15% realmente o são.

Como iniciar um processo de autoconhecimento

Como vimos, o processo de autoconhecimento é necessário para definir objetivos assertivos na carreira e alcançar seu potencial máximo.

Agora vamos às dicas para iniciar esse aprendizado.

Reserve um tempo para você

O primeiro passo para iniciar um processo de autoconhecimento é reservar um tempo diário para seu autocuidado e reflexão.

Muitas vezes, somos consumidos por rotinas corridas e agendas lotadas e negligenciamos nossas próprias necessidades, agindo no “piloto automático”. 

Para interromper esse ciclo, você precisa dedicar no mínimo uma hora por dia para perceber seus sentimentos, buscar seus propósitos e fazer alguma atividade que favoreça a autoconsciência. 

Como você se sente agora? Quais pensamentos passam pela sua mente? O que espera do amanhã?

A ideia é não passar um dia sequer sem se fazer essas perguntas em algum momento. 

Liste seus pontos fracos e fortes

Uma forma interessante de fazer uma autoavaliação profissional é listar seus pontos fortes e fracos.

Você pode fazer isso em um documento digital ou mesmo uma folha de papel, descrevendo as competências que você considera mais notáveis e as falhas que considera mais preocupantes em você.

A partir dessa lista, você pode refletir sobre estratégias para reforçar seus pontos fortes e trabalhar seus pontos fracos, de modo que você esteja sempre no caminho da evolução profissional.

Encontre o que motiva você

Todo profissional precisa saber o que o motiva a acordar todos os dias e fazer seu trabalho da melhor forma possível.

Esse é o seu propósito, que deve ser o ponto de partida para o desenvolvimento da sua carreira.

Então, é muito importante fazer esse exercício reflexivo e descobrir o que realmente enche você de energia e entusiasmo no dia a dia.

Pode ser a sensação de estar contribuindo com um propósito maior e com a sociedade, a vontade de colaborar com o time, a realização de fazer algo que você domina, etc.

Faça terapia

A psicoterapia é um caminho clássico para se conhecer melhor, aumentar seu bem-estar e reduzir qualquer sofrimento na sua vida.

Com um psicólogo profissional, você terá as orientações de que necessita para solucionar problemas pessoais, lidar com traumas do passado, entender seus sentimentos a fundo e assumir o controle das suas emoções.

Hoje, já existe a possibilidade de fazer terapia 100% online por videoconferência, facilitando ainda mais a inserção dessa prática na sua rotina.

Busque sentido na arte

A arte é um caminho excelente para desenvolver sua criatividade e entrar em contato com a sua essência.

Você pode tocar um instrumento, pintar, desenhar, escrever poesia ou prosa, fazer artesanato e qualquer outra forma de expressão que agrade.

O importante é liberar esse lado lúdico da consciência e inserir a arte no seu processo de autoconhecimento.

Medite diariamente

A meditação é uma poderosa ferramenta que pode acelerar seu processo de autoconhecimento.

Bastam alguns minutos por dia para esvaziar sua cabeça de todos os pensamentos e criar uma conexão profunda com você mesmo.

Dessa forma, você estará sempre consciente de si próprio e terá mais foco no presente.

Na mesma linha, você pode buscar práticas como yoga, que contribuem com o relaxamento e autoconsciência.

Faça testes e avaliações

Os testes de personalidade e autoavaliações também são boas ferramentas para enriquecer seu processo de autoconhecimento.

Um dos mais famosos é o teste das 16 personalidade, mas você também pode buscar a metodologia DISC, tipologia de Myers-Briggs e teste palográfico.

Aprenda a ouvir

Praticar a escuta ativa todos os dias também é uma forma de investir no seu autoconhecimento.

Isso porque, quando você aprende a ouvir os outros, também consegue escutar melhor sua voz interior.

Então, ouça as pessoas com atenção e valorize cada feedback recebido como parte da sua jornada de autoconsciência.

Como aplicar o autoconhecimento no trabalho

Agora que você sabe por onde começar seu processo de autoconhecimento, é importante trazer essa prática para o trabalho.

No dia a dia profissional, você deve estar sempre atento às emoções e sentimentos em diferentes situações, principalmente aquelas de maior pressão como uma reunião importante ou uma entrega de projeto.

Isso é essencial para aprender como você reage às adversidades e para desenvolver técnicas que ajudem a superar desafios profissionais.

Também é importante buscar feedbacks para entender melhor a percepção alheia sobre você e formar uma autoimagem profissional.

Isso trará uma autoconfiança maior para tomar decisões e se posicionar diante dos colegas de trabalho.

Na avaliação de desempenho, aproveite para acompanhar a evolução dos seus pontos fortes e fracos e otimizar cada vez mais seu desenvolvimento profissional.

Fonte: texto retirado do Blog O Poder da Escuta
Link: https://www.poderdaescuta.com/processo-de-autoconhecimento/

Fonte: Flowing