• 1 setembro, 2017

Prevenção para o homem

Tudo azul – Mantenha seus exames em dia

Assim como as mulheres rastreiam o câncer de mama a partir da quarta década de vida, também os homens, a partir da quinta década, devem pesquisar o câncer de próstata, doença que, a cada ano, afeta mais de 68 mil indivíduos no Brasil, em especial após os 65 anos de idade.

O rastreamento inclui o exame físico anual da próstata, feito por via retal, já que essa glândula fica bem na frente do reto, permitindo ao médico detectar eventuais alterações, como nódulos. Além disso, o urologista solicita a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue, teste que, caso seja detectada dosagem elevada, sugere alguma anormalidade local.

A presença de irregularidades nesses exames não fecha o diagnóstico, porém significa que a investigação deve prosseguir.

Em silêncio

Essa rotina é fundamental porque, na maior parte dos casos, o tumor de próstata cresce devagar e evolui quase sem causar sintomas ou, então, ocasiona manifestações urinárias parecidas com as que ocorrem em caso de aumento benigno da próstata.

A doença só passa a incomodar realmente quando já se encontra num estágio mais avançado. Vale lembrar que a detecção precoce desse câncer também favorece o sucesso do tratamento, que pode ser feito com cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e medicamentos, indicados caso a caso.

E para prevenir? A idade e o histórico familiar são os maiores fatores de risco para o tumor prostático, um páreo difícil, mas não impossível de vencer para quem se cuida com alimentação saudável, atividade física regular, controle de peso e fica distante do cigarro.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing