• 1 setembro, 2017

Prepare-se para as férias

Para viagem – Antes de embarcar, veja se não precisa receber alguma vacina

S e você está com viagem marcada, sempre é bom consultar, com antecedência, um serviço de medicina do viajante para saber que cuidados o roteiro requer a fim de que seu bem-estar fique garantido. As vacinas, evidentemente, estão entre as medidas de prevenção.

Dentro do Brasil, quem vai para áreas endêmicas de febre amarela precisa ser imunizado contra a doença pelo menos dez dias antes de viajar. No mais, basta atualizar o Calendário Nacional de Vacinação, recebendo os reforços necessários e os imunizantes indicados caso a caso.

No exterior Para destinos internacionais, a vacina contra a febre amarela é obrigatória para entrar em diversos países da América Latina, da Ásia e da África, já que o Brasil figura como área de risco para essa doença.  Ainda no campo das exigências para liberar o acesso do turista ao país, vale destacar a da Arábia Saudita, que pede o imunizante tetravalente contra a meningite meningocócica, e a do Afeganistão, que exige a vacina contra a poliomielite.

De resto, o que existe mesmo são recomendações — não menos importantes:

• Para países da Europa, vacina contra o sarampo (tríplice viral);

• Para países africanos e asiáticos, vacinas contra a febre tifoide, a hepatite A e a cólera, bem como contra a raiva (em caso de risco de mordedura de animais);

• Em viagens prolongadas para países asiáticos, vacina contra a encefalite japonesa;

• Para Nigéria e Paquistão, vacina contra a poliomielite;

• Para a África Subsaariana, vacina contra a meningite meningocócica.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing