• 23 maio, 2023

Poupar dinheiro mensalmente: invista e se prepare para o futuro!

“De grão em grão a galinha enche o papo”. Já ouviu esse ditado? Quando se fala de juntar dinheiro, ele é verdade. A melhor forma de ter mais controle financeiro é focar na disciplina de economizare começar, o quanto antes, a poupar dinheiro mensalmente. 

Mas para guardar dinheiro você não precisa ir ao extremo, cortar todas as atividades que te dão prazer e aquela pizza do final de semana. Um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para conseguir poupar dinheiro mensalmente.

Depois disso, é só começar a criar sua reserva de emergência e iniciar seus investimentos de curto, médio e longo prazo. Quer conhecer nossas dicas para poupar dinheiro mensalmente? Continue a leitura do artigo.

Vamos lá?

Como começar a poupar dinheiro mensalmente

Normalmente, o maior problema para pessoas que querem começar a poupar dinheiro mensalmente, é a falta de disciplina. Depois de algum tempo, guardar dinheiro vai se tornar um hábito.

Comece anotando todas as suas despesas, saiba quanto ganha e gasta. Após isso, vai ter uma noção do seu padrão de vida e definir quanto vai poupar todo mês.

Além disso, pensar sobre as despesas desnecessárias é essencial. As vezes aquele delivery semanal pode ter um resultado prejudicial no seu orçamento. Após analisar seus gastos vai ter uma noção do que precisa mudar.

Lembrando: quanto antes começar, melhor. Isso porque, depois de poupar, pode pensar em investir. 

Tudo se resume a um bom planejamento financeiro:

Organizar o orçamento

Já falamos um pouco sobre isso ali em cima. Anote quanto ganha, no que gasta e analise seu orçamento.

Pode usar um aplicativo, uma planilha de gastos ou, quem sabe, um caderno. O que funcionar melhor para você. 

Anotar seus gastos também ajuda a definir o que é essencial e o que não é. Você pode definir tudo o que precisa para manter seu padrão de vida e bem estar. O resto pode ser enquadrado como um daqueles custos desnecessários… 

Liquidar dívidas

Sei que é difícil, mas ao economizar, vai conseguir adiantar suas dívidas. Um orçamento financeiro também te ajuda a ter consciência do que pode pagar, evitando dívidas futuras.

Sem falar que com controle financeiro, você sabe quais parcelas da dívida serão pagas, até quando e o que será adiantado. Com isso, também ficará mais tranquilo/a. 

O mais importante de antecipar parcelas é que você ameniza o impacto dos juros compostos na dívida. Os juros compostos são os grandes aliados dos investidores e o maior inimigo dos endividados.

Pagando parcelas de forma antecipada, você pode ficar com uma parte maior do seu orçamento livre no futuro.

Poupar dinheiro mensalmente

Bom… Como falei ali em cima, com um orçamento organizado vai poder poupar dinheiro mensalmente.

Essa constância e disciplina vão valer a pena no futuro, além de te proporcionar noites mais tranquilas.

Criar uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um valor usado para resolver problemas inesperados. Normalmente, deve ser o suficiente para custear seis meses dos seus gastos mensais.

Ela deve ser aplicada em um investimento conservador, evitando riscos excessivos e garantindo que o dinheiro possa ser resgatado a qualquer momento.

Investir para o futuro

Bom, agora que já tem o hábito de poupar dinheiro mensalmente e construiu uma reserva de emergência sólida que faça sentido com o seu estilo de vida, pode começar a investir. 

Ficar com o dinheiro parado não é o ideal, além de não deixá-lo trabalhando para você, ele ainda perde poder de compra devido ao efeito corrosivo da inflação, uma velha companheira dos brasileiros.

Vamos falar um pouco sobre investir para o futuro!

Para poupar mensalmente não existe solução milagrosa

No mercado de investimentos, sempre tem as oportunidades do momento: COEs, SPACs, criptomoedas, NFTs e muitos outros nomes complicados. Até é legal estar por dentro das novidades, mas usar isso como única estratégia de investimentos não é o ideal. 

De forma geral, essas oportunidades envolvem riscos excessivosInvestir todo o seu futuro nelas não é muito prudente. Principalmente após ter ajustado a sua vida financeira, criando o hábito de poupar mensalmente. Não quer arriscar perder seu dinheiro após tanto esforço, né?

Além disso, investir nessas novidades pode exigir muita dedicação. Estudar e estar sempre ligado no que tá rolando. É normal não ter tempo para isso. 

É claro, leia bastante sobre, conhecimento nunca é demais. Mas não tem nada de errado em ter uma estratégia mais simples para investir o dinheiro que você vem juntando. Ficar empolgado com qualquer oportunidade nova e assumir riscos extras pode ser prejudicial.

Bom, o que não falta na internet são os famosos gurus de investimentos. Eles usam essas novidades de mercado para prometer rentabilidades exorbitantes, em um curto espaço de tempo, que vão “te deixar rico da noite para o dia.”

Você conhece alguém que já teve sucesso com essas propostas milagrosas? Eu não conheço. Se o plano fosse tão bom assim, porque o tal guru estaria divulgando ele na internet?

Vou te mostrar outra proposta, veja se faz sentido…

Vamos supor que você já tem o hábito de poupar dinheiro mensalmente, algo que esteja dentro do seu orçamento. Esse valor vai ser aplicado em um investimento e começa a render. Conforme o tempo vai passando, o dinheiro cresce.

No mês seguinte, você manda mais uma contribuição, esse valor vai ser somado ao do mês anterior e a rentabilidade do período. Tudo começa a render junto.

Mês a mês, ano a ano. Já conseguiu imaginar o resultado disso? O caminho não precisa ser algo infinitamente complicado.

Como investir depois começar a poupar dinheiro mensalmente

Pensando nos investimentos, que tal buscar estratégias diversificadas? Não precisa abrir mão de nenhuma oportunidade. Só tem que escolher com cuidado.

Um portfólio diversificado vai maximizar o resultado do seu planejamento.

Caso não tenha tanto tempo para estudar sobre mercado, os fundos de investimento são uma opção legal. Eles transferem a um gestor a responsabilidade de definir e administrar os investimentos. Ao escolher o fundo, você opta pela estratégia que mais te interessa e se certifica que a gestão é de qualidade.

Tem fundo de todo tipo, do conservador ao agressivo. Dá para pegar um bom fundo conservador de renda fixa e outras opções mais arrojadas para compor a carteira. Mas claro, sempre de acordo com o seu perfil de investidor.

É só esperar o tempo agir e você vai começar a ver os resultados. 

A previdência privada

Ao investir em uma previdência privada, por exemplo, você aplica em um fundo de investimentos previdenciário. A parte legal é que esse tipo de plano tem vantagens fiscais, além de benefícios que não encontramos em outros investimentos.

Os planos de previdência privada podem ser contratados como uma contribuição mensal e essa é uma forma prática de manter a regularidade no hábito de poupar dinheiro mensalmente. É só escolher quanto quer guardar e como vai enviar o dinheiro, seja débito em conta ou boleto bancário.

O dinheiro enviado a um plano de previdência privada é recebido por uma seguradora, logo em seguida é aplicado no fundo de investimentos previdenciário escolhido.

Os fundos de investimentos previdenciários podem ter diferentes estratégias de investimentos, variando das conservadoras até as mais arrojadas.

Mas sabemos que o mercado de investimentos é cíclico e que eventualmente uma boa estratégia deixa de fazer sentido com o tempo.  E aí está mais uma vantagem da previdência privada: a portabilidade.

Com a portabilidade dos planos de previdência privada é possível trocar de fundo sem necessariamente resgatar o dinheiro investido. E por que isso é importante? Porque dessa forma você não paga o imposto de renda devido, o que acontece nos fundos de investimento convencionais. 

Dessa forma, mantém mais dinheiro investido e sob os efeitos dos juros compostos ao longo dos anos. Um ótimo jeito de fazer a manutenção do seu investimento.

A previdência privada pode ser usada para objetivos de curto, médio e longo prazo. Ou seja, não serve só para a aposentadoria. Isso é passado!

Mas para garantir que você tire o máximo de proveito do seu plano de previdência privada, é importante entender quais planos são mais adequados para cada objetivo e qual a tabela de tributação ideal.

Fonte: HelloSacks!

Fonte: Flowing