• 2 setembro, 2017

Porque nadar?

De braçada – Há muitos motivos para trocar o sofá pela piscina

Um dos exercícios mais completos que existem, a natação requer um trabalho intenso de braços, pernas, quadril, tronco e cabeça, pois envolve todos os grupos musculares e exige um esforço cerca de cinco vezes maior que o feito no solo, dada a resistência imposta pela água aos movimentos.

Contudo, sentimos menos essa demanda porque, além de o ambiente aquático ser bastante relaxante, o impacto da modalidade sobre músculos e articulações é bem menor.

Por que nadar faz bem

Como a natação melhora a capacidade respiratória, o oxigênio é mais bem distribuído para as células, que permanecem jovens por mais tempo. Isso confere um efeito benéfico não só para a aparência, mas, sobretudo, para a saúde dos órgãos e sistemas do corpo.

  • O exercício dá um upgrade na circulação, o que, na prática, resulta numa pressão arterial mais estável e em batimentos cardíacos no compasso.
  • Os músculos se desenvolvem e se alongam com a constância dessa prática, enquanto as articulações ficam mais flexíveis, o que ajuda a prevenir e a tratar doenças osteomusculares.
  • Uma vez que a água requer um esforço muscular maior, a natação contribui para a perda de peso e a redução das taxas de glicose e de colesterol no sangue.
  • Os movimentos sincronizados da atividade e a necessidade de manter o alinhamento corporal na piscina ainda melhoram a coordenação motora, o equilíbrio e a postura.

Quanto tempo de piscina?

Treinos de 45 minutos, três vezes por semana, são suficientes para obter os benefícios da natação.

O gasto energético varia de 400 a 500 calorias por hora.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing