• 4 março, 2020

Por que você quer ser um líder?

Muitos profissionais passam suas vidas em busca por posições de liderança, mas por qual motivo? A forma como percebemos palavras, objetos, ações e tudo que permeia a vida se dá pelo significado inconsciente que esses pontos provocam em nossas mentes e, a liderança, ainda é um símbolo de poder. Inclusive, ao buscar a palavra líder no dicionário, o primeiro resultado é: chefe; pessoa que possui autoridade e poder para comandar os demais. 

Te convido a refletir, por que você quer poder? O que você faz ou fará com isso? 

Por muitos anos ser um bom líder estava associado à capacidade de saber “mandar” e exercer respeito sob os liderados – respeito esse, que por muitas vezes, era apenas o medo dos colaboradores de perderem seus empregos. Você se lembra quando era criança e tinha pavor de receber um castigo dos seus pais? Sabia que, psicologicamente, projetamos nossas referências de pai e mãe na maioria das nossas relações que envolvem autoridade? Claro, isso é inconsciente, mas impacta profundamente o modo como interagimos com os nossos gestores, e também, como atuamos enquanto líderes. 

Se antes o medo era a base para uma relação hierárquica “saudável”, agora isso tende a se transformar. Profissionais do mundo todo estão ganhando voz através das redes sociais e das pesquisas especializadas em comportamento no mercado de trabalho. E é fato, o “eu mando, você obedece” está perdendo força e está claro como lideranças autoritárias e punitivas são bloqueios para a criatividade, tão necessária no cenário atual de mercado.

Ou seja, a sociedade, enquanto humanidade, está crescendo e buscando sua independência. O medo de perderem seus empregos até pode existir, mas a confiança e a coragem de inovar estão falando mais alto. Então, se você quer ser ou já atua como líder é bom que você esteja pronto para se abrir a uma nova forma de gestão. Hoje, um líder deve compreender que o seu maior poder não é o de concentrar o “brilho” em si mesmo, mas sim o de abrir caminhos para que sua equipe inteira encontre espaços para “brilhar”.

Um bom líder é apenas um refletor do potencial do seu time. 

Um líder “tradicional” detém em si todas as decisões da sua área, limitando o poder de atuação da sua equipe, já o novo líder é responsável por enxergar e dar autonomia para as habilidades de cada indivíduo do grupo, se tornando um facilitador de talentos. Essa postura inspira os times a também criarem mais aberturas de escuta entre si, fortalecendo a confiança dentro das equipes e ampliando imensamente o potencial de agilidade e criatividade de todos os envolvidos. Esse perfil de liderança, literalmente, sai da frente e passa a se envolver com seus colaboradores, já que só assim, poderá realmente conhecer o potencial e a destreza de cada um. 

Liderar é um convite para conhecer o valor da entrega, onde o foco não é ser servido, mas sim se doar e estar à serviço dos potenciais do seu time, porque a liderança não deve ser uma ambição vazia, mas sim, um comportamento, uma postura inspirada por – e que inspira – colaboração, inovação e comprometimento. 

Precisamos de menos líderes preocupados com a sua notoriedade e de mais líderes que saibam a honra que é ocupar esse lugar, tão importante na influência do desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Então, por que você quer ser um líder?

Boa reflexão! 

FONTE: LinkedIn Pulse – Sofia Esteves, Influencer,

Fonte: Flowing