• 25 julho, 2019

Por que temos pensamentos obsessivos?

Veja algumas dicas de um especialista no assunto para afastá-los de vez da nossa mente:

Tentar não pensar em alguma coisa é uma das tarefas mais difíceis do mundo –especialmente nos dias em que um determinado pensamento não sai da nossa cabeça. A grande questão é que algumas informações ficam presas no cérebro de propósito, explica um artigo do The Big Think.

O problema começou com uma provocação feita pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski, que lançou um desafio lá em 1863: “tente não pensar em um urso polar”. Deu certo? Provavelmente não, e o psicólogo Daniel Wegner, pesquisador da Universidade Harvard, descobriu por quê.

Em um experimento, ele pediu a um grupo de pessoas para descrever seu fluxo de consciência em voz alta enquanto elas pensavam em um urso polar –e para soar um sino quando conseguissem fazer isso. Ao outro grupo, ele pediu para não pensar no urso polar, mas não deu certo: as pessoas soaram o sino mais de uma vez por minuto.

Na sequência, ele pediu ao segundo grupo para pensar deliberadamente no urso polar, e os voluntários acionaram o sino mais vezes do que o primeiro grupo, que pensou no urso desde o princípio. A conclusão foi a de, ironicamente, tentar não pensar no urso polar aumentou as chances de as pessoas não tirarem esse animal da cabeça.

Mais de uma década depois, Wegner fez mais pesquisas e descobriu que enquanto uma parte do cérebro, mais obediente, afasta os pensamentos sobre o urso, outra, que quer ajudar, checa esse processo de tempos em tempos para ter certeza de que você está indo bem –lembrando de novo do urso.

Para reverter esse tipo de obsessão, ele dá quatro dicas:

Exponha-se ao pensamento
Permita-se pensar um pouquinho sobre o tema para evitar que ele fique voltando à mente depois.

Coloque na agenda
Algumas pessoas conseguem parar o fluxo de pensamentos obsessivos ao definir um outro momento específico para se dedicar a eles. A ideia é se permitir adiar essa obsessão e se dedicar a ela em um momento mais conveniente.

Faça uma coisa de cada vez

O cérebro de pessoas multitarefas tende a se deixar levar com mais frequência por pensamentos obsessivos.

Pratique meditação

É uma maneira de fortalecer a sua capacidade de controlar a mente e afastar pensamentos indesejados.

FONTE: Viva Longevidade

Fonte: Flowing