• 20 julho, 2022

Por que ser uma pessoa organizada é importante?

Você se considera uma pessoa organizada? Saiba que desenvolver essa habilidade é um grande desafio para muita gente.

Alguns, inclusive, precisam buscar a ajuda de um psicólogo para lidar com o problema da desordem, quando esta prejudica o cotidiano do paciente.

O fato é que a organização é essencial para sermos mais produtivos, tanto no campo profissional quanto no pessoal. Para te ajudar neste assunto, separamos algumas dicas que vão fazer com que você comece a avaliar a importância de ter uma vida organizada.

Além disso, mostraremos as vantagens de ser uma pessoa que tem controle dos compromissos e respeito pelas obrigações cotidianas.

Depois de ler nossas recomendações você verá como é possível ter um dia muito mais produtivo. Vamos conferir?

Tenha uma agenda e cultive o hábito de respeitar as suas anotações

Esta é, talvez, a dica mais importante para quem pretende ser uma pessoa organizada. Ter uma agenda para planejar seu dia é a melhor forma de controlar suas tarefas.

Você pode comprar uma agenda tradicional na papelaria ou, se prefere itens tecnológicos, saiba que existem diversos aplicativos do tema.

O mais importante é dar este primeiro passo.

Ter a agenda em mãos, no entanto, não basta: é preciso também checar tudo o que foi anotado, conferir se é possível dar conta as tarefas propostas e, finalmente, cumprir com os compromissos que estão escritos.

Mas qual é a melhor forma de se organizar uma agenda? Este é o tema da nossa segunda dica.

Liste as tarefas do dia

Com a agenda em mãos, na noite anterior, prepare uma lista das atividades que você precisa fazer no dia seguinte.

O hábito facilitará o cumprimento das metas e dos prazos. Você pode enumerar as atividades por grau de importância, por tempo de execução ou por complexidade.

Crie este mecanismo, repita-o e você encontrará a melhor forma de elencar os seus compromissos diários. A ideia é organizar o seu dia de modo que consiga realizar tudo o que foi proposto, dentro do período estipulado.

Esta é uma das melhores maneiras de se organizar em meio a um cotidiano corrido e estressante.

Defina prioridades

É importante pedir agora para que você não se iluda. Não adianta colocar vinte ou trinta tarefas na sua agenda e esperar que, da noite para o dia, você vai encontrar tempo e energia para executá-las.

Saiba escolher as suas prioridades e exclua algumas tarefas desnecessárias. Na teoria, esse conselho parece simples, mas muitas pessoas possuem dificuldade de saber o que realmente importa, o que é urgente, o que é necessário e o que pode ser deixado de lado.

É nessa hora que a ajuda de um psicólogo é fundamental: ele irá te ajudar a perceber o que faz sentido para a sua vida, o que deixa feliz e se torna indispensável para você, por meio da terapia.

Após definir as suas prioridades através de diálogo e orientação, você estará ainda mais capacitado para cumprir os compromissos por grau de importância e urgência, deixando para o final do dia o que for dispensável.

Muitas pessoas costumam ser desorganizadas por querer fazer tudo ao mesmo tempo. E, no fim, completam nenhuma coisa e nem outra. Portanto, fuja deste terrível hábito e procure ajuda, ok?

Vantagens de ser organizado

Você já deve ter percebido que pode ser mais produtivo em suas tarefas ao ser mais organizado, não é mesmo?

Isso ocorre porque a organização está associada ao bom planejamento do nosso cotidiano. Pense nisso na hora que bater aquela preguiça de arrumar suas coisas.

Aproveitamento do tempo

Usar melhor nosso tempo na rotina diária depende de diversos fatores, como a organização, por exemplo.

Quem é organizado consegue planejar suas tarefas e dedicar um melhor tempo para cada atividade, sem desperdícios. Vale citar que geralmente quem não tem planejamento costuma procrastinar durante seu dia, o que atrapalha e muito suas atividades.

Facilidade

A organização facilita nossa vida de uma maneira significativa.

O que acontece é que, ao saber onde está tudo que necessitamos ou o que precisa ser realizado, nosso dia a dia fica mais simples. Um ótimo motivo para você ser mais organizado.

Afinal, quem dispensa facilidade, não é mesmo?

A organização é um fator que só traz vantagens para nossa rotina. E, dessa forma, rendemos mais no trabalho e nas tarefas do cotidiano. Consequentemente, sobra mais tempo para nosso lazer. O que é ótimo, não concorda?

Fonte: Psicólogo e Terapia

Fonte: Flowing