• 19 junho, 2023

Por que poupar e investir vai garantir seu futuro

Juntar dinheiro importa, mas a inflação pode ser um obstáculo. Para não perder seu poder de compra, poupar e investir é o segredo.

O mercado americano é um dos maiores sistemas financeiros do mundo. Na terra do Tio Sam, o hábito de poupar e construir riqueza está enraizado na cultura. Por lá, um ditado antigo de Benjamin Franklin é bem comum: “um centavo economizado é um centavo ganho”.

Isso é verdade, mas sem um bom investimento, esse ditado não se aplica muito bem no mercado dos EUA, tampouco no do Brasil. O motivo é simples, tanto lá quanto aqui: com o tempo a inflação destrói o poder de compra do dinheiro.

Basicamente, a inflação torna os bens e serviços ao nosso redor, tudo aquilo que consumimos, mais caro ao longo do tempo. Ou seja, os cem reais que você levava ao mercado no começo de 2020, não compram mais a mesma quantidade de coisas em 2021. 

No entanto, essa dinâmica precisa acontecer, pois é um sinal de que a economia está se movimentando. Mas, quando a inflação foge do controle, a população fica mais pobre.

E já que as coisas ficam mais caras, o dinheiro guardado “embaixo do colchão” começa a valer menos. Isso é perder poder de compra. Na prática, para conquistar patrimônio não basta juntar dinheiro, é preciso poupar e investir!

Entenda como funcionam os juros 

No mundo dos investimentos, os juros nominais são quanto o seu dinheiro cresceu em um período e os juros reais, o quanto ele cresceu descontando a inflação desse mesmo período. 

Por isso a importância de procurar investimentos de qualidade e juntar dinheiro todo mês.  É o melhor caminho para a construção de riqueza!

Poupar e investir. Nenhum dos princípios é mais importante do que o outro. O hábito de poupar garante que você construa riqueza e um bom investimento vai fazer com que esse patrimônio se mantenha mesmo com a inflação.

Em resumo: dinheiro economizado é importante, mas investir também!

Depois de  juntar dinheiro e iniciar sua jornada de educação financeira, é hora de conhecer os diferentes tipos de investimentos. 

Só assim você vai conseguir entender qual o seu perfil de investidor (ou investidora!) e, consequentemente, decidir qual tipo de investimento funciona para o seu planejamento financeiro. 

Além disso, conhecendo o mercado financeiro, você conseguirá tomar decisões mais inteligentes. Poupar e investir vão se tornar  um hábito e você vai conquistar seus objetivos.

5 dicas para começar a poupar e investir hoje mesmo

1. Reserva de emergência

Para quem está começando a investir, o primeiro passo é ter uma reserva de emergência. 

A reserva deve poder custear aproximadamente 6 meses dos seus gastos mensais. O objetivo é resolver algum problema financeiro que não fazia parte do planejamento. Como custos com uma reforma urgente em casa, uma batida de carro ou até mesmo desemprego.

Ela vai garantir que você possa manter o seu padrão de vida por algum tempo até que o problema seja resolvido, sem que seja necessário abandonar outros investimentos.

2. Construção de riqueza

Já com uma reserva de emergência, o investidor pode iniciar os investimentos de longo prazo. Como uma previdência privada, por exemplo, para começar a construção do patrimônio.

Utilizar um plano de previdência privada mensal ajuda o investidor a se comprometer e ainda aproveita os juros compostos e benefícios fiscais.

3. Assegure seus objetivos

Infelizmente, eventualidades podem acontecer no meio do caminho. Um investidor pode perder a capacidade de trabalhar e continuar poupando. Por isso a importância de assegurar que o planejamento seja concluído, independente do que acontecer.

Uma apólice de seguro de vida garante que os objetivos que o investidor traçou para si e sua família sejam alcançados mesmo que um evento mais grave aconteça.

4. Planeje suas aquisições

Não se endividar para conseguir o que deseja. Essa é uma das principais características dos investidores bem sucedidos.

Não há mal nenhum em fazer algumas compras ou até aquisições maiores, como um carro ou casa, desde que sejam feitas de forma prudente e de acordo com o planejamento financeiro.

5. Estratégia de investimento

Definir o seu perfil de investidor vai determinar a carteira de investimentos ideal, com um portfólio adequado que atenda as expectativas.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um perfil melhor do que o outro, o que vale mesmo é se sentir confortável e confiante. Desde que você tenha investimentos de qualidade e uma manutenção constante da carteira para que as estratégias estejam alinhadas com o mercado.

É fundamental que o seu dinheiro trabalhe sempre da forma mais eficiente possível. Mais do que garantir a eficiência, o portfólio ideal é a melhor maneira de manter o investidor feliz e satisfeito com os seus investimentos.

Fonte: Hello Sacks!

Fonte: Flowing