• 9 junho, 2019

Por que fazer uma maratona de série faz mal à saúde

Saiba como aproveitar seus programas favoritos sem prejudicar o corpo, o sono e a vida social

É uma delícia assistir a vários episódios na sequência de uma série que está intrigante, divertida ou cheia de ação. O problema é que engatar uma maratona de horas a fio pode causar efeitos negativos à saúde, roubando tempo livre que poderia ser dedicado a fazer exercícios, sair com amigos e até mesmo dormir, aponta um artigo do Washington Post.

Os efeitos desse hábito na nossa saúde já começam a ser estudados por pesquisadores. Um estudo feito em 2017 apontou que as pessoas que fazem essas maratonas tinham um sono de pior qualidade, sentiam mais fadiga e mais sintomas de insônia.

Um outro estudo, do mesmo ano, foi além e mostrou uma associação entre essa longa jornada vendo séries e escolhas que prejudicam nosso bem-estar, como se alimentar de maneira menos saudável e ter uma vida mais sedentária. Como ninguém consegue resistir à tentação de comer uma coisinha nesses momentos, entra em cena a preocupação com a obesidade.

Segundo especialistas, fazer maratonas afeta o sistema cardiovascular, a visão, a socialização e os padrões de sono. “Estudos mostram que passar muito tempo na posição sentada pode aumentar o risco de síndrome metabólica, o que por sua vez aumenta o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes”, explica a médica Sophia Tolliver, do Wexner Medical Center da Universidade de Ohio.

Pesquisadores já descobriram, por exemplo, que sentar para ver uma série durante horas é como pegar um voo longo ou ficar de cama por causa de uma doença, e aumenta o risco de ter trombose venosa profunda (formação de coágulos em veias como a da panturrilha e a da batata da perna). Eles reforçam que mesmo fazer a quantidade recomendada de exercício não era suficiente para reverter o risco de formar esses coágulos.

A maior parte das pessoas faz essas maratonas quando está só, o que pode aumentar o isolamento social. “Estudos conectam a falta de socialização com o aumento do risco de doenças cardíacas e derrames”, afirma Tolliver. “Ter menos relações sociais significativas pode aumentar as taxas de depressão e outros problemas de humor.”

Assistir só mais aquele capítulo prejudica também o sono, explica o neurologista Ronald Chervin, diretor do Centro de Doenças do Sono de Michigan. “Telas eletrônicas emitem luzes como a azul que, além de atrasar a liberação de melatonina [hormônio que induz o sono], pode reprogramar seu ritmo circadiano para um horário mais tarde.”

Nada disso acontece com que acompanha sua série favorita com moderação. Se der vontade de assistir mais, a dica é não passar horas sem se movimentar, ou seja, dar uma alongada no corpo no intervalo entre um episódio e outro –de preferência a cada 30 minutos. “Não tenha medo de pausar e ir fazer outra coisa. Coloque roupa para lavar, vá ao banheiro, saia com o cachorro”, diz Tolliver. “A chave é o equilíbrio.”

Outra dica é não se entupir de doces e salgadinhos durante a maratona. E, para quem não consegue desgrudar da TV, a sugestão é programar o aparelho para desligar depois de um certo tempo –de preferência uma ou duas horas antes de ir dormir. Por fim, é sempre mais legal fazer maratonas com mais gente em vez de ficar só. Assim dá para discutir cada episódio e comentar o que gostou e o que não.

FONTE: Viva longevidade – Por Redação

Fonte: Flowing