• 4 agosto, 2022

Por que é tão importante tomar café da manhã?

O quê, quanto e quando são perguntas que o nosso corpo faz e respondemos com a alimentação.

O que comemos: pode ser carboidrato, gordura ou proteína, ou até mesmo uma combinação deles.

Quanto comemos: quantos pedaços, fatias, gramas, unidades — qual quantidade comemos.

Quando comemos: o horário do dia que nos alimentamos influencia diretamente o funcionamento do nosso corpo. O nosso ciclo circadiano — que corresponde às 24 horas do dia — é coordenado com a nossa cronobiologia. O alimento é capaz de sinalizar para os nossos órgãos em que momento do ciclo circadiano estamos, e com isso ocorre sincronia na liberação de hormônios e nas funções corporais.

cronobiologia é um termo grego que se refere ao estudo do relógio biológico dos seres vivos, ou seja, os ritmos e fenômenos físicos e bioquímicos periódicos. Tratar de cronobiologia traz uma maior reflexão sobre quais hábitos e estratégias podem ser mais adequadas para uma vida ainda mais saudável, respeitando o ritmo e sincronismo do organismo com o ambiente.

O relógio central ou “Relógio Mestre” é encontrado no hipotálamo no núcleo supraquiasmático (SCN). Os genes do relógio localizados no SCN são sincronizados por sinais de luz e geram o ritmo de aproximadamente 24 horas do corpo. Relógios semelhantes ao localizado no SCN são encontrados em tecidos periféricos, como rim, fígado e tecido adiposo.

Ao contrário do relógio dos núcleos supraquiasmáticos, que responde principalmente ao ciclo claro-escuro, os relógios periféricos respondem ao conteúdo e horário da refeição, levando à regulação coordenada das funções digestivas e absortivas e da secreção hormonal, evitando assim a desregulação metabólica

A cronodisrupção é a dessincronização crônica dos ritmos de 24 horas, resultando em efeitos adversos à saúde. Mais especificamente, a cronodisrupção ocorre quando a sincronização entre os estímulos ambientais externos e os processos fisiológicos internos é perdida.

Nos seres humanos, o tempo de alimentação incomum produz uma ruptura do sistema circadiano, que pode produzir consequências desfavoráveis à saúde.

Nesse cenário, o café da manhã sinaliza para o nosso corpo que o dia iniciou, assim como a luz — seja ela natural ou artificial — sinaliza para o nosso hipotálamo, estrutura cerebral conhecida como o nosso relógio central, que estamos no início do dia. Ao ingerirmos um alimento, o nosso trato digestivo começa a funcionar e dessa forma os relógios periféricos são ativados, dando início ao ciclo do dia com a sincronização hormonal e metabólica.

Acordar o seu corpo com uma refeição nutritiva, que combine quantidade, qualidade e harmonia de nutrientes é o melhor despertar que você pode proporcionar para o seu organismo.‍

Fonte: Liti Saúde

Fonte: Flowing