• 1 março, 2020

Parceiros otimistas ajudam a ter uma velhice mais saudável

Casais que têm uma visão positiva da vida têm menos risco de declínio cognitivo


Quem se casa com uma pessoa otimista tem mais chances de viver uma velhice mais saudável, conta o jornalista Paulo Markun em seu blog, Em Tempo. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que um casal que mantém o bom humor ao envelhecer pode ter menos risco de desenvolver Alzheimer, demência e declínio cognitivo.

Ao avaliar 4.500 casais durante oito anos, os pesquisadores descobriram que quem tem um parceiro otimista sofre declínio cognitivo menor do que o dos casais pessimistas. A pesquisa também indicou que casais que relembram experiências compartilhadas conseguem obter detalhes mais ricos de suas memórias.

Nutrir uma visão mais otimista de mundo é uma boa maneira de ter uma velhice mais saudável
Nutrir uma visão mais otimista de mundo é uma boa maneira de ter uma velhice mais saudável

“Quando seu parceiro é otimista e saudável, isso pode se traduzir em resultados semelhantes em sua própria vida. Você realmente experimenta um futuro melhor vivendo mais e evitando doenças cognitivas”, explica William Chopik, um dos autores do estudo. “Nossos parceiros podem nos encorajar a fazer exercícios, comer de forma mais saudável ou nos lembrar de tomar nosso remédio.”

Chopik acredita que todos podem treinar o otimismo para ter uma velhice mais saudável. “Existem estudos que mostram que as pessoas têm o poder de mudar suas personalidades, desde que se envolvam em coisas que as fazem mudar.”

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing