• 30 novembro, 2019

Os 10 hábitos que reduzem o risco de ter câncer

Maior revisão de estudos já feita sobre o tema lista recomendações para afastar a doença

Dez atitudes muito simples podem minimizar – e muito – a chance de desenvolver alguns tipos de câncer. Uma revisão de diversos estudos científicos chegou a uma lista com recomendações para reduzir em até 40% o risco de desenvolver a doença.

Segundo o Daily Mail, trata-se da maior revisão feita até hoje sobre o tema: o World Cancer Research Fund analisou pesquisas sobre 17 tipos de câncer e que envolveram 51 milhões de pessoas.

Atualmente, uma em cada seis mortes em todo o mundo é causada pelo câncer, um número que pode chegar a 58% em 2035 se nada for feito para reverter esse quadro. Ter uma alimentação saudável, claro, está no topo da lista para virar o jogo. Em resumo, é bom beber bastante água e limitar o consumo de álcool – que está ligado a seis tipos de câncer, como o de mama e o de estômago –, refrigerantes e bebidas açucaradas. Comidas prontasfast food e carne vermelha também devem ser consumidos com moderação, segundo os especialistas.

 A lista também aponta a importância de fazer exercícios. Nesse caso, vale tudo: até jardinagem e trabalho doméstico, por exemplo, contam para as duas horas e meia de atividade física moderada que todos nós devemos fazer por semana.

Tudo isso porque os pesquisadores estão preocupados com o aumento da obesidade, um fator de risco para desenvolver tumores. A previsão é a de que a obesidade ultrapasse o tabagismo como maior causa de câncer nos próximos 20 anos. Doze tipos de câncer estão ligados à obesidade, como os de fígado, ovário, próstata e intestino.

“O que o relatório mostra é uma evidência muito forte de que o estilo de vida saudável é um caminho para a prevenção do câncer. E as recomendações sobre excesso de peso e obesidade são parte importante dela. As pessoas precisam seguir o maior número possível dessas recomendações, não só algumas”, diz Giota Mitrou, especialista que participou da pesquisa. Confira, a seguir, quais são essas recomendações.

10 hábitos para evitar o câncer

  • Manter um peso saudável
  • Fazer atividades físicas
  • Comer cinco porções (ou 400 g) de frutas e legumes por dia, especialmente vegetais de folhas verdes, frutas e grãos integrais
  • Evitar a ingestão de alimentos processados e ricos em gordura, carboidrato ou açúcar
  • Não comer mais do que três porções de carne vermelha (de 300 g a 500 g) por semana e evitar a carne processada
  • Beber água e bebidas não adoçadas e evitar refrigerantes e sucos açucarados
  • Não consumir bebidas alcoólicas
  • Evitar suplementos dietéticos
  • Para as mães: amamentar o bebê
  • Não fumar

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing