• 24 agosto, 2020

O que te Torna um Bom Líder?

A cultura popular quer que acreditemos que algumas pessoas já nascem líderes – carismáticas, poderosas e decididas. A verdade é que, com a quantidade certa de autenticidade e disposição para identificar oportunidades nos desafios, qualquer pessoa pode se tornar um bom líder. 

Por muito tempo, a sociedade ocidental tem focado na importância da liderança de destaque e no caráter de grandes líderes, incentivando-nos a imitar exemplos se quisermos liderar com eficiência. Por exemplo, no século 1 d.C., o historiador grego Plutarco buscou descrever o caráter de grandes líderes greco-romanos com base no perfil de Péricles e Alexandre, o Grande. Muito mais tarde, o escritor escocês Thomas Carlyle argumentou que era o caráter de líderes que moldava toda a história humana. Ainda assim, podemos perguntar – o que exatamente é a liderança? Há muitas opções que podemos considerar.

Na The School of Life, acreditamos que a liderança é algo que podemos aprender, na maioria das vezes. Particularmente, acreditamos que, embora habilidades técnicas e intelectuais possam ser importantes para a liderança, talvez a parte mais importante dela seja a capacidade de utilizar habilidades emocionais para lidar com nossas próprias emoções e reagir bem às dos outros. 

No entanto, quais habilidades emocionais realmente formam um bom líder? Na TSOL elegemos, especialmente, a autoconsciência, o autocontrole, a empatia, a motivação e as habilidades sociais. Há, de fato, diversas provas de que tais habilidades de liderança oferecem resultados melhores, como aumento de engajamento e produtividade, se comparado aos estilos coercivos de liderança.

Esse foco na inteligência emocional pode se basear, parcialmente, nas mudanças de dinâmicas sociais modernas. Como resultado, o tipo de liderança que as pessoas têm esperado recentemente é, com frequência, muito diferente – baseado em orientação e conexão pessoal em vez de ordens ou disciplina.  Talvez precisemos realmente pensar em aplicar diferentes habilidades à situação na qual elas atingirão o melhor resultado. 

Não acreditamos que líderes sejam um subconjunto especial de pessoas com características inerentes ou que a liderança se limita ao local de trabalho, mas sim que todos temos a capacidade de ser líderes e que liderar é um processo de aprendizado por toda a vida. A liderança é algo que todos podemos aprender. O que precisamos é encontrar o nosso próprio estilo de liderar – que com certeza será uma mescla de muitas habilidades e estratégias – e, então, modular isso para atender às necessidades do projeto em mãos. 

Fonte:  The School of Life 01/08/20

Fonte: Flowing