• 5 outubro, 2017

O que significam os termos técnicos da corrida?

Às vezes, dicas sobre como correr melhor vêm com alguns termos mais técnicos, que acabam gerando dúvidas. Por essa razão, elaborei um breve dicionário de biomecânica, com os significados de palavras bastante usadas. Espero que ajude na melhor compreensão conteúdos sobre corrida.

Biomecânica: é o estudo dos corpos através das leis da mecânica. Simplificando, a biomecânica da corrida quer entender como o corpo se move. Qual forma de correr gera maior sobrecarga nas articulações? Quanto os músculos têm que trabalhar em determinado movimento? Como está a distribuição de peso? Qual é o impacto que o corpo sofre? E tudo mais relacionado ao movimento.

Cadência: é a quantidade de passos por minuto. Basta contar quantas vezes os pés tocaram o chão em 60 segundos. O resultado esperado é algo em torno de 160 a 180.

Drop: é a diferença de altura entre a parte de trás e a parte da frente do tênis. Pode-se pensar como a “altura do salto do tênis”.

Médio-pé: essa palavra é normalmente usada no termo “pisada com o médio-pé”. Ele se refere à pisada em que a primeira parte a tocar o chão é o meio do pé. Na prática, pisada com o médio-pé é correr com o pé quase “chapado” no solo, tocando a parte da frente e o calcanhar quase ao mesmo tempo.

Antepé: significa ponta do pé. O termo “pisada com o antepé” se refere à corrida tocando primeiramente a ponta do pé no solo.

Retropé: se refere à região do calcanhar. Na pisada com o retropé, o calcanhar é primeira porção do pé a tocar o chão.

Pisadas pronada, supinada e neutra: são classificações da pisada baseando-se no movimento do tornozelo quando o peso do corpo está sobre ele. Na pisada neutra, o pé apresenta uma leve inclinação para dentro. Quando o pé “cai” demasiadamente para dentro, a pisada é dita pronada. Se o pé fica mais para fora ou praticamente reto, a pisada é supinada.

Tênis minimalista: é um tipo de tênis que visa mimetizar a corrida descalça, interferindo menos na mecânica do pé e da corrida. Eles têm menor drop (entre zero e 4mm), pouco ou nenhum amortecedor, são mais flexíveis e leves.

FONTE: Globo Esporte 

Fonte: Flowing