• 21 janeiro, 2020

O que são os ultraprocessados — e por que fazem mal?

Por que limitar o consumo desse tipo de alimento é fundamental para ter uma boa saúde


Quando se fala em ter uma alimentação saudável, um dos conselhos que geralmente escutamos é o de comer menos comidas ultraprocessadas. Mas você sabe o que é isso? O blog da Faculdade de Medicina de Harvard explica que alimentos são esses e por que podem fazer mal à saúde.

O que é ultraprocessado?

Processar um alimento é mudar seu estado natural. Isso pode acontecer quando cozinhamos e salgamos uma batata, por exemplo. Mas alguns alimentos são considerados ultraprocessados porque ao alimento em estado natural foram adicionados vários ingredientes –como açúcar, sal, gordura, amido, corantes e conservantes. Alguns exemplos são refeições congeladas, refrigerantes, biscoitos industrializados e salgadinhos.

Ler a lista de ingredientes nas embalagens ajuda a saber se um alimento é ou não ultraprocessado
Ler a lista de ingredientes nas embalagens ajuda a saber se um alimento é ou não ultraprocessado

Eles fazem mal para a saúde?

Se consumidos em excesso, sim. Um estudo recente mostra que as pessoas que optaram por uma dieta com muitos alimentos ultraprocessados ingeriram 500 calorias a mais por dia do que as pessoas que preferiram alimentos que são minimamente processados. Os participantes que tinham uma dieta à base de ultraprocessados também consumiram mais carboidratos e gordura, e menos proteínas.

Outro estudo, feito com franceses, mostrou que quem consumiu mais alimentos ultraprocessados ao longo dos anos teve riscos maiores de desenvolver doenças que envolvem o sistema circulatório no coração e no cérebro.

O que fazer?

Uma dieta saudável é a equilibrada. Todo mundo pode comer um ultraprocessado aqui e ali, mas o ideal é evitar ou limitar seu consumo.

FONTE: Viva a Longevidade

Fonte: Flowing