• 25 fevereiro, 2022

O que é brainstorming? Confira como utilizar no dia a dia

Ter boas ideias é fundamental para o sucesso, seja nos estudos ou no trabalho. Entretanto, em muitos casos, é natural que essas ideias não surjam rapidamente, especialmente por pessoas que estão passando por uma crise de criatividade.

Por isso, sempre que possível, é importante ter mais de uma pessoa buscando insights e ideias inovadoras. Foi com esse objetivo que o brainstorming foi criado.

Neste artigo, vamos explicar o que é a técnica do brainstorming e como ela pode ser utilizada no dia a dia. Confira abaixo!

O que é Brainstorming?
“Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Apesar de ser um clichê, essa frase é quase um resumo do conceito de brainstorming e sua aplicação, na prática.

Em linhas gerais, brainstorming é uma técnica que consiste na reunião de duas ou mais pessoas, com o intuito de compartilhar ideias de uma forma espontânea, dizendo tudo o que vem à mente sobre um determinado assunto.

Por meio desse compartilhamento de ideias, é possível encontrar uma solução para um problema, ou uma estratégia criativa que vai fazer um plano funcionar.

É interessante que o brainstorming conte com diversos participantes, reunindo aqueles que possuem perspectivas muito distintas de um mesmo ambiente, para que as ideias sejam bem diferentes entre si.

Quais são as etapas de preparação?
Para que um brainstorming seja feito da forma correta, é importante preparar os envolvidos para a realização da dinâmica.

O brainstorming é uma atividade que funciona essencialmente em grupo. Pode ser em dupla, ou grupos de mais pessoas. Em uma empresa, ou em um grupo de faculdade. As possibilidades são inúmeras.

No fim das contas, o que importa é que a técnica seja feita com uma preparação, tanto logística quanto de conceito.

Preparação antecipada
Antes de iniciar um brainstorming, é importante enviar para todos os participantes o problema que deve ser resolvido durante a reunião.

Desta forma, as ideias começam a ser geradas antes mesmo de o encontro acontecer. Isso não só acelera o processo, mas também coloca todos os participantes na mesma página.

Portanto, é importante preparar uma espécie de briefing ou introdução, que traz os principais elementos que serão discutidos no brainstorming.

Reunião e chuva de ideias
Na segunda etapa do brainstorming, que é o momento da reunião, é fundamental garantir que todos terão tempo para expor seus pensamentos, e que todas as ideias divulgadas estão sendo anotadas e levadas a sério.

Prepare um tempo para que todos os integrantes levantem suas melhores ideias. Em seguida, anote tudo o que está sendo dito, para registros futuros.

Lembre-se de deixar a dinâmica “girando”. Não é legal que a reunião seja controlada por uma, duas ou três pessoas. O ideal é que todos participem.

Seleção das ideias
Em seguida, é hora de fazer a seleção das melhores ideias. Isso pode ser feito em frente ao grupo, ou após a reunião. Você tem a liberdade para tomar essa decisão.

Caso opte por fazer a seleção de ideias na frente de todos, tente descartar as ideias mais fracas com um certo cuidado. É importante explicar os motivos pelo qual uma determinada ideia não funciona, sem constranger ou ofender as pessoas envolvidas.

No fim da reunião, é importante que você tenha selecionado as principais ideias que vão resolver o seu problema.

Definição de prazos e metas
Agora, é hora de se aprofundar nas ideias vencedoras. Reúna os líderes do seu grupo de brainstorming para definir os prazos e metas para cada ideia desenvolvida.

É importante que fique claro para o grupo o motivo de escolha de cada ideia vencedora, para que questionamentos maiores não sejam feitos no futuro.

Depois disso, só resta definir a aplicação dessas ideias no futuro, para realizar o objetivo proposto.

O que deve ser evitado durante o brainstorming?
O brainstorming é uma dinâmica muito efetiva quando é feito de forma correta.

Entretanto, existem alguns erros muito comuns que podem surgir nesse processo, que acabam prejudicando a efetividade da técnica. Vamos falar sobre eles abaixo.

Criticar as ideias
Um erro comum do brainstorming é criticar as ideias de um participante de forma intensa, sem ao menos deixá-lo (a) desenvolver seus pontos importantes.

A princípio, toda ideia tem potencial, por mais estranha que possa parecer. Por isso, pegue leve nas críticas.

Não ter espaço para todos
Outro problema que pode surgir é a falta de espaço para os participantes.

É importante que todos tenham a oportunidade de falar sobre suas ideias. Também é essencial que todos os participantes falem, e que a palavra não fique apenas com o membro mais articulado do grupo.

Não ter empatia com o outro
Se uma pessoa foi convidada para um brainstorming, sua opinião tem valor.

Ter empatia é uma habilidade comportamental fundamental para o sucesso da dinâmica. É necessário ter paciência com as ideias medianas e resiliência para não ceder ao impulso de uma ideia supostamente perfeita. Todos devem se sentir respeitados.

Melhores dicas para fazer um brainstorming
Agora que você já sabe o que não fazer em uma dinâmica de brainstorming, chegou a hora de trazer as melhores dicas para essa atividade.

Abaixo, listamos algumas medidas que você pode tomar para deixar o brainstorming mais eficiente!

  • Separe um dia e local reservado
    O lugar em que o brainstorming acontece também é importante.
  • Escolha uma boa data e horário para todos os envolvidos. Além disso, separe uma sala reservada, com pouco barulho, para estimular a concentração e o foco.
  • Convide um grupo limitado de pessoas
    É importante que muitas pessoas participem de um brainstorming, mas nem sempre é possível convidar todo mundo.

Uma dinâmica com 20 pessoas pode ser muito barulhenta, confusa e pouco produtiva. Por isso, convide um grupo limitado de pessoas.

  • Separe todos os materiais a serem utilizados
    Existem diversos materiais de apoio que podem ajudar durante um brainstorming, como canetas, lápis, post-its, bloquinhos, entre outros.

Selecione tudo o que você precisa para a dinâmica funcionar e certifique-se que todos vão estar com os mesmos itens.

  • Utilize de outros elementos para liberar a criatividade
    Em alguns casos, estimular a criatividade é uma boa opção. Para isso, podemos contar com o suporte de outros materiais.

Muitos optam por exibir vídeos, músicas e até mesmo uma apresentação durante o brainstorming. Isso pode estimular os participantes, gerando insights interessantes.

  • Evite outras distrações
    O brainstorming é uma dinâmica que exige foco. Tente limitar os horários de ida ao banheiro, lanches e conversas paralelas.

Para atingir o objetivo, é importante que todos estejam concentrados em sugerir boas ideias.

  • Aprimore o brainstorming no dia a dia do seu negócio
    O brainstorming é uma ferramenta muito útil para qualquer tipo de negócio. É uma forma democrática de obter boas ideias, com a participação de membros diferentes de uma única organização.

Agora que você já sabe o básico sobre brainstorming, é hora de aprimorar seus conhecimentos sobre essa técnica.

Fonte: Hotmart

Fonte: Flowing