• 25 julho, 2019

O que cada tipo de amigo representa na sua vida

Tem gente que te conhece desde a infância, mas não tem a menor ideia de quem você é!

Uma pessoa só consegue lidar com, no máximo, cinco amigos em cada fase da vida, aponta uma pesquisa feita pelo MIT (Massachussetts Institute of Technology). Esse parece um número bem modesto, pois colecionamos muito mais relacionamentos do que isso ao longo dos anos.

Dividindo as amizades em categorias, o The Guardian chegou a oito tipos de amigos, então quem tem um de cada já supera essa previsão do MIT. Quer saber quais são eles? Confira a lista abaixo e descubra o que cada um significa para você.

Amigos de infância

Esses formam a base da nossa memória: pense em quantos rostos você consegue lembrar, das casas das pessoas, as roupas, os apelidos… Muita gente que foi amigaça durante um ano letivo e com quem você nunca mais falou depois.

A partir daqui existem três caminhos: vocês se separam no ensino médio e nunca mais se veem; vocês continuam amigos nas redes sociais ou vocês são melhores amigos desde sempre –e essa é a pessoa que mais te conhece.

Colegas de trabalho

Hoje são as pessoas que você mais vê e com quem mais conversa, além de fazer uma coleção invejável de piadas internas. Mas, apesar de vocês compartilharem uma linguagem comum e muitas referências, essas são as pessoas que menos te conhecem. Vocês vão almoçar sempre juntos, até que alguém sai da firma e vocês nunca mais se veem.

Companheiros de farra

É um tipo de amizade bem superficial, mas incrivelmente importante –afinal, essa pessoa sempre vai topar um programa de última hora quando receber sua mensagem. Esse tipo de amigo quase não te conhece de verdade, mas vocês têm uma enormidade de experiências emocionais em comum, além de um companheirismo sem igual.

Conhecidos da internet

Ao contrário do companheiro de farra, essa pessoa sabe tudo sobre você, menos como você é em carne e osso –sua presença física, seus tiques, seus gestos e expressões. Afinal, apesar de esse amigo seguir tudo o que você posta, trocar playlists, longos e-mails e muitas mensagens de texto, vocês nunca se veem pessoalmente.

Mesmo assim, o amigo da internet tem bastante peso na sua vida: a distância faz parecer mais fácil falar para ele coisas que você não diz pessoalmente aos outros. Tanto que você pode às vezes considerar que essa pessoa é sua melhor amiga. Até encontrá-la pessoalmente.

Turma da faculdade

São os amigos que mais variam: no primeiro ano você fala com todo mundo, no segundo participa de alguns grupos com pessoas em comum, no terceiro já escolheu uns quatro amigos do peito e no quarto prefere sair com um de cada vez. Ou seja, é um resumo de como você se relaciona com as pessoas na sua vida.

Em algum momento, alguém vai colocar você em um grupo de mensagens com toda essa turma de novo, mas é claro que ninguém vai ao encontro marcado.

Ini-amigos

Muita gente mantém por perto pessoas de quem não gosta porque, afinal, elas já estão lá há anos, ou porque já foram muito amigas um dia. Mas quem tem tempo para manter essas amizades e se forçar a ir a encontros que são desagradáveis?

Por outro lado, manter um ini-amigo pode ser um fator motivacional: tem gente que se esforça mais para conseguir as coisas na vida e mostrar para os outros que está indo muito bem.

Parceiros de parquinho

Quem acabou de ter filhos logo descobre esse novo tipo de amizade: aquela pessoa com quem você sempre troca uma ideia ao levar o bebê ao médico, à escola, ao parque e a outros lugares. Nem sempre as conversas são interessantes, mas às vezes você ouve e se engaja apenas porque a companhia de um adulto está fazendo falta.

Melhor amigo

Essa é a relação mais satisfatória, duradoura e volátil da sua vida. São as pessoas que te apoiam nos piores momentos ou dizem na sua cara que você está fazendo besteira. Quanto mais próximos, mais brigas. Mas tem a parte boa: um melhor amigo ouve seus piores pensamentos sem te julgar, baixa a sua bola quando é preciso e cozinha quando você está mal, entre muitas outras ações altruístas.

FONTE: Viva Longevidade

 

Fonte: Flowing