• 28 dezembro, 2022

O melhor guia para fazer amigos na fase adulta

Por que é tão difícil fazer amigos depois da faculdade? Já escutei algumas pessoas reclamando que é difícil fazer amigos depois da faculdade. E eu sou definitivamente uma dessas pessoas.

Se você acompanha aqui o blog há um tempo, sabe que faz um ano (quase dois) que terminei meu curso na faculdade. Logo depois que terminei, passei semanas chamando minhas amigas pra fazermos alguma coisa mas elas sempre estavam ocupadas, e eu ficava imaginando o que tinha de errado comigo. Por que é tão difícil se encontrar com os amigos depois da faculdade? Todos pareciam responder com respostas semelhantes e, nossa, encontrar amigos nos seus 20 e poucos anos é APENAS muito difícil.

Com esse problema aparentemente universal, comecei a me perguntar se todo mundo está procurando amigos depois da faculdade. Por quê não podemos fazer um clubinho e se juntar (um com o outro)? ? Isso é apenas um sentimento ou é a realidade?

Agora, quase dois anos depois, cheguei a algumas conclusões. Realmente parece que você não tem amigos depois da faculdade, e aqui está o porquê:

Na faculdade, você está cercado por pessoas o tempo todo

Faculdade = sem espaço pessoal. Desde a primeira aula na faculdade, as professoras passavam trabalhos e na maioria deles era em grupo. Ainda mais pro meu curso que é ligado à comunicação social, então praticamente TODOS os trabalhos eram em grupos. Enquanto você está na aula ou na lanchonete, a maior parte do dia significa que o tempo em que você está sendo “social” é menor. O tempo que você gasta com os amigos também diminui, porque tem os trabalhos pra fazer. Muita gente também trabalha e estuda, então conforme a gente vai “crescendo”, o tempo vai ficando bem disputado.

Todo mundo está em diferentes estágios da vida

Estar na faixa etária dos vinte anos é a fase mais confusa da vida. Principalmente porque metade das pessoas que você conhece são casadas e com filhos a caminho e a outra metade ainda está cagando por aí até as quatro da manhã.

Chega o momento em que você tá curtindo um final de semana sozinha, porque a maioria das suas amigas estão namorando e preferem passar o único momento que tem disponível com o namorado. Todos os seus amigos estão  trocando baladas e bares por uma noite de sábado mais calma, jogando jogos de tabuleiro ou cartas com um grupo de amigos já. Em alguns momentos você passa os fins de semana em terceiro lugar e pronto, parece que você não tem mais amigos. Parece que o ciclo tá fechado.

Você parou de sair com pessoas que você não AMA

Em algum lugar entre meus 22 e 23 anos de idade, eu parei de querer sair com os amigos que eu não era apaixonada e só saia pra ser sociável. Aqueles amigos com quem você não se sente bem consigo mesma, sabe? Decidi que era mais fácil aprender a conviver sem essa amizade do que tolerar mais do que o normal. Mais alguém passa pela mesma transição de escolher os amigos com quem quer estar e se sentir bem?

De repente, meu grupo de amigos diminuiu como quando uma roupa encolhe quando é lavada.

Essas mudanças (totalmente normais) fazem com que pareça que encontrar um grupo de amigos depois da escola ou faculdade é quase impossível. E confie em mim, eu estive nessa posição. Na verdade, eu realmente tive que empurrar minha zona de conforto para encontrar amigas do fundamental depois da faculdade. Demorou um pouco (graças a Deus pelos episódios de Friends nas minhas noites de sábado), mas encontrei algumas dicas durante esse tempo.

E aqui está o melhor guia para fazer amigos como um adulto em seus vinte e poucos anos:

1. Encontre um interesse comum

Uma das melhores maneiras que encontrei para fazer amigos depois da faculdade é encontrar um interesse comum. Recentemente, fiquei obcecada por realitys shows (já gostava antes, mas agora virou obsessão mesmo), consegui encontrar outras pessoas igualmente apaixonadas e que gostam de conversar sobre. De repente, amizades foram feitas!

2. Vá em ‘dates de amizade’

Parece estranho, mas você precisa convidar as pessoas para sair. Prefiro conhecer as pessoas pessoalmente, então quando estou doida pra sair e conversar, chamo as pessoas com quem mais tenho conversado virtualmente pra sair, nem que seja só para comer uma pizza, hambúrguer ou qualquer outra coisa gostosa (eu chamo isso de ‘date de amizade’). Seja chamar para uma aula de dança ou yoga, quando você encontra alguém com quem você tem a mesma vibe, não sinta vergonha em chamar pra sair.

3. Entre em um clube para fazer amigos

Uma das razões pelas quais parece tão fácil fazer amigos na faculdade é porque existem muitos workshops e palestras que contam como atividades extracurriculares. Você pode fazer o mesmo depois da faculdade. Existem tantos grupos, seja uma organização de caridade, um clube de leitura ou uma liga esportiva, que naturalmente você será apresentada às pessoas.

Com toda a seriedade, é sempre bom lembrar de que você sempre pode ter amigos para diferentes estágios da vida. Definitivamente, sou a amiga com quem as pessoas escolhem quando vão fazer algo que querem muito fazer, eu tenho a tendência de aceitar (quase) todo rolê. Se dê uma folga, os amigos virão com o tempo! 

Fonte: Like Paradise

Fonte: Flowing