• 20 dezembro, 2020

Não dá para ser feliz só aos sábados, domingos e feriados

Renata Rivetti ensina a mapear a Felicidade Corporativa a partir de cinco pilares: emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização.

CONTA QUE NÃO FECHA

Sempre tive um ideal. Me formei na FGV, fui para a área de marketing, virei trainee na Vivo, estava crescendo na empresa, mas ficava uma falta. Como ajudar as pessoas e transformar o mundo? Sentia o ambiente com muito stress, ansiedade, falta de propósito. Havia aquela ideia de que felicidade não era para todo dia. A semana era para trabalhar e ganhar dinheiro, ser feliz era para os fins de semana e feriados. Não me bastava.

BUSCA PESSOAL – Nunca me imaginei só estudando, mas em um momento da minha vida percebi que era isso que precisava fazer. Descobri a psicologia positiva, a inteligência emocional, a neurociência, o programa Search Inside Yourself. Na minha classe havia CEOs, diretores, líderes. Percebi que precisaria trabalhar dentro das empresas para que qualquer ambiente tóxico pudesse ser transformado. 

MUDANÇA ESTRUTURAL – É alarmante: hoje temos mais de 33 milhões de pessoas sofrendo com burnout no Brasil, segundo a OMS, e somente 27% dos colaboradores estão engajados no trabalho, conforme pesquisa da Gallup.  Muito já se estudou sobre a “Ciência da Felicidade”, mas na prática poucas empresas conseguem efetivamente conduzir o tema da felicidade corporativa como uma estratégia.

PRIMEIRO, AS PESSOAS – Um mundo em constante mudança pede metodologias de projetos ágeis e abertas a mudanças. O ano de 2020 veio para provar que qualquer empresa precisa estar aberta a se reinventar do dia para a noite. Antes disso, existem questões que são fundamentais e que deveriam ser prioridade para qualquer empresa: seu propósito, seus valores e a entrega da sua missão com excelência. 

Para que esses temas sejam prioridade, porém, deve-se cuidar de quem os faz acontecer (ou não): as pessoas. O colaborador é o maior influenciador da marca.

FONTE: A tal felicidade – Veja

Fonte: Flowing