• 4 maio, 2023

Musculação: Por que treinar menos traz mais resultados?

Um treino menor pode produzir mais resultados? É isso mesmo. Existe um movimento muito interessante acontecendo nas salas de musculação. Hoje se treina menos para se ter mais ganhos. Cientificamente está comprovado que menos é igual a mais.

Musculação: academia tradicional privilegia treinos longos

Nos treinos de musculação tradicionais no Brasil é muito comum ver pessoas treinando horas a fio! Treinos com séries puxadas e longas, com alta sobrecarga articular, exercitando todos os músculos praticamente todos os dias.
E por quê? Justamente porque as pessoas querem um resultado rápido. No entanto, as pesquisas revelam que esse conceito de treinamento muscular longo e muito pesado pode favorecer a ocorrência de lesões articulares e musculares.

Mais resultados, mais praticantes!

Uma nova forma de treinar tem trazido de volta para as academias pessoas que tinham investido nesta metodologia antiga e acabaram ficando frustradas. Muitas não atingiam os resultados esperados e abandonavam os treinos diante das primeiras dificuldades.

Porque o corpo reage melhor aos treinos menores?

A partir dos 45 minutos de treino, acontece o pico de somatotrofina (hormônio do crescimento). Se o treino passa de 1 hora, os níveis hormonais caem e o corpo entra em um intenso processo de fadiga. Você produz cortisol e gera catabolismo.
O catabolismo é uma condição indesejável para quem quer ganhar massa muscular, já que ocasiona o desgaste excessivo da musculatura.
Um princípio básico da hipertrofia é considerar que a musculação pode ser muito estressante para o corpo quando a carga de treino é inadequada.
A estruturação de uma rotina de exercícios equilibrada e o estabelecimento de períodos de descanso são fatores determinantes para o progresso.

Descanse!

O corpo humano tem um limite aproximado de 45 minutos a 1 hora para responder bem às atividades propostas e orientadas.
É nesse descanso que o organismo recupera a energia, regenera a musculatura, repõe o glicogênio e aumenta a síntese proteica.
Muitos treinadores profissionais chegam a descansar um grupo muscular por até 7 dias. Entretanto, para a maioria das pessoas que não treina profissionalmente, o descanso deve ser de 48 horas.

Fique de olho na frequência dos treinos de musculação.

Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente.  Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado. Quando o treino é parcelado, a frequência necessária é maior e a regularidade é indispensável.
É preciso sempre fazer uma avaliação física  e montar uma série que respeite o descanso dos grupos musculares.
Os treinos e tenha muita dedicação, porque bons resultados também exigem paciência.
Bons treinos.

Fonte: Cia Athletica

Fonte: Flowing