• 2 setembro, 2017

Musculação e saúde

A modalidade prepara o organismo para grandes esforços

Além de permitir o ganho de massa muscular, seu objetivo essencial, o treinamento resistido, mais conhecido como musculação, produz diversos efeitos positivos para o corpo. Quando feito com supervisão técnica, três vezes por semana e com intervalos a cada 48 horas, melhora a aparência, a disposição, o humor e o sono, fortalece o sistema imunológico e favorece a longevidade.

O aparelho locomotor é o principal beneficiado. Os exercícios resistidos corrigem a postura e aumentam a proteção de ossos, articulações e coluna, evitando a instalação de dores e de doenças osteomusculares. Como resultado prático, proporcionam maior conforto para a execução das atividades diárias, das prosaicas às mais desgastantes. Assim, são indicados para jovens, adultos e idosos, ainda que sofram de determinadas afecções crônicas controladas, como a hipertensão.

Por falar em males que afetam o coração, a musculação também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, algo até há pouco tempo mais vinculado a exercícios aeróbicos, como a corrida. Ao fortalecer os músculos, o treino diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, tornando esse órgão vital mais saudável e preparando-o para dar conta de esforços intensos.

Melhora humor, sono e disposição e emagrece mesmo?

O início da musculação não é seguido por uma notável mudança no ponteiro da balança porque ocorre, a princípio, um aumento de músculos.

A perda de peso vem com o tempo e não só devido ao gasto de calorias gerado pelos exercícios, mas também porque o organismo passa a consumir mais energia em repouso.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing