• 12 julho, 2022

Mudança: 9 sinais de que a sua vida precisa mudar

A vida pode parecer demasiadamente complicada às vezes. Você traça centenas de planos e trabalha para se aproximar dos seus objetivos quando, de repente, tudo perde o sentido.

Você sabe que a sua vida não está ruim e que há pessoas em condições mais desafiadoras, mas, por alguma razão, não consegue sentir a mesma felicidade que sentia a semanas, meses ou anos atrás.

O que está tão ruim? Por que você não consegue sair do lugar? Esses questionamentos podem estar assombrando-o diariamente e, por mais que você dedique tempo para refletir sobre eles, não consegue encontrar respostas satisfatórias.

Segundo psicólogos, essa insatisfação inexplicável pode ser um sinal de que está na hora de mudar significativamente a sua vida.

Sinais de que está na hora de fazer mudanças

Você pode fazer parte do grupo de pessoas que não gosta quando as coisas mudam. Não ter controle sobre o que está acontecendo é uma grande preocupação desses indivíduos. E se eles não conseguirem se adaptar à nova realidade? E se algum imprevisto acontecer e eles não souberem o que fazer?

Embora esses receios sejam compreensíveis, eles não podem dominar a vida de ninguém. Os seres humanos precisam de mudanças, mesmo que sejam pequenas, como tomar uma rota alternativa para chegar ao trabalho ou fazer uma refeição diferente das habituais.

A monotonia causa tédio, desânimo e insatisfação até para os amantes da ordem e da rotina. Esses sentimentos com o tempo se transformam em estresse, depressão, ansiedade e outras condições.

Para preservar a nossa saúde mental e levar uma vida satisfatória, precisamos ficar atentos aos sinais que evidenciam a necessidade de mudar a maneira que estamos conduzindo os nossos dias. Frequentemente, esses sinais são:

  • A sua energia está baixa
    Afazeres simples do dia a dia drenam a sua energia rapidamente. Você sente que não consegue dedicar a mesma atenção e tempo aos seus afazeres do que antes. Você pode até achar que está sendo ‘preguiçoso’ ou ‘incompetente’, mas, na verdade, é a energia baixa que o impede de fazer o que é necessário.

A falta de energia pode ser tanto um sintoma de uma condição de saúde física (por isso é importante visitar um médico) quanto ser um resultado da deterioração da saúde mental. Neste caso, você pode consultar um psicólogo.

  • Você se sente anestesiado
    Você não se lembra da última vez que algo lhe causou entusiasmo. Muitos menos de quando deu uma risada genuína ou se interessou por alguma coisa. A sensação de estar “anestesiado” é um resultado da falta de motivação e paixão. Não importa o que aconteça ou o que você faça, você não consegue encontrar razões para aproveitar experiências positivas e oportunidades.
  • Você parou de cuidar de você

    A falta de motivação, apatia e cansaço interferem no autocuidado. Você deixa de se alimentar corretamente, dormir o suficiente, cuidar da aparência, falar com quem você ama e fazer coisas que você gosta. Basicamente, todos os hábitos necessários para se ter uma vida saudável são ignorados.

Você é o elemento mais importante da sua vida, então o autocuidado é imperativo, além de um caminho para a felicidade diária.

Se você não está feliz consigo mesmo ou saudável, não tem como aproveitar as coisas boas que a vida tem para oferecer, não é mesmo? Reflita sobre como você tem se tratado ultimamente e pense no que você pode fazer para melhorar o seu autocuidado.

  • O ambiente ao seu redor é tóxico
    Se você se encontra cercado por pessoas tóxicas que constantemente criticam o seu jeito de ser ou o seu trabalho, ou se encontra em um ambiente cheio de negatividade, está na hora de pensar em fazer mudanças. É impossível manter o bom-humor e o otimismo quando o ambiente ao seu redor lhe traz para baixo.
  • Você desenvolveu uma compulsão: As pessoas frequentemente desenvolvem uma compulsão para lidar com os constantes sentimentos negativos em suas vidas. Comer, beber, fumar, jogar ou comprar aliviam um pouco do mal-estar, por isso, as pessoas insatisfeitas procuram esses elementos para preencher o vazio dentro de si mesmas.

Se você não está feliz com a direção que a sua vida tomou, não tente amenizar os sentimentos e pensamentos ruins com hábitos igualmente ruins. O processo para se livrar deles é longo e desafiador.

O prazer derivado das compulsões é momentâneo e logo você precisará repetir a dose para se sentir bem outra vez. Procure alternativas mais saudáveis e satisfatórias para promover alegria e bem-estar em sua vida.

  • Você sente que está apenas “sobrevivendo”
    Muitas pessoas sentem que estão somente concluindo tarefa após tarefa sem ter nenhum prazer ou perspectiva de vida. Focar demais nas obrigações pode acabar danificando o seu espírito e roubar a sua felicidade.

A vida deve ser composta de múltiplas experiências e desafios para afastar o ócio e desânimo. Essas vivências não precisam ser fantásticas e envolver grandes feitos, como se costuma pensar. Basta envolver situações, objetivos e caminhos que despertam o seu interesse. Se você sente que não está nem um pouco perto disso, é um sinal urgente de que você precisa fazer mudanças em sua vida.

  • Você está constantemente pensando no passado
    As pessoas se sentem confortadas ao voltar o seu olhar para o passado, pois as memórias não podem impactar o seu presente. Além disso, sabem como as experiências já vividas terminam e, assim, aproveitam o sentimento de autorrealização que conquistas antigas trazem.

Enquanto é agradável relembrar acontecimentos positivos, você não precisa focar excessivamente no passado apenas porque você está cansado do estado da sua vida atual. Para conseguir ter vivências semelhantes às do passado, você precisa focar no presente.

  • Você está estressado

O estresse, principalmente quando aparece sem um motivo aparente, é um sinal irrefutável de que algo não está bem em nossa vida. Os constantes desconfortáveis emocionais provenientes do desânimo e tédio intensificam o estresse a cada dia. Por isso, não podemos ignorá-lo.

O problema é que as pessoas tendem a se acostumar o estresse e passam a conviver com ele. Se você está constantemente estressado, saiba que a vida não precisa ser assim! Reflita sobre os fatores estressores em sua vida (pessoas, situações, sentimentos) e trace estratégias para reduzir o contato com eles.

  • Você se pega pensando “a vida precisa ser mais do que isso”
    Quando estamos estagnados em um período ruim, começamos a nos questionar se a vida é somente isso. Será que não existe nada mais excitante? Será que é assim que viveremos o resto dos nossos dias?

Embora não pareça, esses questionamentos são benéficos. As pessoas começam a buscar propósitos para as suas vidas, combatendo a estagnação sem perceber. Entretanto, às vezes elas precisam de ajuda para encontrarem um significado para as suas existências.

Se você já teve questionamentos semelhantes, não se puna por não estar satisfeito com a sua vida nem se renda a essa forma de pensar. Considere consultar um psicólogo para que, junto com o profissional, você consiga descobrir maneiras de incorporar propósito à sua vida.

Qual é a importância de fazer mudanças?
É fácil continuar batendo na mesma tecla quando se está insatisfeito, estressado ou exausto. Dar continuidade a uma estilo de vida pouco saudável, permanecer em uma situação estressante ou alimentar um relacionamento tóxico não requer tanto esforço. Acostumado com a mesmice, você pode fazer essas coisas sem se quer perceber.

A mudança gera desconforto. Precisamos encarar os aspectos das nossas vidas que despertam emoções e pensamentos desagradáveis. Precisamos tomar decisões e ter atitudes distintas das que estamos acostumados. Precisamos enfrentar consequências ou reações as quais não estamos esperando.

Ainda assim, a mudança é necessária. O desconforto decorrente das situações mencionadas não dura para sempre. Ele é passageiro e, ainda, ajuda a fortalecer competências socioemocionais, como resiliência, perseverança e paciência.

As vantagens de encarar os problemas da sua vida e escolher mudar a maneira como você age, pensa e vê o mundo são permanentes. Além disso, podem levá-lo para caminhos os quais você nunca considerou, como a mudança de emprego, cidade ou até de país.

Assim que você identificar a necessidade de fazer mudanças em sua vida, não tome decisões bruscas. Converse com mentores e pessoas de confiança sobre explorar novas possibilidades, ou descreva essas mesmas possibilidades em um papel.

Alternativamente, você pode consultar um psicólogo e compartilhar os seus planos para combater a insatisfação. A terapia é uma ótima ferramenta para ajudar as pessoas a encontrarem direcionamento nas suas vidas.

Fonte: Psicólogo e Terapia

Fonte: Flowing