• 3 abril, 2018

Mindfulness versus Meditação

Mindfulness é a mesma coisa que meditação?

Não necessariamente. Mindfulness é um estado da mente humana que já foi descrito por todas as tradições filosóficas, além de medicina e psicologia.

Na verdade, ela está presente e é potencialmente acessível a qualquer ser humano, em todos os momentos do dia. Mas saiba que algumas pessoas têm mais facilidade para entrar no estado de mindfulness.

Pesquisas mostram que aproximadamente 30% da capacidade de acessar mindfulness no dia a dia tem influência genética. Ou seja: depende de nossos pais. A boa notícia é que os outros 70% dessa capacidade podem ser adquiridas por meio de treino e práticas específicas, como a meditação.

Assim, a meditação é uma das técnicas para se acessar e treinar o estado mental de mindfulness, sendo, inclusive, a mais utilizada. Contudo, nem todos os tipos de meditação estão associados ao desenvolvimento de mindfulness.

As técnicas meditativas mais usadas para treiná-lo são as que usam exercícios atencionais (treinamento da atenção), sendo a mais clássica a que usamos a própria respiração para o treino da atenção plena — chamada de mindfulness da respiração.

Mundo amplo As práticas de mindfulness são baseadas em algumas técnicas meditativas, em especial naquelas praticadas no Zen-budismo ou na tradição Vipassana, além de alguns exercícios mais simples de Hatha Yoga relacionados ao Hinduismo. Entretanto, o mundo da meditação é muito mais amplo do que as práticas de mindfulness, podendo incluir ainda diversos exercícios de cunho espiritual, que não fazem parte dos programas contemporâneos e laicos da prática.

Contudo, saiba que  níveis elevados de mindfulness podem ser atingidos mesmo sem nenhuma técnica especifica de meditação. Um exemplo são as pesquisas mostrando que, ao praticarmos exercícios físicos ou esportes com atenção plena, também desenvolvemos mindfulness.

Infelizmente, não é habitual para a maioria das pessoas fazer exercícios físicos com atenção plena. O mais comum é praticar seu treino fazendo outras tarefas –como ouvir música, ver TV, ler jornal, ou tudo ao mesmo tempo. Dessa forma, acabamos não aproveitando a atividade física como prática de atenção plena, e deixamos de ampliar seus benefícios. Assim, a dica é: na próxima vez que praticar exercícios físicos, esteja atento e presente nas sensações do próprio corpo, evitando distrações desnecessárias praticando ao mesmo tempo mindfulness.

FONTE: Mindfulness para o dia-a-dia

Fonte: Flowing