• 27 maio, 2018

Melhore sua flexibilidade dando ao alongamento uma chance

Quando eu treino, gosto de saber que o que estou fazendo é benéfico para a minha saúde e o meu desempenho.

Não gosto da ideia de apenas colocar atividades improdutivas na minha planilha. Isso vale para os treinos de corrida – e triatlo – e para qualquer outra atividade complementar. Entretanto, com alguns treinos complementares, como o alongamento, por exemplo, tentativa e erro é uma das melhores maneiras de descobrir “se” e “como” ele funciona para você. Quando você decide testar algo novo na sua planilha, dê a isso uma chance justa, algo entre quatro e seis semanas. Não vale alongar alguns dias, não sentir diferença na performance e desistir.

Uma boa sugestão na hora de escolher o que alongar é pensar nas áreas do corpo que já te deram problema na carreira. Joelho, panturrilha, tornozelo, etc. Assim que detectar que parte do corpo alongar, escolha alguns exercícios e separe alguns minutos, pelo menos duas vezes por semana, e dê a esse treino a mesma prioridade que dá para de corrida. Você não vai gastar com o alongamento o mesmo tempo da corrida, e mesmo assim os benefícios serão colhidos. Mas tenha certeza de que está levando a sério.

Uma das grandes verdades sobre lesões e doenças é que a prevenção é melhor que o tratamento. Não espere até ter um problema para começar a alongar regularmente. Por ouro lado, não é bom começar a alongar uma área que esteja dolorida no momento, se você tem uma dor prolongada em algum lugar e ela parece que não vai melhorar sozinha com treino sensato e descanso, procure um bom fisioterapeuta.

E se você vai levar a sério o treino de flexibilidade, uma boa estratégia é fazer uma caminhada ou uma corrida suave de uns dez minutos antes. Isso é o suficiente para aumentar o fluxo de sangue nas pernas e a temperatura dos músculos. Depois passe para o alongamento e vá se esticando aos poucos. Se você tem uma lesão que reduz a quantidade de corrida que faz, talvez seja a hora de experimentar levar esse treino complementar de uma forma bem mais regular. Converse com algum treinador ou fisioterapeuta primeiramente.

Fonte: Globo Esporte – Por Gustavo Luz

Fonte: Flowing