• 30 agosto, 2019

“Liberdade financeira está relacionada a poder escolher”

O que é liberdade financeira? Uma conta com muitos zeros e crédito infinito? Talvez liberdade financeira possa ser algo um pouco mais simples do que isso. 

“Liberdade financeira não está relacionada a poder comprar, mas sim a poder escolher. Ter o poder de escolher, tomar as próprias decisões financeiras, ajudar que esse [a falta de dinheiro] não seja mais um problema na frente. Se o seu eu presente for capaz de pensar no seu eu futuro hoje, esse vai ser um problema a menos lá na frente”, disse a também colunista do jornal Valor Econômico no fim de sua apresentação.

“Como a gente pode fazer algo hoje, abrir mão de muitas coisas ou reorganizar as nossas decisões em prol de uma pessoa que eu não conheço?” “Como a gente pode fazer algo hoje, abrir mão de muitas coisas ou reorganizar as nossas decisões em prol de uma pessoa que eu não conheço?”

Leoni usou o seu tempo de explanação durante o evento da manhã desta segunda-feira para explicar os motivos que nos fazem a evitar o assunto “meu futuro financeiro” e ao mesmo tempo fazer um alerta. “Menos de 1% dos que estão presentes nessa sala vão viver com os próprios recursos a partir dos 60 anos. Isso é alarmante.”

Confira a seguir os principais trechos da palestra de Ana Leoni.

Falta de empatia com a gente
“Por que é muito difícil de encarar um futuro financeiro? Porque não conseguimos nos projetar no futuro. A gente não tem essa empatia com a gente, de pensar nessa pessoa.”

Um estranho conhecido
“O nosso eu presente não consegue reconhecer o nosso eu futuro. A Ana daqui 30 anos é uma pessoa desconhecida. Como a gente pode fazer algo hoje, abrir mão de muitas coisas ou reorganizar as nossas decisões em prol de uma pessoa que eu não conheço? Essa dificuldade de projetar o futuro faz com que a gente não pense nele, porque a gente não consegue realizar a presença de quem está tão distante.”

Quebrando um tabu
“O segundo motivo [de não conseguir projetar o futuro] é que falar de dinheiro é um tabu. Antes ninguém falava e se interessava no assunto e hoje já é papo de bar. E a gente sofre várias influências, psicológicas, culturais, sociais, religiosas e a gente tem até questões físicas quando lida com o assunto. E tudo que é ruim a gente vai deixando para depois.”

Ressignificando o trabalho
“A terceira coisa também é que a gente não valoriza a forma como a gente ganha o dinheiro. Se você não valoriza o dinheiro na hora que você ganha, certamente você não vai valorizar na hora de gastar. Quando a gente diz que precisa valorizar como ganha é ressignificar o trabalho.”

Autocontrole é a chave
“O quarto elemento que também dificulta essa escolha que temos de fazer ao longo do tempo é o fato de que a gente não consegue adiar o prazer. A gente sempre quer aquele prazer imediato. A gente tem de entender que autocontrole é um dos aspectos mais importantes quando falamos de equilíbrio financeiro. Não existe autocontrole futuro, é algo que você tem de usar no momento da decisão.”

O que fazer para viver melhor financeiramente?
A planejadora financeira deu duas dicas e um conselho para responder essa pergunta.
Vamos às dicas.
Em primeiro lugar, não cometa infidelidade financeira. “Isso compromete a vida do casal, a vida da famílias e os projetos futuros”. Em segundo lugar, chegue a um consenso, com seu núcleo familiar, sobre o que é riqueza. “E isso não está relacionado a um alto saldo bancários, mas a poder decidir.”
Para dar o conselho, Ana Leoni fez uma analogia com as instruções de segurança viagens de avião: use a máscara de oxigênio primeiro em você e depois ajude quem está ao lado.
“As pessoas pensam excessivamente em cuidar da segurança financeira dos seus filhos, e acaba esquecendo do seu próprio bem-estar. Essa vai ser a herança que essas pessoas vão deixar para seus filhos. Tudo o que foi feito vai precisar, la na frente, ser revertido para que eles possam ajudar os filhos lá na frente.”

FONTE: Viva a Longevidade

 

Fonte: Flowing