• 27 fevereiro, 2024

Inveja no trabalho: quais são os sinais e como lidar com a situação

Nós ouvimos muito falar sobre pessoas que têm inveja do relacionamento, aparência e estilo de vida do outro. Mas e a inveja no trabalho? Será que esse sentimento também existe no ambiente corporativo?

Se você sente que alguém da sua equipe tem te tratado diferente dos demais e age de modo estranho com você, leia este texto para entender essa situação do ponto de vista psicológico e aprenda a melhor forma de lidar com isso.

Boa leitura!

A inveja no trabalho existe?

Assim como nas outras áreas da vida, a inveja no trabalho existe sim. Há situações em que, por mais que a pessoa não queira, esse sentimento invade e começa a moldar os comportamentos dela. 

Isso pode acontecer por conta de inseguranças, questões mal resolvidas consigo mesma e até traumas do passado. 

É uma situação delicada que causa muito sofrimento emocional, tanto para quem sente, quanto para quem é alvo. 

Sinais de inveja no trabalho 

Alguns sinais de que você pode estar lidando com a inveja no trabalho são:

Comparação excessiva

Um sinal muito comum da inveja é se comparar o tempo todo, assim é criado um ciclo vicioso. Quanto mais a pessoa sente inveja, mais ela se compara e quanto mais ela se compara, mais a inveja toma conta.

Dessa forma, pode ser que você já tenha notado algumas alfinetadas sobre seu trabalho ou frases como “ah, ficou até legal que você fez assim, mas eu fiz dessa maneira”, não sendo uma crítica construtiva, mas uma comparação e tentativa de validação própria

Uso da comunicação passiva-agressiva

A comunicação passiva-agressiva é aquela em que a pessoa nunca fala diretamente o que a está incomodando. De modo que ela usa de ironia e sarcasmo para se expressar.

Diferença no tratamento

Pode ser que você já tenha percebido que a pessoa em questão sempre trata os outros bem e com cordialidade, mas com você o tratamento é sempre mais ríspido, de modo que todos ao redor notam essa diferença.

Desvalidação

Seja nas reuniões, conversas casuais de equipe ou alinhamento, o companheiro de trabalho sempre ignora o que você diz ou trata como se não fosse importante. Fazendo parecer que não é válido o que você diz, mesmo você sendo especialista no assunto.


Como lidar com a inveja no local de trabalho?

Se percebeu que as situações acima têm acontecido com você, veja abaixo dicas preciosas de como lidar com isso de forma saudável e assertiva!

Aja com maturidade

O primeiro passo é entender que a pessoa que sente inveja no trabalho age assim não por vontade própria, mas por ter uma insegurança em si mesma. Ou seja, ela também sofre com essa situação.

Por isso, não devolva na mesma moeda. Por mais difícil que seja, continue sendo uma pessoa cordial e profissional sempre que precisar se comunicar com esse colega de trabalho.

Mostre que você é maduro e seguro, de modo que não precisa entrar em brigas e situações desagradáveis.

Converse diretamente com a pessoa 

Se mesmo agindo bem com a pessoa a situação continuar persistindo e te incomodando, uma ótima ideia é conversar com ela de forma assertiva.

Para isso, você pode usar a técnica do ”quando X, eu y”. Funciona assim: “Quando você fala comigo de uma forma ríspida, eu me sinto muito mal e constrangido. Como podemos resolver essa situação?”. 

Assim, você mostra que não quer acusar a pessoa de algo e nem brigar com ela, mas que quer apenas falar como se sente e resolver a situação.

O diálogo é uma ferramenta poderosa e, quando usado da forma certa, pode resolver muitos problemas. Por isso, lembre-se de ser assertivo e não colocar a pessoa contra a parede, por isso apenas fará com que ela fique na defensiva.

Se mostre amigável e disposto a chegar a uma solução, sem apontar o dedo ou procurar culpados. 

Não se deixe envolver emocionalmente

Acima de tudo, não deixe a situação abalar seu emocional. Lembre-se de que o modo como a pessoa age diz muito mais sobre as situações que ela está passando do que sobre você.

Por isso, entenda que cada um tem suas questões para lidar e que você não precisa levar isso para si. 

Se concentre em fazer um bom trabalho, cuidar da sua saúde mental e ser uma pessoa madura e bem-resolvida emocionalmente. Assim, você separa o que é seu e o que é do outro, sem se deixar abalar no ambiente corporativo e fora dele.

É possível ser feliz no trabalho?

Por mais que o trabalho seja considerado algo “a parte” da nossa vida, é nele que passamos a maior parte dos nossos dias. Então, estar infeliz no trabalho significa estar insatisfeito, no mínimo, 5 dias por semana durante muitos anos.

Por isso, quanto mais rápido entendermos que o ambiente de trabalho também deve nos trazer satisfação e plenitude, mais rápido vamos começar a viver dias melhores, sem precisar esperar pelas férias.

Fonte: texto retirado do Blog Eurekka
Link: https://blog.eurekka.me/inveja-no-trabalho/

Fonte: Flowing