A imparcialidade no trabalho é uma habilidade importante. É preciso ter sabedoria para ficar neutro quando a situação assim o exige. Por outro lado, há momentos na vida corporativa em que é preciso emitir opinião. Um exemplo é durante a pesquisa de clima, em que você pode opinar sobre a corporação e sobre a gestão. Optar por ser totalmente imparcial nesta ocasião seria perder a oportunidade de obter melhorias.
Em outros casos, porém, quando existem desavenças entre colegas, escolher a isenção e deixar que a liderança resolva o que é melhor pode ser um caminho interessante. O equilíbrio está em ter inteligência emocional para saber quando usar a imparcialidade no trabalho.
Ser imparcial no trabalho é se manter neutro, sem defender nenhum dos lados que compõem um determinado contexto. É ser uma pessoa que assume uma posição e usa suas habilidades para fazer julgamentos sem favoritismo. Ter esse discernimento é fundamental para todos os colaboradores, mas principalmente para os líderes.
Afinal, precisam ser imparciais para tomar decisões que beneficiem a todos, sem preferências.
A imparcialidade no trabalho ajuda na mediação de conflitos. Quando um colaborador ou gestor precisa resolver algo e usa a imparcialidade, leva em consideração os fatos, e não as próprias preferências. Ser imparcial também faz a pessoa se preocupar em fazer o que é justo.
Tudo isso evita o envolvimento desnecessário em problemas que não lhe dizem respeito, e evita também que se dê opiniões precipitadas sobre algum assunto delicado. Só é preciso ter cuidado para não parecer omisso ou desinteressado quando alguém pedir uma posição.
Para desenvolver a imparcialidade, é necessário entender primeiro os benefícios de agir assim. Demonstrar imparcialidade no trabalho estabelece uma relação de confiança no grupo e a certeza de que as decisões serão tomadas de forma justa.
Por isso, há alguns passos importantes a serem seguidos e habilidades a serem desenvolvidas para alcançar esse objetivo:
A imparcialidade no trabalho é uma habilidade importante tanto para a equipe quanto para os líderes.
O momento do feedback é uma ótima oportunidade de estimular um colaborador a ser imparcial. Primeiramente pelo exemplo: escutando, demonstrando empatia, sendo justo e se disponibilizando a ajudar o outro na sua evolução.
Durante essa conversa, é possível mostrar que a imparcialidade no trabalho é útil no gerenciamento de conflitos, na tomada assertiva de decisões, na mediação de interesses, no desenvolvimento e na manutenção de relações de respeito.
Fonte: Texto retirado do Blog Poder da escuta
Link: https://www.poderdaescuta.com/imparcialidade-no-trabalho/
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