• 16 janeiro, 2024

Imparcialidade no trabalho: o que é, vantagens e como desenvolver

imparcialidade no trabalho é uma habilidade importante. É preciso ter sabedoria para ficar neutro quando a situação assim o exige. Por outro lado, há momentos na vida corporativa em que é preciso emitir opinião. Um exemplo é durante a pesquisa de clima, em que você pode opinar sobre a corporação e sobre a gestão. Optar por ser totalmente imparcial nesta ocasião seria perder a oportunidade de obter melhorias.

Em outros casos, porém, quando existem desavenças entre colegas, escolher a isenção e deixar que a liderança resolva o que é melhor pode ser um caminho interessante. O equilíbrio está em ter inteligência emocional para saber quando usar a imparcialidade no trabalho.

O que é imparcialidade no trabalho?

Ser imparcial no trabalho é se manter neutro, sem defender nenhum dos lados que compõem um determinado contexto. É ser uma pessoa que assume uma posição e usa suas habilidades para fazer julgamentos sem favoritismo. Ter esse discernimento é fundamental para todos os colaboradores, mas principalmente para os líderes.

Afinal, precisam ser imparciais para tomar decisões que beneficiem a todos, sem preferências.

Quais as vantagens da imparcialidade no trabalho?

A imparcialidade no trabalho ajuda na mediação de conflitos. Quando um colaborador ou gestor precisa resolver algo e usa a imparcialidade, leva em consideração os fatos, e não as próprias preferências. Ser imparcial também faz a pessoa se preocupar em fazer o que é justo.

Tudo isso evita o envolvimento desnecessário em problemas que não lhe dizem respeito, e evita também que se dê opiniões precipitadas sobre algum assunto delicado. Só é preciso ter cuidado para não parecer omisso ou desinteressado quando alguém pedir uma posição.

Como desenvolver a imparcialidade no trabalho?

Para desenvolver a imparcialidade, é necessário entender primeiro os benefícios de agir assim. Demonstrar imparcialidade no trabalho estabelece uma relação de confiança no grupo e a certeza de que as decisões serão tomadas de forma justa.

Por isso, há alguns passos importantes a serem seguidos e habilidades a serem desenvolvidas para alcançar esse objetivo:

  • Empatia: saber colocar-se no lugar do outro ajuda a garantir um clima organizacional mais justo e harmonioso
  • Ética: quando você é ético, é mais difícil cometer atos e julgamentos injustos
  • Controle as emoções: isso evita tomar atitudes impulsivas e o torna mais seguro
  • Objetividade e assertividade: tenha uma comunicação clara e objetiva para se posicionar frente às pessoas com respeito e sem deixar de ser firme
  • Autoconhecimento: entenda seus próprios comportamentos e limitações, assim saberá lidar melhor com as próprias emoções.
Como estimular a imparcialidade no trabalho com o feedback

A imparcialidade no trabalho é uma habilidade importante tanto para a equipe quanto para os líderes.

O momento do feedback é uma ótima oportunidade de estimular um colaborador a ser imparcial. Primeiramente pelo exemplo: escutando, demonstrando empatia, sendo justo e se disponibilizando a ajudar o outro na sua evolução.

Durante essa conversa, é possível mostrar que a imparcialidade no trabalho é útil no gerenciamento de conflitos, na tomada assertiva de decisões, na mediação de interesses, no desenvolvimento e na manutenção de relações de respeito.

Fonte: Texto retirado do Blog Poder da escuta 
Link: https://www.poderdaescuta.com/imparcialidade-no-trabalho/

Fonte: Flowing