• 1 setembro, 2017

Hipovitaminose, nutrição e doenças

Falhas nutricionais e doenças podem causar a hipovitaminose!

A carência de vitaminas no organismo, conhecida por hipovitaminose no jargão médico, decorre tanto da baixa ingestão de alimentos ricos nesses micronutrientes como também de doenças que afetam sua absorção, em especial as que alteram o metabolismo e a flora intestinal.

Os sintomas variam conforme a vitamina que falta, já que cada uma tem funções diferentes no corpo. A deficiência de vitamina A, por exemplo, afeta particularmente a visão e a imunidade. A carência de vitamina C também mexe com nossas defesas naturais e ainda compromete a produção de colágeno, substância que compõe ossos, ligamentos, tendões, músculos, pele e vasos sanguíneos. A insuficiência de vitamina B12, por sua vez, ocasiona anemia, fraqueza, palidez e distúrbios gastrointestinais, entre outros. Diante desse vasto leque de sinais e sintomas, nada de recorrer a suplementos vitamínicos por conta própria na ocorrência de manifestações que possam sugerir hipovitaminose. O melhor é visitar um médico, inclusive para descartar a possibilidade de se tratar de alguma doença.

Prato colorido Convém lembrar que, para pessoas saudáveis, um estoque ideal de vitaminas depende de uma alimentação rica em todos os grupos de alimentos, aí incluindo frutas, legumes, hortaliças, leguminosas, cereais — de preferência integrais —, carnes e gorduras boas. Como o planejamento de refeições pode exigir mais tempo do que as pessoas têm para gastar, os nutricionistas recomendam simplificar: quanto mais colorido o prato, mais nutritivo ele fica.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing