• 14 dezembro, 2022

Formando Relacionamentos com Colegas de Trabalho

Formar relacionamentos com seus colegas de trabalho é uma parte importante de qualquer profissão.

Ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho pode tornar seu dia a dia mais positivo e aumentar a produtividade no ambiente do escritório.

Neste conteúdo, descrevemos o que é um colega de trabalho, falamos sobre as relações de trabalho e respondemos a algumas perguntas frequentes.

O que é um colega de trabalho?

Colegas de trabalho são funcionários que trabalham ao seu lado. Você provavelmente os vê diariamente e pode pedir conselhos ou ajuda quando necessário.

Você pode estar no mesmo departamento ou ter o mesmo gerente.

De qualquer forma, você provavelmente passará grande parte do seu dia de trabalho na companhia de seus colegas de trabalho.

É benéfico tanto para você quanto para a empresa em que trabalha ter um relacionamento agradável e comunicativo com seus colegas de trabalho.

A comunicação aberta e positiva entre colegas de trabalho aumenta o moral e a eficiência do escritório.

Como um colega de trabalho é diferente de um colega de trabalho?

Um colega de trabalho é alguém que trabalha na mesma empresa, mas com quem você não tem contato direto. Um colega de trabalho é alguém com quem você trabalha diretamente e regularmente.

Um colega de trabalho é alguém com quem você se comunica todos os dias, enquanto um colega de trabalho é alguém que você pode ver de passagem.

Por exemplo, se você for um vendedor de computadores, um colega de trabalho pode ser alguém que trabalha no departamento de recursos humanos.

Um colega de trabalho seria alguém que trabalha na equipe de vendas diretamente com você.

Cada organização pode ter diferentes terminologias e definições para seus funcionários.

Consulte o departamento de RH da sua empresa para conhecer seus termos e definições específicos.

Como ter relacionamentos bem-sucedidos com colegas de trabalho

Dar-se bem com os colegas de trabalho cria um local de trabalho produtivo e livre de estresse.

Um relacionamento produtivo com seus colegas de trabalho pode facilitar seu trabalho e potencialmente melhorar sua posição na empresa.

Confira alguns passos para garantir que você tenha um ótimo relacionamento com seus colegas de trabalho:

1. Mostre respeito

Mostre respeito aos seus colegas de trabalho, tratando-os com dignidade e aprecie o trabalho que eles fazem.

Expresse respeito proativamente ao falar com as pessoas e receba seus pedidos com atenção.

Esteja atento às suas ações individuais, mantendo sua mesa organizada, sendo pontual e reconhecendo o trabalho árduo dos outros.

Ações como essa mostram a seus colegas de trabalho que você os respeita como pessoas e valoriza sua contribuição para a organização.

2. Escolha os tópicos da conversa com sabedoria

Escolha seus tópicos de conversa com sabedoria ao conversar com um colega.

Embora seja bom estabelecer relações amigáveis ​​com os colegas, lembre-se de que você ainda está em um ambiente profissional.

É melhor evitar temas controversos.

Tópicos como relacionamentos, política e religião costumam ser deixados de fora do seu espaço de trabalho profissional.

3. Comunique-se diretamente

Comunicar-se diretamente significa ir ao seu colega de trabalho para falar com ele de forma privada e direta, e não por vias indiretas.

Por exemplo, isso pode se aplicar a situações em que você tem dúvidas sobre um projeto, deseja aconselhá-los ou tem um problema que precisa ser resolvido.

A comunicação direta pode ser por e-mail, telefonema ou conversação pessoal.

De qualquer forma, as conversas privadas são apenas entre você e seu colega de trabalho, já que ir a um gerente com seus comentários muitas vezes pode criar distância entre vocês dois.

Sempre aborde seu colega de trabalho de forma profissional e respeitosa com quaisquer comentários que você possa ter.

Se você quiser envolver seu gerente, encontre uma maneira de envolver o colega em sua conversa também para que seja transparente.

4. Evite fofocas

A fofoca inclui falar sobre qualquer pessoa em sua empresa, sejam rumores ou fatos verificados, quando eles não estiverem presentes.

Falar sobre outra pessoa pode fazer você parecer não confiável e geralmente é considerado indelicado.

Assim como religião e política, fofoca é um assunto que deve ser evitado para manter um ambiente profissional no trabalho.

Se outra pessoa começar a fofocar, tente mudar de assunto ou avise que você não quer falar sobre esse assunto.

5. Celebre o trabalho em equipe

Comemore a conclusão de qualquer tarefa que envolva colegas de trabalho buscando juntos atingir uma meta.

É útil reconhecer a importância do trabalho em equipe. Também pode ser eficaz fornecer incentivos para pessoas que são membros ativos da equipe.

Se você não tem o poder de oferecer esses incentivos, apresente essa ideia aos seus gerentes para promover a construção de relacionamentos e o trabalho em equipe no escritório.

6. Concentre-se em interações positivas

Manter suas interações com colegas de trabalho positivas e profissionais pode melhorar seus relacionamentos e aumentar o moral do escritório.

Evite discutir problemas excessivamente pessoais ou reclamar sobre o trabalho.

Mesmo que você esteja se sentindo um pouco para baixo, dar um sorriso ou uma saudação positiva ao seu colega de trabalho pode melhorar o dia dele e possivelmente o seu.

7. Ofereça ajuda

Ajudar um colega de trabalho significa aconselhá-lo ou ajudá-lo em relação ao trabalho com o qual está tendo dificuldades.

Seus colegas de trabalho enfrentam desafios assim como você, e entendê-los pode fortalecer sua equipe e seus relacionamentos profissionais.

Oferecer ajuda a um colega permite que você se apresente como um ativo e amigo para seu colega de trabalho.

Isso pode tornar muito mais provável que eles ofereçam conselhos e suporte para você no futuro.

8. Passe algum tempo fora do trabalho

Passar tempo fora do trabalho pode incluir sair para almoçar ou tomar um café.

Se você estiver tendo problemas para se conectar com um colega de trabalho, é útil tentar conhecê-lo fora do ambiente do escritório, onde ele pode se sentir mais à vontade em uma conversa casual.

9. Seja um bom ouvinte

Pratique ser um ouvinte ativo quando um colega de trabalho estiver falando com você

 Ser um bom ouvinte ativo significa ouvir suas opiniões e histórias sem julgar ou interromper.

Quando seus colegas sabem que podem contar com você para ouvi-los, isso pode gerar confiança e deixá-los mais à vontade.

Também pode levar a uma amizade mais profunda e parceria de trabalho.

Se eles optarem por compartilhar informações pessoais com você, certifique-se de que elas permaneçam confidenciais.

Perguntas frequentes sobre colegas de trabalho

Confira algumas perguntas frequentes sobre colegas de trabalho e como você deve interagir com eles:

Como você deve lidar com um desentendimento com um colega de trabalho?

Desentendimentos com colegas de trabalho fazem parte do trabalho em equipe e devem ser tratados com profissionalismo e respeito.

Comece se comunicando diretamente com seu colega de trabalho, explique sua ideia e ouça ativamente a dele.

Veja se consegue encontrar um compromisso que inclua ambos os pontos de vista. Negociação e compromisso são habilidades essenciais quando se trabalha em equipe.

Se o desacordo continuar sem nenhum sinal de resolução ou afetar outras partes do seu ambiente de trabalho, é hora de conversar com seu gerente.

Discuta o problema com seu gerente e veja se você pode remediar a situação entre vocês três.

Se isso não funcionar, ou seu chefe for parte do problema, talvez seja hora de escalar e falar com alguém dos recursos humanos.

O que é um presente apropriado para um colega de trabalho?

Existem algumas diretrizes básicas a serem seguidas para garantir que você escolha um presente apropriado para um colega de trabalho.

Primeiro, certifique-se de que o presente não seja muito pessoal, como joias ou roupas.

Também é melhor evitar presentes de brincadeira, mesmo se você tiver um relacionamento próximo com o colega.

Evite álcool se você não souber o uso ou a religião do destinatário.

Finalmente, certifique-se de ficar dentro do limite de preço prescrito. Ultrapassar o limite acordado pode fazer as pessoas se sentirem desconfortáveis.

Como posso fazer meu colega de trabalho se sentir valorizado?

Você pode fazer seu colega de trabalho se sentir valorizado apreciando o trabalho dele.

Gestos como comprar uma xícara de café ou se oferecer para ajudá-los a cumprir um prazo podem fazer com que eles se sintam apreciados.

Uma palavra gentil ou reconhecimento de suas realizações recentes permite que seu colega de trabalho saiba o quão importante é seu progresso.

Meu chefe é um colega de trabalho?

Seu chefe não é seu colega. No entanto, fora de sua organização, talvez em um evento de networking ou conferência, você pode se referir ao seu chefe como um colega.

Quando você está no escritório, seu chefe não está no mesmo nível hierárquico que você e, portanto, não é seu colega de trabalho.

Você deve tratá-los com respeito e estar atento à sua direção.

Fonte: CuboUp

Fonte: Flowing