• 26 setembro, 2023

Finanças para crianças: como ensinar sobre dinheiro com os seus filhos?

Como é a sua relação com o dinheiro? Você tem um planejamento financeiro e costuma ser organizado? E como você trata o assunto com seus filhos?

Diferente do que se dizia antigamente, dinheiro não é assunto de adulto e ensinar finanças para crianças pode mudar o futuro dos seus filhos. Falar sobre dinheiro com os pequenos desenvolve o pensamento crítico e os ajuda a se tornarem adultos responsáveis financeiramente. 

Apesar da importância, esse não é um tema comum nem em casa, nem na escola. Mas você pode mudar isso! Leia o artigo para saber como ensinar seus filhos sobre dinheiro e dicas práticas de como fazer isso.

Boa leitura!

O que é educação financeira?

Bom, para poder ensinar você precisa primeiro entender o que é educação financeira, por isso, vamos começar com um breve resumo do assunto.

A educação financeira é o conjunto de conhecimentos e aprendizagens sobre finanças. E não é apenas sobre economizar, são práticas que você implementa na sua vida para melhorar sua relação com o dinheiro.

O início de seu sucesso financeiro está em aprender a lidar com o dinheiro, usando sua conta bancária ao seu favor. Aprendendo como poupar e investir para garantir segurança no presente e no futuro. 

É, basicamente, isso que a educação financeira faz, promove o bem estar na vida financeira, te ajudando a tomar boas decisões em relação ao seu dinheiro. Não é apenas construir um patrimônio, mas ter controle de suas finanças pessoais para que você usufrua de seu dinheiro de maneira consciente.

Qual a importância de falar sobre finanças para crianças?

E o que tudo isso tem a ver com seus filhos? Ensinar sobre finanças para crianças é importante para que esses bons hábitos sejam incentivados desde a infância. 

Construir uma relação saudável com o dinheiro no ambiente familiar fará com que as crianças cresçam compreendendo a importância de juntar dinheiro, ter disciplina, 

ser organizado e planejar o futuro. Por isso, o assunto deve ser introduzido de maneira leve e de acordo com a idade da criança.

Muitas vezes os pais deixam as crianças de fora dos assuntos financeiros da família, porém, os filhos fazem parte do contexto financeiro familiar e precisam saber que dinheiro tem limite. Não é apenas comprar tudo que se quer, na hora que quiser.

É claro que assuntos mais complexos que envolvem as questões financeiras não precisam ser abordados. O dever de manter as contas em dia e as finanças equilibradas é dos adultos.

O importante é ter conversas saudáveis e educativas, como na hora em que seu filho pede um brinquedo novo, por exemplo. Com isso, você faz a criança entender que é preciso poupar dinheiro e ter um planejamento para alcançar o objetivo.

Como ensinar finanças para crianças? 

A educação financeira para crianças não é uma disciplina obrigatória nas escolas, mas o pensamento sobre o assunto já está mudando. Muitas escolas estão incluindo o assunto no currículo escolar. E para além das salas de aula, as pessoas têm buscado mais conhecimento para melhorar a vida financeira. 

E para ensinar finanças para crianças é preciso bolar uma boa estratégia para tornar o assunto atrativo para os pequenos. Vamos ver alguns pontos que podem te ajudar nessa tarefa!

Comece desde cedo

Não existe idade mínima ou máxima para aprender sobre finanças. Especialistas dizem que a primeira infância é o momento ideal para se começar. Entre 3 e 5 anos as crianças já podem começar a aprender coisas básicas sobre o dinheiro.

Ensine pelo exemplo

As crianças aprendem observando os adultos, por isso, seja você um exemplo positivo na vida de seus filhos. Faça uma organização financeira e mostre o que for possível para os pequenos. 

Por exemplo, se você está apagando as luzes ou tirando determinados aparelhos da tomada para economizar, diga a eles o que está fazendo e porquê. 

Também mostre para a criança que você espera para comprar algo, ou que escolhe o mais barato no supermercado para ficar dentro do orçamento. 

Seja o mais franco possível sobre as questões financeiras. Muitas vezes a criança nem sabe que tem pagar, água, luz, condomínio. Ou que o cartão de crédito tem limite, tanto o determinado pelo banco, quanto o limite que você pode pagar por mês. 

Tenha um cofrinho

Ensinar finanças para crianças na prática é um ótimo caminho. Ajude seu filho a fazer um cofrinho. Mostre que guardando dinheiro você consegue comprar algo mais caro, ou fazer um passeio. E assim, a criança vai aprendendo o valor do dinheiro e a importância de poupar dinheiro. 

Finanças para crianças: use jogos e livros

Em geral, as crianças fogem da matemática, mas a educação financeira infantil pode ajudar nessa tarefa também. Use jogos, brincadeiras e histórias para introduzir o assunto de maneira lúdica.  

Assim, a família toda aprende junta e ainda se diverte. O Banco Imobiliário é um jogo clássico para se falar sobre dinheiro, mas você pode usar a criatividade para fazer outras dinâmicas como compras de supermercado, shopping ou utilizar jogos online que as crianças gostam. 

Finanças para crianças: faça metas

As crianças não pensam no futuro de forma prática, então é importante que elas entendam que precisam fazer metas para chegar em objetivos maiores. 

As crianças de 7 anos ou mais, já podem ganhar uma mesada educativa. Com isso, vocês podem conversar sobre o que a criança quer fazer com aquele dinheiro e deixar claro que se ela gastar tudo de uma vez não terá mais dinheiro no outro dia.

E mais uma vez aqui lembramos do cofrinho, ele pode ser utilizado para alcançar as metas. Mas se lembre que os objetivos precisam estar de acordo com a realidade da criança e ser algo que ela possa cumprir.

Converse com as crianças

Nada disso vai ser possível sem uma boa conversa. Você precisa estar preparado para responder perguntas, explicar porque não podemos ter tudo que queremos. Então, se prepare para manter um diálogo sincero e aberto com seus filhos. 

Fale sobre como o dinheiro está inserido no cotidiano da família. Deixe a criança tomar pequenas decisões financeiras como escolher um presente para alguém ou uma compra pequena; comprar algumas balas ou um pirulito de mesmo preço. 

Essas coisas vão incentivar uma boa relação com o dinheiro e fazer com que a criança tenha interesse nos assuntos financeiros. Além disso, você vai desenvolver aspectos importantes da vida como organização, responsabilidade, autocontrole, autonomia, entre outros. 

Fonte: Texto retirado do Blog Hello Sacks
Link: https://shots.hellosaks.com/financas-para-criancas/

Fonte: Flowing