• 6 dezembro, 2023

Estresse no trabalho: descubra como ele pode afetar a sua saúde e a sua vida

Toda empresa tem aquela pessoa que respira trabalho 24 horas por dia, concorda? Mas podemos perceber que esse tipo de comportamento vem sendo multiplicado e está afetando cada vez mais pessoas, que sofrem com o estresse no trabalho.

O resultado? Muita gente estressada por causa da vida profissional atribulada, o que pode desencadear outras doenças, como burnout, crises existenciais e de ansiedade, além do cansaço e dos questionamentos constantes.

Você quer saber como viver estressado pode afetar a sua vida? Então leia este texto até o final, mas, spoiler alert: o estresse no trabalho não é nem um pouco benéfico, como você vai perceber. Confira!

Estresse: o que é?

O estresse é um estado em que nos encontramos quando os estímulos externos geram sensações de irritação, nervosismo, desconforto e até mesmo medo. Isso é algo normal e aceitável, desde que não fuja aos parâmetros de normalidade.

No entanto, é exatamente o que vem acontecendo com as pessoas do mundo todo nos últimos anos.

O que causa estresse no trabalho

Por que será que o trabalho tem tornado as pessoas tão estressadas? Certamente, sabemos que o contexto externo influencia a vida de todos nós. Por isso mesmo que, diante de cenários socioeconômicos desfavoráveis, é comum que as tensões aumentem.

Com toda a certeza, a pressão dentro das empresas, independentemente do seu porte, aumenta também. E é claro que os funcionários sofrem com isso.

Com mais competitividade e mais mão de obra disponível no mercado, os profissionais tendem a se dedicarem mais, passando muito mais tempo trabalhando, dentro e fora do ambiente de trabalho. O microgerenciamento das lideranças e a consequente falta de autonomia também ajuda a desencadear quadros de estresse.

Jeffrey Pfeffer, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa que aborda os efeitos de um sistema de trabalho, para ele, muitas vezes desumano pelo excesso de carga laboral.

De acordo com esse estudo, 61% dos trabalhadores americanos consideram que o estresse lhes causou problemas de saúde e 7% dizem que já foram hospitalizados por causas relacionadas ao trabalho.

Já aqui, no Brasil, uma pesquisa realizada pela ISMA (International Stress Management Association), em 2015, o país era o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, estando atrás apenas do Japão. E tem mais: entre os entrevistados, 69% afirmou que o estresse estava relacionado ao trabalho.

Essas pesquisas evidenciam o que vemos todos os dias: as pessoas sentem-se pressionadas a trabalharem cada vez mais para, assim, manterem seus empregos.

Outro aspecto que agrava bastante esse quadro é a tecnologia. Com celulares e notebooks, é possível trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugarnon-stop. Diante disso, existe uma pressão enorme para o indivíduo estar disponível o tempo todo. Até porque, caso contrário, ele está fora do jogo.

Assim, esse excesso de disponibilidade e de pressão é que vem estressando todos nós.

Quais são os sintomas de que o trabalho está causando estresse

O cansaço mental e o desânimo e a instabilidade de humor são sinais que devem ser observados.

É provável que, se forem ignorados, possam evoluir para sintomas físicos mais graves, como dores de cabeça constantes, palpitações cardíacas, azia (inclusive, o estresse pode ajudar a desenvolver doenças gástricas, como gastrite) e aumento da pressão arterial.

No pior dos casos, além de todos esses sintomas, há também a dificuldade em relaxar e descansar, alterações no sono, sensação de esgotamento e até mesmo tristeza.

Quais são as consequências do estresse no trabalho

Ainda segundo a pesquisa da ISMA, dos brasileiros que sofrem com estresse no trabalho 30% desenvolve a síndrome de burnout, que está relacionada aos altos níveis de estresse profissional.

O estresse também é um fator de risco para desencadear ansiedade e depressão. Mas outra consequência importante, e conflitante, é a queda de produtividade.

Até porque quantidade e qualidade não estão necessariamente ligadas. Isso significa que, quanto mais o indivíduo trabalha e se desgasta, é possível que menos produtivo ele seja.

Como amenizar o estresse com 6 dicas

Se o estresse estiver totalmente ligado ao trabalho, com toda a certeza, conversar com o seu líder (ou será que você tem um chefe?) deve estar no radar. Tente explicar como você se sente e, juntos, talvez vocês possam encontrar uma solução que seja boa tanto para a sua saúde, quanto para a empresa.

Entretanto, certamente, existem outras formas de amenizar essa sensação de estafa e estas são algumas delas.

Priorize atividades

Já vimos aqui que quantidade de horas trabalhadas não significa, necessariamente, produtividade e qualidade no trabalho entregue. Por isso, minha dica é: não tente fazer tudo.

Priorize as atividades importantes, converse com o seu líder sobre isso e foque no que importa. No coaching, eu costumo mostrar a matriz de administração do tempo, que ajuda muito nesse ponto.

Evite distrações

Uma vez estabelecidas as prioridades, foque nelas e evite distrair-se com outras atividades. Isso vai melhorar a sua produtividade e é possível até que você entre em estado de flow.

No fim do dia, você vai sentir que fez muito do que havia planejado e o nível de estresse vai diminuir bastante.

Tenha um tempo para si

Essa é uma das dicas mais importantes e valiosas porque é o que vai proporcionar o sonhado equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, algo importantíssimo para você se sentir melhor.

Estabeleceu prioridades, focou nelas e fez o que precisava fazer? Vá fazer algo de que goste. Leia, assista a um filme, converse com amigos, durma, faça exercícios físicos, estude… Faça algo por você.

Desenvolva emoções e pensamentos positivos

Dessa forma, você promove a higiene mental e, também, o seu bem-estar.

Viva bons momentos

Sabia que a falta de contato familiar também estressa as pessoas? Por isso, valorize os momentos com as pessoas que você ama. Esteja presente, de corpo e alma. Esqueça um pouco o celular e conecte-se com aquele momento.

Medite

A meditação é uma prática excelente para gerar conexão com você mesmo. Além disso, ela auxilia o controle das emoções e dos pensamentos.

Conclusão

Em resumo, trabalhar demais é diferente de ser produtivo. Aos poucos, as empresas estão se atentando a isso.

Contudo, diante de um cenário econômico desafiador, como o que estamos vivendo, da alta disponibilidade de mão de obra qualificada e das tecnologias, que incentivam a conexão constante, as pessoas sentem-se cada vez mais pressionadas.

Essa pressão exacerbada pode ajudar a desencadear doenças como síndrome de burnout, crise de ansiedade e depressão. Por isso, é de extrema importância que nos atentemos aos sinais do estresse, mas, antes de mais nada, que o previnamos.

Forte abraço e até o próximo post!

Fonte: Texto retirado do Blog Calanchoe
Link: https://www.calanchoe.com/estresse-no-trabalho-consequencias/

Fonte: Flowing