• 1 julho, 2019

Estresse dos humanos pode contagiar os cães

Se é verdade que ter um animal de estimação por perto nos ajuda a relaxar nos dias mais difíceis, por outro lado eles também podem estar sofrendo por causa do nosso estresse. Um novo estudo mostra que pessoas estressadas contagiam o humor de seus cães, informa a BBC Brasil.

Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, avaliaram a quantidade de cortisol (o hormônio do estresse) no organismo de algumas mulheres e de 58 cães — 25 da raça border collie e 33 pastores de shetland e descobriram que animais e humanos sincronizaram seus níveis de estresse em longo prazo.

Conviver com humanos por tanto tempo fez com que os cães ficassem mais sensíveis aos nossos sentimentos Conviver com humanos por tanto tempo fez com que os cães ficassem mais sensíveis aos nossos sentimentos

“Não encontramos nenhum grande efeito da personalidade do cão no estresse de longo prazo. A personalidade do dono, por outro lado, teve forte efeito. Isso nos leva a concluir que o cão espelha o estresse de seu dono”, afirma a bióloga Lina Roth, uma das autoras da pesquisa.

Isso provavelmente acontece porque, durante o processo milenar de domesticação dos cães, eles se tornaram dependentes dos seres humanos, e por isso vivenciam também nossas emoções. Estudos anteriores já mostraram que indivíduos da mesma espécie podem espelhar estados emocionais uns dos outros; desta vez, os pesquisadores queriam descobrir se o mesmo ocorria com animais com os quais humanos têm forte relação.

Eles escolheram as raças border collie e pastor de shetland porque elas têm em comum a capacidade de interagir bem com seres humanos, respondendo com precisão e rapidez aos sinais. Agora, os pesquisadores querem fazer novos estudos, com outras raças e incluindo homens.

FONTE: Viva Longevidade

Fonte: Flowing