• 25 agosto, 2017

Estresse com o trabalho precisa ter limites

Pare agora – Estresse com o trabalho precisa ter limites

Passar por momentos de estresse profissional é mais do que normal. Mas, quando a tensão fica crônica, devido a condições ocupacionais desgastantes — físicas, psíquicas ou ambientais — há chance de o estresse estar cedendo lugar à chamada síndrome de burnout. Esse termo vem da associação entre burn (queimar) e out (exterior), sugerindo que nossa energia pode estar sendo consumida pelo trabalho.

A síndrome se caracteriza por fadiga física e emocional e acarreta diversos sintomas comportamentais e psicológicos, como agressividade, extremos de negligência e perfeccionismo, baixa autoestima e busca de fuga no álcool e em outras drogas, bem como manifestações físicas, a exemplo de dores de cabeça e musculares, alterações no sono e queixas gastrointestinais.
Os profissionais cuja atividade implica envolvimento intenso com pessoas são os mais vulneráveis. Estão nesse grupo os trabalhadores da área de saúde, os professores, os assistentes sociais, os carcereiros, os bombeiros, os policiais e os profissionais de RH, entre outros. As mulheres também correm risco por conta da dupla jornada, e os jovens em início de carreira, pelo desejo de provar seu valor.

Diferente do estresse comum

Ao contrário do estresse tradicional, que vai embora com algumas semanas de fé- rias, a síndrome de burnout precisa de tratamento médico, que costuma abranger remédios, psicoterapia e exercícios físicos e de relaxamento — caso da ioga— sempre combinados a mudanças, como aprender a pedir ajuda e a delegar, entre outros.

 

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing