• 26 março, 2024

Estou preparando meu filho para ser um adulto feliz?

O maior desejo dos pais é ver os filhos crescerem e se tornando adultos felizes. Entretanto, muitos deles possuem dúvidas sobre como preparar as crianças para trilharem esse caminho. São diversas as possibilidades de criação e, por isso, a insegurança pode surgir, porém, não é preciso ter medo.

Então, o que podemos considerar como sendo a estrada para o sucesso? Bem, um adulto bem-sucedido é aquele preparado para viver em sociedade. Dessa forma, ele possui boas habilidades de relacionamento, capacidade produtiva, independência financeira e emocional.

Nesse sentido, para que os filhos possam alcançar essa plenitude em todas as áreas da vida, existe um segredo fundamental: os valores. E eles precisam ser transmitidos desde os primórdios da educação.

A importância dos valores

É importante lembrar que transmitimos às crianças preceitos que terão consequências durante toda a vida delas. Sendo assim, para desenvolver habilidades essenciais precisamos ensinar valores construtivos e que favoreçam o caminho do sucesso. Entretanto, o que seriam esses valores?

Os valores pessoais são características e qualidades que engrandecem as pessoas. Eles são forças motrizes prioritárias, poderosas e valiosas que devem ser preservadas. São elas: honestidade, credibilidade, respeito, altruísmo, solidariedade, tolerância, compreensão, igualdade, coragem, humildade, gratidão, prudência, generosidade, entre outros.

Os nossos valores terão enorme impacto na convivência social e na integridade física e emocional. Então, quando a pessoa honra os seus valores, ela está honrando a si mesmo. Isto é, ela está sendo congruente e proporcionando fluxo contínuo de alegria, o que gera sentimento interno positivo e atrai felicidade.

A educação infantil como norte

Como o desenvolvimento desses sentidos ocorre desde cedo, precisamos tomar cuidado com o que é transmitido aos pequenos. Dessa forma, a educação infantil é fundamental na construção dos valores morais.

É muito comum, em vários momentos, que se observe como crianças entram em contato com diversas situações construtivas. Para trabalhar com as diversidades, os pais responsivos e reflexivos planejam, organizam, redirecionam e avaliam as situações educacionais.

Então, observam desde a relação com as resoluções de conflitos, como lidam com as frustrações e a inter-relação com os brinquedos. Afinal, essas são preciosas oportunidades de se trabalhar valores. A diferença, entretanto, está na maneira como os pais administram e valorizam as situações do dia a dia.

Neste universo coletivo, pode-se perceber o quanto as crianças também vivenciam muitas situações que favorecem a experiência da colaboração, a manifestação da afetividade e, também, de conflitos cognitivos, morais e sociais.

As regras e os princípios morais só são construídos no decorrer de seu desenvolvimento, experiências e das interações da criança. Dessa forma, tal construção é determinada pelas trocas que as crianças estabelecem com o meio, seja ele familiar, escolar ou social.

Sendo assim, tornam-se privilegiadas quando entram desde cedo em um universo social dinâmico e construtivo e com uma educação de qualidade. O ensino propositivo e edificante é o caminho para o sucesso.

O papel da afetividade nos valores

Há preocupação de profissionais especializados e educadores no sentido de se aprofundarem em discussões sobre a moral. De acordo Jean Piaget, “toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras”.

Dessa forma, acredita-se que da afetividade surgem os valores. Em outras palavras, o investimento afetivo que a criança realiza nas trocas interpessoais se traduz por uma valorização às pessoas, a si próprio e às ações realizadas.

Saiba que você transfere seus próprios valores para seu filho. É através da atitude dos pais que o filho aprende. Portanto, seu nível de responsabilidade na educação é deveras comprometedor. Você precisa ser o exemplo.

Com os valores bem estruturados, você pode desenvolver habilidades para o sucesso de um adulto feliz. O caminho para seu filho corresponder com comportamentos positivos está substancialmente na essência dos valores.

Como desenvolver habilidades

Como visto, é através dos valores que você pode desenvolver habilidades, como: responsabilidade, comprometimento, cooperação, comunicação, resolução de conflitos, empatia, autocontrole, perseverança, superação, entre outros.

Existem diversas ferramentas, com recursos lúdicos, que os pais e educadores podem utilizar para desenvolver habilidades e preparar o filho para a vida, desde a tenra idade. A criança aprende de forma muito rápida e eficiente, através dos processos lúdicos.

Nesse sentido, preparei um e separei ferramentas para utilizar com seu filho em momentos de lazer e diversão para desenvolver habilidades, desde histórias e audiobooks, até recursos de coaching, levando seu filho do estado atual ao estado desejado.

Enfim, o importante é você aproximar seu filho do adulto saudável de amanhã, desenvolvendo valores e habilidades poderosas para um futuro feliz e de prosperidade. Aproveite todas as oportunidades lúdicas para ensiná-lo, desenvolvendo a auto responsabilidade com ele mesmo e para a vida.

Se orgulhe de você e de seu filho quando ele estiver adulto. O que você fizer hoje será colhido amanhã e ele agradecerá muito por isso. Com certeza, a gratidão e o reconhecimento serão os sentimentos que mais estarão presentes no relacionamento entre pais e filho.

Fonte: Texto retirado do Blog Telavita
Link: https://www.telavita.com.br/blog/preparando-filho-adulto-feliz/

Fonte: Flowing