• 22 abril, 2018

Está parado? Que tal voltar a praticar os esportes da infância?

Existem muitos adultos hoje em dia que já praticaram atividade física de forma regular (e às vezes até bem intensa) no passado, mas que, no momento, não conseguem arrumar motivação e/ou tempo para voltar aos exercícios.

Quando mais novos, parece que temos mais opções de atividades, como escolinhas de diferentes esportes coletivos, aulas de dança, lutas, entre outros. E quando chegamos à vida adulta, muitos não conseguem encontrar motivação praticando aquelas modalidades mais comuns aos adultos, como corrida, natação, musculação, yoga, entre outras.

Pode acontecer de essa falta de empatia com as atividades esportivas mais comuns da vida adulta se transformar em sedentarismo. Ao mesmo tempo, cresce o estresse no trabalho, a correria do dia a dia e também a preocupação financeira e com o bem-estar da família. É aí que está o problema, pois é justamente na fase adulta que a gente tem que se manter treinando, para retardar ou evitar potenciais doenças ou lesões que podem se desenvolver no futuro – e acredite, a prevenção é sempre melhor do que o tratamento.

Experimente voltar a praticar essas modalidades que te fizeram bem no passado. Sei que muitas vezes os horários e a logística podem tornar esse processo um pouco mais difícil, mas isso pode valer à pena e melhorar muito a sua saúde. É provável que seu corpo ainda tenha alguma memória muscular dessas atividades, e por isso recomeçá-las pode não ser tão difícil para o seu organismo. Se você já tem mais de 40 anos, no geral, seus processos fisiológicos e metabólicos vão ficando mais lentos e ocorre uma maior dificuldade em manter ou aumentar seus músculos. O mais importante aqui é encontrar uma forma de se exercitar e proporcionar condições que favoreçam o treinamento a médio e longo prazo.

Fonte: O Globo por Gustavo Luz

Fonte: Flowing