• 13 setembro, 2023

Esportes coletivos trazem benefícios para o corpo e a mente

Exercitar o corpo oferece diversos benefícios à saúde, ainda mais quando contamos com a companhia de outras pessoas que têm os mesmos objetivos. Por isso, a prática de esportes coletivos, como tênis, futebol, vôlei e basquete, oferece vantagens que vão além do condicionamento físico e da manutenção do corpo, pois é também uma forma de cuidar da mente. Para quem mora em um local espaçoso com áreas de lazer e perto de áreas verdes, a motivação para a prática esportiva torna-se ainda maior.

Escolher o esporte coletivo para praticar costuma ser o mais difícil, afinal, não existe um que traga mais benefícios que o outro. A escolha geralmente é baseada no gosto individual, no círculo de relacionamento e nas habilidades de cada um. O tradicional futebol com os amigos ainda é a atividade mais popular em nosso país, mas modalidades coletivas como basquete, voleibol, handebol e outros também fazem sucesso entre crianças, adolescentes e adultos.

Seja nas quadras dos residenciais, nos clubes ou na praia, o importante é que a prática seja um momento para relaxar a mente, estar entre amigos e cuidar do corpo.

Esportes Coletivos na infância 
Os exercícios físicos trazem ainda mais benefícios para a saúde física e mental das crianças. Por isso, exercitar a garotada desde cedo é fundamental. O esporte abre portas para a sociabilidade e contribui para a educação. Além disso, o contato desde cedo com esse tipo de atividade cria uma rotina na vida das crianças, o que pode contribuir, por exemplo, com um futuro mais saudável, com mais disciplina e habilidade para trabalhar em grupos.

Os esportes ajudam ainda mais no processo de crescimento e formação da criança. Seja na escola ou na quadra do residencial, as crianças aprendem o valor do trabalho em equipe. Outro destaque do esporte coletivo para os pequenos é a oportunidade que eles têm em exercitar habilidades como liderança e comunicação.

Benefícios da prática 
– Melhora na disposição física;

– Aumento na produção de serotonina e dopamina, hormônios que influenciam diretamente no humor, combatendo a depressão;

– Melhora do fluxo sanguíneo no cérebro, gerando maior transmissão de informações entre os neurônios, que auxiliam na memória e raciocínio;

– Desenvolvimento da autoconfiança, o que contribui para melhorar a qualidade de vida, principalmente, de pessoas que sofrem com a timidez;

– Aumento no convívio social, já que dependem da interação entre os participantes;

– Senso de trabalho em equipe e de delimitação de papéis, pois cada participante tem uma função específica dentro do grupo.

Um jogo coletivo pode promover benefícios físicos em uma pessoa, como:
  • Desenvolver as capacidades motoras (força, velocidade, resistência, agilidade, ritmo, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio;
  • Melhorar o sistema cardíaco, vascular, pulmonar e muscular;
  • Estimular o gosto pela atividade física.
Em relação aos benefícios psicológicos, podemos considerar:
  • Oferece ao seu praticante a oportunidade de praticar padrões de conduta, acostumando-o a respeitar e cumprir regras;
  • Desperta o sentido de grupo, praticando cooperação, lealdade, cortesia, espírito de luta e respeito ao semelhante;
  • Favorece o aprendizado de atividades lúdicas;
  • Oferece ao seu praticante a oportunidade de solucionar problemas práticos, que são as situações do jogo.

Na realidade, tudo o que o indivíduo aprende de benéfico no jogo coletivo pode ser transportado para a sua vida no seu cotidiano, seja no meio familiar, escolar, profissional, dentre outros.

O jogo tem o poder de ser para o seu praticante um orientador universal, facilitando tanto o progresso de sua personalidade de forma integral, como o progresso de cada uma das suas funções psicológicas, intelectuais e morais.

Fonte: Texto retirado do blog iBahia
Link: https://www.ibahia.com/especiais/esportes-coletivos-trazem-beneficios-para-o-corpo-e-a-mente

Fonte: Flowing