• 1 setembro, 2017

Envelhecimento e prevenção

Melhor prevenir – Para envelhecer bem, comece a se preparar desde já!

No Brasil, estima-se que haverá mais de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos em 2025. Se, por um lado, essa projeção é motivo de comemoração, já que a longevidade deriva de enormes avanços na ciência e de melhores condições de vida, por outro, exige planejamento, na medida em que uma população idosa numerosa implica grandes demandas sociais e econômicas.

Afinal, a maior causa de dependência e morbidade na maturidade ainda são as doenças, sobretudo os males cardiovasculares, o câncer, os problemas neurológicos, o comprometimento da visão ou a cegueira e a doença pulmonar obstrutiva crônica. E boa parte delas, senão a maioria, pode ser prevenida desde a infância e a adolescência. O fato é que, com esse novo perfil etário, faz muito mais sentido prevenir do que remediar. Não por acaso, a Organização Mundial da Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo” para designar uma nova visão sobre a maturidade, que preconiza, além da saúde física, a manutenção da independência e da autonomia do idoso nos aspectos sociais, econômicos, culturais, espirituais e civis da vida cotidiana. E tudo isso implica plena capacidade funcional, ou seja, conseguir realizar atividades sem ajuda, de se alimentar a pagar contas.

Mude o estilo de vida!

O conceito de envelhecimento ativo depende também de políticas que garantam ao idoso segurança, participação e acesso a cuidados de saúde. De todo modo, uma parte importante cabe a nós mesmos, qualquer que seja nossa idade.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing