• 24 agosto, 2022

Emagrecimento repentino: porque a ansiedade emagrece?

Tudo conta na hora de gerenciar o peso, e isso inclui o emocional. Ou seja, é importante considerar o que pode interferir no progresso da dieta, como a ansiedade. Mas qual é a relação entre ansiedade e perda de peso? O emagrecimento repentino é uma de várias respostas.

É bem comum associarmos comida e ansiedade com a ideia de ganho de peso. Porém condições geradas por questões nervosas, como a bulimia, a anorexia, e outras, estão no mesmo patamar, e aquele sinal de que está perdendo peso por estar nervoso é bem grande.

Ao adquirir hábitos saudáveis, a pessoa encontrará equilíbrio para minimizar o nível de ansiedade. Continue a leitura e compreenderá como esses fatores se relacionam!

Quando a Ansiedade causa emagrecimento repentino?

Apesar de causar ganho de peso na maior parte dos casos, há certas situações, e pessoas, em que a ansiedade emagrece. Esse efeito ocorre especialmente nos casos de curta duração.

Sabe-se que a ansiedade é um distúrbio psicológico que causa sofrimento para as pessoas acometidas pelo problema. E os efeitos, tais como outras questões psicológicas, podem variar muito de pessoa para pessoa.

Embora a tendência seja engordar, devido a compulsão por comida, um outro efeito que a ansiedade pode causar, em suas consequências, é a apatia. Já reparou que, depois de uma crise de ansiedade, a pessoa se sinta muito cansada?

Por ser uma situação extremamente estressante e desgastante, a ansiedade influencia no sistema endócrino também. Ou seja, quando o indivíduo é acometido com elevados níveis de estresse, a tendência é que a sua produção de cortisol aumente também.

Apetite vs ansiedade

Casos de ansiedade de curta duração interferem muitas vezes drasticamente numa redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.

Nesse caso, porém, não há nada a ser comemorado: como todo emagrecimento repentino, proveniente de subnutrição, o organismo sofre as consequências, e o mais certo é que o peso perdido seja recuperado rapidamente assim que a dieta for normalizada.

Veja como evitar a ansiedade e o emagrecimento repentino

Evitar a ansiedade é um processo extremamente importante para a saúde e para a qualidade de vida de todas as pessoas, e se torna ainda mais interessante para eliminar o peso indesejável.

Para isso, alimentos que contêm ômega 3 (como a sardinha e o salmão) podem ser de grande ajuda, bem como os alimentos que possuem triptofano, como as bananas, o arroz integral, a soja e o chocolate amargo.

O estresse é companheiro da ansiedade. Desenvolva mecanismos antiestresse. Pratique atividades prazerosas, alguma forma de relaxamento, alguma atividade esportiva recreativa e não competitiva, administre seu tempo.

Faça aquilo que você pode realmente fazer em determinada situação. Não se preocupe com o que não pode ser feito. Não adiante nada e você ficará menos ansiosa. 

Adie o quanto puder a satisfação do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade você der uma caminhada, verificará que sua “vontade” de comer diminuiu ou até mesmo passou. O tempo é seu grande aliado!

Fonte: Farmácia Eficácia

Fonte: Flowing