• 4 maio, 2023

É comum a falta de libido? Desvende mitos e verdades sobre o assunto

falta de libido é um problema que afeta homens e mulheres, principalmente na fase adulta. É caracterizada pela falta de desejo sexual e geralmente traz incômodo a vida do indivíduo que se queixa do assunto.

Apesar do problema ser predominante em mulheres, de acordo com a NSH Inform 1 a cada 5 homens também dizem ter falta de libido sexual. Mas afinal, o que causa esse fato? Fatores psicológicos e fatores orgânicos podem influenciar nesse quesito?

Sinais da falta de libido

Para começar a falar da falta de libido, precisamos então, contextualizar o que ela é. A libido é representada pela palavra desejo. No entanto, é utilizada para representar o desejo sexual direcionado para outras pessoas.

Dessa forma, os sinais da falta de libido são:

  • Falta de desejo sexual com o parceiro ou outras pessoas;
  • Dificuldades em chegar ao orgasmo;
  • Perda da criação de fantasias sexuais;
  • Desanimo ao pensar em sexo;
  • Desinteresse em buscar intimidade e toque físico;
  • Diminuição da frequência de atividades sexuais;
  • Dificuldades de ereção;
  • Ausência da prática da masturbação.
Como a falta de libido afeta a vida humana

A falta de libido afeta a vida humana de diversas formas. Diante disso, uma pessoa que apresenta baixo prazer nas atividades sexuais pode encontrar problemas no relacionamento e dificuldades em se relacionar com outras pessoas sexualmente.

Os relacionamentos íntimos podem apresentar frustrações pela dinâmica de um querer se relacionar sexualmente e o outro não e, ainda, a pessoa que sofre com a falta de libido pode se sentir culpada e se auto cobrar muito por não sentir vontade de transar com seu parceiro.

Além disso, a falta de libido pode ser confundida com a falta de amor pela pessoa. Tanto o parceiro quanto a pessoa que tem a condição podem se questionar da veracidade de seu sentimento pelo outro já que o desejo sexual é um elemento importante nas relações.

Principais causas 

Para quem sofre com a falta de libido, o sentimento pode ser desesperador. Entretanto, existem possíveis causas para justificar a falta de vontade de se relacionar sexualmente com outras pessoas. Visto isso, as principais causas da falta de libido são:

Altos níveis de estresse

Os altos níveis de estresse podem deixar o indivíduo cansado, sem vontade de se relacionar com seu parceiro. Nesses casos, a falta de paciência predomina e a estafa psicológica e física da pessoa em questão prejudica a qualidade de suas relações. 

É comum pessoas que trabalham muito e vivem sob estresse não terem muito desejo sexual quando chegam em casa, por exemplo.

Presença de transtornos psicológicos

presença de transtornos psicológicos também podem ser uma causa da falta de libido. Pessoas com depressão, por exemplo, não sentem desejo pela vida e muito menos por relações sexuais. 

A depressão e os transtornos de ansiedade podem prejudicar a vida sexual da pessoa a partir do momento que dificulta o funcionamento psíquico cotidiano, impedindo tarefas diárias convencionais de serem realizadas. As batalhas emocionais são grandes e difíceis, o que acaba diminuindo o desejo sexual e qualquer outro tipo de prazer.

Alterações hormonais

Alterações hormonais na falta de libido são comuns. A menopausa, por exemplo, é uma condição que caracteristicamente afeta o desejo sexual das mulheres. Isso pois, há a queda do estrogênio, importante hormônio responsável pela libido feminina.

Além disso, condições como o hipotireoidismo, hipertireoidismo e síndrome do ovário policístico também podem ser responsáveis pela queda da libido sexual. Se você desconfia de algum desses fatores, procure um médico para receber o tratamento adequado.

Traumas sexuais

Traumas sexuais como abuso na infância ou qualquer outro tipo de abuso em qualquer idade pode trazer marcas profundas na pessoa. Entretanto, é comum que uma das consequências emocionais decorrentes do fato seja a dificuldade de se relacionar sexualmente com outra pessoa e a falta de libido.

Uso de antidepressivos

Não é mito, os antidepressivos podem causar falta de libido sexual na pessoa. Uma das queixas mais recorrentes por quem faz o uso desses medicamentos é a inexistência do prazer sexual em suas vidas.

Isso acontece pois, medicamentos para depressão e ansiedade funcionam agindo sobre os neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, que são também importantes para a produção da libido sexual. Logo, por vezes, essa ação pode impactar negativamente a libido.

Existe tratamento para a condição?

tratamento para a falta de libido vai depender de qual a causa identificada. Porém, um fator em comum entre todas as possíveis influências para a ausência do desejo sexual é o impacto psicológico.

Apesar de muitas vezes ser um fator orgânico, decorrente do uso de medicamentos ou condições médicas, o psicológico do indivíduo é o que mais tem influência nesse processo. No entanto, se você leu este artigo e conseguiu identificar que você possui uma falta de libido eminente, procure um psicólogo online.

terapia online poderá te ajudar a lidar com esse sentimento e ainda, te auxiliará no manejo perfeito para manter suas relações e desejo sexual de acordo com o esperado para uma pessoa saudável.

Fonte: TelaVita

Fonte: Flowing