• 23 maio, 2023

Diminuir o uso do celular pode melhorar a qualidade do sono

Se você veio até este post é muito provável que esteja interessado em saber quanto tempo a menos com o celular vai te ajudar a dormir melhor. Acredite, não precisa ser horas. Basta 15 minutos por dia. Isso mesmo! 15 minutinhos a menos todos os dias sem olhar as redes sociais vão render uma série de benefícios para sua saúde e bem-estar emocional. 

Além de ajudar a dormir melhor, este tempo também vai contribuir para melhorar a função imunológica e reduzir níveis de solidão e depressão. Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais usa redes sociais no mundo. Somos o terceiro lugar no ranking, perdendo para as Filipinas e Colômbia. Nós passamos em torno de 3h42 minutos por dia navegando por aplicativos como Facebook e Instagram. Você acha que consegue reduzir 15 minutinhos?

Como saber quanto tempo gasto mexendo no celular?

Antes de falarmos sobre o impacto que essa redução de tempo nas redes sociais causa no sono, vamos mostrar como você pode ver quantas horas por dia você fica no celular. É possível acompanhar o tempo de uso nas Configurações do aparelho. 

Além do tempo que você usa o aparelho diariamente, estas funcionalidades mostram quantas horas são gastas nos aplicativos. Com essa informação é possível saber quanto tempo a menos é necessário ficar no celular. Além disso, você pode acompanhar esse dado para saber se realmente está deixando de lado seu aparelho.

Celular, sono, saúde e bem-estar

Um estudo feito por pesquisadores britânicos foi o que chegou a conclusão de que deixar o celular de lado por 15 minutos melhora o sono, a saúde e o bem-estar geral. Participaram da pesquisa 50 jovens que foram divididos em grupos. Um grupo continuaria usando o celular normalmente e outro diminuiria o uso em 15 minutos.

Durante três meses eles responderam questionários relacionados a saúde e bem-estar. O grupo que reduziu o tempo usando o celular mostrou melhoria no sono e na função imunológica. Além disso, foi constatada uma redução nos níveis de solidão e depressão. Os cientistas também observaram que o grupo convidado a reduzir o uso dos celulares em 15 minutos acabou diminuindo o tempo vendo o aparelho diariamente em 37 minutos.

Relação entre tempo de tela e saúde

A pesquisa britânica não é a única feita que buscou saber quais os impactos do uso de redes sociais na saúde. Cientistas norte-americanos também perceberam que reduzir o tempo nas redes sociais melhora o bem-estar e diminui os níveis de depressão. 

Um outro estudo, também feito por pesquisadores dos Estados Unidos com jovens em idade universitária, concluiu que o uso do celular causa efeitos negativos na qualidade e duração do sono. Então, mais motivos para você desgrudar da telinha, certo?!

Celular na hora de dormir? Nem pensar!

Se você acompanha o Persono sabe que por aqui já falamos que um bom hábito de higiene do sono é deixar o celular de lado antes de dormir. Para quem está chegando aqui agora, segue a explicação: a luz azul emitida pela tela do aparelho atrapalha a produção da melatonina, o hormônio do sono. Como consequência, a pessoa pode acabar perdendo a vontade de dormir. 

Se for necessário usar o celular perto da hora de dormir, existe uma forma de reduzir os prejuízos da luz azul para o sono. É só ativar o filtro de luz azul do aparelho. Esse recurso dá uma “aquecida” nas cores gradativamente, o que prejudica menos o descanso dos olhos. 

Deixar o celular de lado 15 minutos a menos por dia não é muita coisa comparado aos benefícios que você viu nesse post, concorda?! Logo você cria o hábito e terá melhores noites.

Fonte: Persono

Fonte: Flowing