• 15 julho, 2022

Dieta para hipertensão: alimentos que você deve consumir ou evitar

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta, é bastante comum entre os brasileiros. Quando recebemos o diagnóstico de uma doença, procuramos amenizá-la de muitas formas. A dieta, junto ao remédio, faz parte do tratamento da HAS. Mas você sabe quais são os alimentos que hipertensos não podem comer?

A pressão alta chega a atingir cerca de 25% da população brasileira. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de que a patologia é silenciosa, ou seja, geralmente, não tem sinais ou sintomas na pessoa afetada.

O único achado ocorre no exame físico, quando um enfermeiro ou médico afere a pressão arterial com a técnica adequada. Valores acima de 140×90 mmHg, medidos em duas ocasiões diferentes, configuram a hipertensão. Em grande parte dos casos, a pessoa descobre a pressão alta quando se consulta por outro motivo.

Além disso, por vezes, a hipertensão ocorre de modo tão discreto que só é detectada por meio do exame Mapa 24 horas. Por isso é tão importante manter seu check-up de saúde sempre em dia.

Para aqueles que já são portadores de HAS, é preciso realizar o controle. Um dos pilares do tratamento é a alimentação, pois existem alimentos negativos e positivos para tratar a doença.

Para ajudar você a entender que alimentos são esses quais são eles, separamos, neste artigo, quais devem ser consumidos e o que retirar da dieta para manter os níveis da pressão arterial controlados. Acompanhe a leitura!

Qual é a relação entre alimentação e pressão alta?

A principal forma de ingestão de minerais, como o sódio e o potássio, é por meio da alimentação. O equilíbrio desses nutrientes é essencial para a manutenção de uma pressão arterial adequada.

Conhecidos como eletrólitos, o sódio e o potássio são responsáveis pelo transporte de água para o interior das células do nosso organismo. Além disso, têm um importante papel na condução dos impulsos nervosos e na contração muscular, inclusive, do coração.

Por isso é tão importante que as pessoas com pressão alta fiquem atentas ao que consomem. Para garantir a boa saúde, é preciso manter uma dieta balanceada, incluindo as comidas que podem ajudar a controlar a pressão, e evitando os alimentos que hipertensos não podem comer.

Quais alimentos devem ser incluídos em uma dieta para hipertensos?

Manter a pressão alta por muito tempo é bastante perigoso para a saúde. Isso porque o sangue, ao circular com muita força no sistema circulatório, causa doenças cardíacas e propicia o aparecimento de eventos perigosos para a saúde, como o infarto e o AVE — Acidente Vascular Encefálico.

Sendo assim, é muito importante prevenir o seu aparecimento ou controlar os níveis de colesterol e de sódio no sangue. A alimentação é uma grande aliada, tanto para prevenção quanto para o controle de quem já é diagnosticado com essa doença. Confira, abaixo!

Frutas

As frutas são ótimas opções para manter a alimentação saudável. Afinal, são ricas em bons nutrientes, vitaminas e antioxidantes. Além disso, algumas contêm boa oferta de potássio, o que é importante para regular a pressão arterial.

O sódio e o potássio são essenciais para a contração muscular, o que mantém o ritmo cardíaco normal. O potássio, por exemplo, exerce um efeito positivo no tônus dos vasos, regulando a pressão arterial. Além disso, outra função do sódio é atuar na retenção de líquidos, enquanto o potássio age na excreção da água.

A união dos dois promove o equilíbrio da quantidade de líquidos no organismo. Isso é fundamental para a manutenção da pressão arterial, uma vez que o sódio atua aumentando a pressão. Alguns exemplos de frutas com alto teor de potássio são:

  • banana;
  • abacate;
  • uva-passa;
  • melancia;
  • tâmaras;
  • laranja;
  • abacaxi;
  • melão.

Frutas vermelhas, como o morango, o mirtilo, a amora e a framboesa, têm um pigmento chamado antocianina, o que confere a sua cor. Sua função antioxidante ajuda a aumentar o bom colesterol, favorecendo a circulação e o controle da pressão arterial.

Legumes, grãos e alimentos integrais

Alimentos integrais e legumes são ricos em fibras. Além de ser importantes para a regulação do trânsito intestinal, elas atuam reduzindo significativamente a pressão arterial em pacientes hipertensos, por meio de um mecanismo que ainda não é totalmente conhecido.

No entanto, acredita-se que os benefícios estão relacionados com o controle do peso, visto que o consumo de fibras sacia e melhora a sensibilidade à insulina. O alto teor desse nutriente também é capaz de reduzir a absorção das gorduras pelo organismo, o que favorece o equilíbrio entre o bom colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL).

A seguir, listamos alguns alimentos que impactam diretamente a pressão arterial de modo positivo:

  • alho: pode ser utilizado como tempero ou consumido em forma de suplementação. Rico vitamina C, tem poder antioxidante e atua na diminuição de radicais livres;
  • beterraba: pode ser consumida em sucos, saladas ou cozidas. Além de ser rico em antioxidantes, esse tubérculo contém nitrato, uma substância capaz de melhorar a dilatação das veias e o fluxo sanguíneo, melhorando a passagem do oxigênio pelo sistema circulatório;
  • couve: por meio dos seus antioxidantes, ela é capaz de reduzir a inflamação nas artérias, no coração e nos rins. Ela aparece em saladas e até em sucos verdes;
  • feijão: fonte de ferro, cálcio, proteína, fósforo etc. Pode ser preparado na dieta para hipertensos com temperos naturais, como o alho, cebola e louro verde;
Leite e derivados

O leite e seus derivados são ótimas fontes de cálcio. Esse mineral atua auxiliando a contração da musculatura das artérias, o que melhora as condições do tônus vascular.

Isso significa que ele funciona como hipotensor. Portanto, o cálcio tem importante papel no controle da pressão arterial, sendo recomendadas as opções desnatadas e com baixo teor de gordura.

Peixes e carnes magras

Existem peixes rotulados de gordos e de magros. Mas não se deixe enganar pela nomenclatura: os peixes gordos são uma escolha positiva para incluir na alimentação, pois são ricos em um tipo de gordura que é classificada como boa.

O ômega 3, um exemplo desse tipo de gordura, atua na proteção cardiovascular e do cérebro. Então, esses peixes são alimentos bons para o coração.

Já os peixes e as carnes magras são ótimas opções de proteínas na alimentação, visto que oferecem o que é necessário para ter energia, mas sem o risco do acúmulo de gordura na parede das artérias.

A aterosclerose, fenômeno em que as partículas de gordura grudam na parede das artérias, deixando-as rígidas e com o lúmen estreito, propicia o aumento da pressão arterial. Esse problema pode ser reduzido ou evitado por dietas que têm pescados e carnes magras como suas principais fontes de proteína. Portanto, os peixes, em geral, são alimentos bons para o coração.

Ervas

A natureza nos fornece uma série de temperos naturais, como salsinha, cebolinha, coentro, alecrim, manjericão, sálvia, louro e tomilho. Elas dão sabor ao preparo dos alimentos, reduzindo a necessidade do sal.

Ainda, muitas ervas têm ações antioxidantes, anti-inflamatórias, calmantes, cicatrizantes e antibióticas. Dessa forma, proporcionam um equilíbrio ao nosso corpo.

Aveia

Rica em fibras e proteínas, a aveia oferece uma maior saciedade, quando adicionada à dieta para hipertensos. Isso evita aquelas “beliscadas” entre as refeições, o que diminui o nível de açúcar e colesterol no sangue.

Quais alimentos hipertensos não podem comer?

Alguns alimentos podem ser considerados vilões das dietas para hipertensos. Vejamos!

Alimentos ricos em sal

É fundamental que pessoas hipertensas reduzam a quantidade de sal (cloreto de sódio) na dieta. Isso porque, ao entrar na corrente sanguínea, essa substância retém água, gerando acúmulo de líquidos dentro dos vasos. Dessa forma, há aumento da pressão arterial.

No momento de temperar a comida, é indicado dar preferência a temperos naturais ou ao sal diet. Esse produto contém uma boa quantidade de cloreto de potássio, o que equilibra os níveis de sódio.

Carnes processadas

Linguiça, salsicha, bacon e salame são exemplos de carnes processadas que devem ser evitadas pelos hipertensos. Esses tipos de alimentos são fabricados com a adição de açúcar, sal e de outras substâncias, a fim de torná-los mais duráveis e agradáveis para o consumo.

Quanto mais processado um produto é, mais ele perde suas características nutritivas e se torna danoso, ou seja, um perigo para o organismo. São considerados alimentos proibidos por muitos profissionais de saúde.

Macarrão instantâneo

O macarrão instantâneo é prejudicial à saúde, visto que tem altas quantidades de glutamato monossódico e de sódio. Esse é um aditivo alimentar usado amplamente para melhorar o sabor dos alimentos que são industrializados. Além disso, esse alimento tem grande quantidade de gordura (16g em 85g de macarrão, o que corresponde a cerca de 30% da recomendação diária de gordura).

Alimentos ultraprocessados em geral

Alimentos e temperos comprados prontos não são indicados no controle da pressão arterial. Isso porque esse tipo de produto tem grandes quantidades de conservantes e de sal, para preservar e aguçar o sabor da comida.

Como exemplos, podemos citar os tabletes de caldo de carne (ou legumes) para temperos, refrigerantes, molho de soja ou shoyu e sucos de caixinha.

Alimentos em conserva ou enlatados

O principal problema dos alimentos em conserva — como picles, azeitonas, palmito etc. — é, justamente, a água utilizada para manter a durabilidade dos alimentos, chamada de salmoura. Como o próprio nome indica, caracteriza-se por altas quantidades de sal.

Se por um lado, esse ingrediente evita a proliferação de bactérias, aumentando a validade dos alimentos em conserva, por outro, é nocivo para quem tem hipertensão. O mesmo ocorre com os enlatados, como milho, ervilha, grão de bico, sardinha, entre outros, cujo modo de preparo e de conservação pode causar um desequilíbrio de eletrólitos no organismo.

Salgadinhos

Os famosos salgadinhos crocantes, feitos, principalmente, à base de milho ou batata, são facilmente encontrados em pacotes ou latas à venda em diversos lugares. Todavia, eles também são alimentos que os hipertensos não devem comer.

Isso porque, além de conter altos teores de sal — daí o sabor que, inclusive, dá nome a esses itens — tais quitutes também costumam incluir diversos tipos de conservantes e flavorizantes artificiais, que aumentam ainda mais seu teor de sódio.

Álcool

Algumas doenças cardiovasculares vêm sendo relacionadas ao consumo de mais de dois drinques diários de álcool. Para os hipertensos, preferencialmente, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois quando tomadas em grande quantidade, elas podem desregular o controle do medicamento. Além disso, podem desbalancear a dieta, já que uma garrafa de cerveja de 600 ml tem 300 calorias.

Como organizar a dieta de um hipertenso?

Profissionais da área da saúde, como nutricionistas ou nutrólogos, são os mais indicados para dar orientações sobre a dieta de cada paciente de maneira adequada e individualizada. De um modo geral, é preciso evitar alimentos que os hipertensos não podem comer, mencionados neste artigo.

Além disso, quem sofre de HAS deve substituir o sal e a pimenta por ervas aromáticas durante o preparo de suas refeições. Ainda, é importante incluir os alimentos que contribuem para a saúde do coração e do sistema circulatório.

Por fim, é necessário ter atenção à ingestão de quantidades adequadas de água diariamente, pois ela também é essencial para o controle da hipertensão e para manter a boa saúde!

Quais as porções de alimentos diárias?

O adequado é sempre procurar um profissional da área para estabelecer um plano alimentar personalizado. De uma forma geral, as quantidades diárias desse tipo dieta para hipertensos são:

  • proteínas (carnes magras, peixe ou frango) — 2 porções;
  • grãos integrais e cereais — 6 a 8 porções;
  • verduras, legumes e frutas — 8 a 10 porções;
  • leite e derivados — 3 porções;
  • oleaginosas (nozes e castanhas) — 1 porção.
Qual deve ser a ingestão diária de água?

Em relação à água, atualmente, os médicos indicam o consumo de 35 ml por cada quilo de peso corporal. Assim, uma pessoa que pesa 60 quilos deverá consumir 2,1 litros de água por dia, ao passo que alguém que pesa 90 quilos deverá beber 3,15 litros por dia.

Evite sucos de caixinha, refrigerantes e bebidas “zero”, pois costumam conter mais sódio. Caso não tenha outras condições de saúde que requeiram dietas específicas (como alergias ou diabetes), você pode consumir parte desse líquido em forma de sucos naturais de frutas, chás naturais de ervas ou água saborizada naturalmente com limão, abacaxi, entre outros.

Entretanto, é sempre válido que boa parte desse consumo de líquidos seja de água em sua forma pura, filtrada.

Por que os hipertensos devem procurar um nutricionista?

O nutricionista é o profissional que pode orientar sua rotina alimentícia, adequando um cardápio às necessidades do seu organismo. Por meio de uma avaliação corporal e exames sanguíneos, ele mede seus índices e proporções corpóreas.

A busca de um nutricionista também auxilia na perda ou ganho de peso de forma mais saudável. A elaboração de um plano alimentar calcula a ingestão calórica diária total do seu próprio organismo, ou seja, é desenvolvido para atender às suas necessidades nutricionais, de acordo com a sua rotina.

Portanto, um nutricionista pode indicar uma dieta mais personalizada, priorizando as necessidades de cada pessoa e evitando os alimentos que hipertensos não podem comer. A alimentação adequada ao paciente com hipertensão é fundamental para redução dos sintomas e manter a qualidade de vida.

Além desse cuidado alimentar, os portadores de HAS precisam ter ainda mais atenção com a sua saúde, realizando exames e consultas de rotina para verificar se não há lesões decorrentes da doença, bem como verificar se os níveis de eletrólitos (sódio e potássio) no sangue estão adequados.

Entendeu como os alimentos que hipertensos não podem comer podem ter impacto negativo no controle da pressão arterial? 

Fonte: Amor Saúde

Fonte: Flowing