• 9 agosto, 2023

Descubra quais são os 10 tipos de transtornos de personalidade que existem

Os transtornos de personalidade fazem parte da gama de doenças psiquiátricas listadas pelo CID-10. Ao todo, são dez tipos de distúrbios referentes à personalidade e todos eles permeiam o ramo psicológico-comportamental do indivíduo. 

De modo geral, os transtornos de personalidade são conhecidos por serem compostos de padrões disfuncionais de comportamento. Sendo assim, em sua maior parte, uma característica representada nos relacionamentos íntimos e sociais de uma determinada pessoa. 

Contudo, atitudes que se dispersam das ações comuns da sociedade e pensamentos que destoam do considerado “normal” são características da presença destes distúrbios. Entretanto, antes de falarmos sobre os seus tipos e particularidades, vamos falar sobre a primazia de todo o conceito, afinal, o que é uma personalidade?

O que é uma personalidade?

Uma personalidade é o conjunto de características que se expressam na subjetividade e sociabilidade de um sujeito. Nesse sentido, a forma com que o indivíduo se enxerga, o seu auto direcionamento e crenças acerca do mundo, seus padrões de pensamentos e reações afetivas representam e justificam seu comportamento em sociedade. 

No entanto, para um diagnóstico de transtorno de personalidade, ambos os elementos citados são levados em consideração. Ainda, estudos comprovam que fatores genéticos em interação com o ambiente podem influenciar no aparecimento do transtorno. 

Além disso, desregulações afetivas, impulsividade, desorganização cognitiva e ansiedade são dimensões que estão associadas a estes distúrbios e seus tipos, que falaremos a seguir. 

Tipos de transtornos de personalidade

Existem vários tipos de transtornos de personalidade reconhecidos pelos manuais diagnósticos, como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Sendo assim, alguns dos principais transtornos de personalidade são:

1. Transtorno de Personalidade Paranoide

Transtorno de Personalidade Paranoide é caracterizado pelo aparecimento de uma excessiva desconfiança. Dessa maneira, nele, o indivíduo possui a crença de que qualquer pessoa que se aproximar poderá tentar prejudicá-lo, o que como consequência leva a um comportamento  excessivo de defensiva.

No entanto, pessoas com essa condição estão sempre prontas para rebater um ataque, mesmo quando ele não existe. Estes, por sua vez, são especialistas em distorcer situações, suspeitar de relações próximas e fingir ou aparentar frieza, podendo ser verbalmente ou fisicamente ofensivos contra alguém.

2. Transtorno de Personalidade Esquizóide

No Transtorno de Personalidade Esquizóide há uma significativa ausência de vontade de ter relações sociais ou sexuais com outras pessoas. Desse modo, indivíduos portadores da personalidade esquizóide gostam de se isolar e, em grande parte dos casos, não expressam desejo algum de formar uma família ou dividir a vida com alguém.

Além disso, possuem dificuldade de processar estímulos sociais, por isso preferem realizar atividades solitárias. Sendo assim, podem ser vítimas de bullying e, ainda, agressores posteriormente (caso a raiva acumulada seja excessiva e persistente).

3. Transtorno de Personalidade Esquizotípico

Transtorno de Personalidade Esquizotípico é facilmente confundido com a esquizofrenia. Diante disso, os quadros esquizotípicos são conhecidos por apresentarem comportamentos considerados estranhos e excêntricos.

Neste tipo, os indivíduos podem alegar acreditar em telepatias, serem supersticiosos e basearem a sua vida em uma realidade paralela, composta por suas percepções fantasiosas. Todavia, os pensamentos se destoam dos demais indivíduos e os levam a sensação de que possuem super poderes e que são seres especiais, e ninguém os entende.

4. Transtorno de Personalidade Antissocial

Composto por indivíduos que, desde cedo apresentam sintomas como a dificuldade de se adequar às normas sociais, o antissocial conta muitas mentiras para se beneficiar. Ainda, não sente remorso ao machucar ou ferir alguém e tem comportamentos como o de quem não se importa com a sua segurança, e nem com a dos outros. 

Além disso, se enxergam como fortes, auto suficientes e solitários, mas com uma grande autoestima e capacidade de persuasão, que facilita no ato de explorar o outro e se beneficiar de alguma maneira. Logo, estudos comprovam que o Transtorno de Personalidade Antissocial atinge cerca de 1% a 2% da população mundial.

5. Transtorno de Personalidade Borderline

Pessoas com Transtorno de Personalidade Bordeline possuem comportamentos impulsivos e arriscados. Contudo, possuem dificuldade em associar quais serão as consequências de seus atos. Assim, são domados por uma grande quantidade de raiva, que influencia em suas alterações de humor e ataques de fúria direcionados às pessoas de seu convívio próximo. 

Sob essa perspectiva, pessoas com Borderline sentem-se inseguras, têm medo de ficarem sozinhas e possuem um grande sentimento de vazio que pode acarretar em automutilações ou comportamentos suicidas.

6. Transtorno de Personalidade Narcisista

narcisista tem uma autoestima alta e inabalável, possui a crença de que são mais importantes que outras pessoas e gostam de ser admirados e aplaudidos pelos demais, sendo o centro das atenções. Nesse sentido, são exibicionistas e, muitas vezes, exploradores em suas relações sexuais, sendo adeptos, muitas vezes, ao sadomasoquismo. 

Ainda, possuem a ideia de que as pessoas próximas devem seguir os seus desejos. Entretanto, quando isso não acontece, podem expressar arrogância, frieza emocional e comportamentos punitivos.

8. Transtorno de Personalidade Histriônica

O Transtorno de Personalidade Histriônica consiste em indivíduos que não possuem um objetivo claro de vida. Entretanto, são sedutores, submissos e estão sempre em busca de aprovação, temendo a dor da rejeição.

Assim, por viver em função da conquista da opinião positiva do outro sobre a sua pessoa, possuem comportamentos extrovertidos e intensos, regidos por um significativo apego emocional excessivo. Logo, são pessoas com comportamentos dramáticos, que sempre se colocam como vítimas nas situações e podem agir de forma inadequada apenas para chamar atenção.

9. Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva

É composto por pessoas que possuem apego a seguir normas, regras e desejo de atingir a perfeição (segundo suas próprias percepções). Desse modo, se preocupam excessivamente com detalhes e caso algo não saia como o esperado, são domados por uma enorme sensação de angústia e desespero. 

No entanto, sua relação com o ambiente pode também ser caracterizada pelo TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), monitorando, por exemplo, a limpeza do ambiente excessivamente como forma de controlar o seu exterior. 

Porém, no Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva essa preocupação é levada também para outros âmbitos da vida, prejudicando o indivíduo em suas interações sociais e em sua relação consigo mesmo.

9. Transtorno de Personalidade Esquiva ou Evitativa

É caracterizado pelo evitamento de situações e lugares em que pode haver muitas pessoas, ou que há a possibilidade de serem avaliados e julgados. Assim, nesse tipo de transtorno o indivíduo se torna extremamente sensível a críticas e tende a se fechar em suas interações sociais. 

Por conseguinte, a evitação de situações sociais e a falta de habilidades para lidar com pessoas podem levar ao isolamento social e à dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis.

10. Transtorno de Personalidade Dependente

No Transtorno de Personalidade Dependente há uma excessiva dependência relacionada ao outro e uma sensação abrangente de necessidade de cuidado. Diante disso, são pessoas submissas e que expressam seu amor por meio do toque físico. 

Contudo, no dia a dia, temem fazer atividades sozinhas e dificilmente não estão em um relacionamento amoroso. Além disso, não possuem autoconfiança e, na hora de tomar decisões, sempre recorrem a uma outra pessoa para decidir por elas. 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e tratamento para cada tipo de transtorno de personalidade são feitos por meio de uma avaliação psicológica e tratamento contínuo com um psicólogo e psiquiatra. No entanto, essa avaliação geralmente inclui entrevistas, questionários e observação do comportamento do indivíduo ao longo do tempo.

Fonte: TelaVita

Fonte: Flowing