• 29 dezembro, 2023

Descanso espiritual: atividades que fazem bem para você

Este é o nosso último post da série sobre os 7 tipos de descanso, mas isso não quer dizer que ele seja o menos importante. O descanso espiritual é tão necessário quanto todos os outros. Cada um dos 7 tipos ajuda o corpo e a mente de uma maneira. Afinal, assim como sentimos cansaços diferentes, também precisamos de descansos distintos. 

E quais são eles? Não importa se você chegou aqui agora ou se já está acompanhando nossa série: não custa nada conhecer ou dar uma revisada, né?! Então lá vai! Os 6 tipos de descanso além do espiritual são descanso físico, descanso mental, descanso sensorial, descanso criativo, descanso emocional, descanso social. 

A esta altura você deve estar pensando “eu não sabia que descansar era uma atividade com essa variedade de facetas”. Pois existem todos estes tipos de descanso mesmo! Vamos conhecer o último?

O que é o descanso espiritual?

Nas palavras da doutora Saundra Dalton-Smith, especialista nos 7 tipos de descanso que as pessoas precisam, o descanso espiritual é “a habilidade de se conectar além do físico e do mental e sentir o pertencimento, o amor, a aceitação e o propósito”.

Para quem é religioso, essa forma de descansar pode ser encontrada na própria religião. Para as pessoas que não são religiosas, o descanso espiritual acontece ao se envolver em atividades voltadas para a comunidade, trabalhos voluntários ou algo que a pessoa sente que faz bem. A meditação também é uma forma de descansar espiritualmente.

Sinais de que você precisa do descanso espiritual

No livro Sacred Rest: Recover Your Life, Renew Your Energy, Restore Your Sanity (Descanso sagrado: recupere sua vida, renove sua energia, restaure sua sanidade, em uma tradução livre), a doutora Dalton-Smith lista os sinais que indicam que você pode estar precisando de descanso espiritual. Fique atento se você se sente:

  • Desmotivado;
  • Impotente e sem esperança
  • Insatisfeito;
  • Depressivo;
  • Entorpecido;
  • Apático;
  • Distante da divindade na qual você tem fé.

Importante: não esqueça que a depressão precisa de acompanhamento de profissionais de saúde, como psiquiatras e psicólogos. No caso de persistência de sintomas, busque ajuda profissional!

Onde praticar o descanso espiritual?

Se para os religiosos o descanso espiritual são os rituais de sua religião, então é necessário procurar um local para participar das atividades e estar presente nos dias e horários que eles acontecem. 

Já para quem prefere realizar atividades voltadas para a comunidade, mas sem ligação com religião, pode procurar o trabalho de organizações não-governamentais. No Brasil, estas instituições trabalham em diversos segmentos. É possível participar de projetos que ajudam a: 

  • Construir casas para pessoas sem moradia;
  • Entregar roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social;
  • Distribuir alimentos;
  • Entre várias outras tarefas.     
O que fazer em caso de cansaço constante?

De repente você está tão cansado que precisa de mais de um tipo de descanso. Este tipo de situação pode acontecer. Agora se você vive cansado, então é hora de procurar um médico. O cansaço constante pode ser psicológico, físico ou consequência do seu estilo de vida. 

Entre as causas psicológicas para alguém se sentir cansado o tempo todo estão o estresse, a depressão e a ansiedade. Já a apneia do sono, anemia e hipotireoidismo são motivos físicos que levam a um cansaço constante. E se você consome bebidas alcoólicas, cafeína, faz pouco ou muito exercício físico, cochila durante o dia ou trabalha em períodos noturnos, então tem grandes chances de ficar cansado boa parte do tempo. Gravidez também é um motivo pelo qual você pode estar cansada.

Consultar um médico vai ajudar você a descobrir o que está causando o cansaço constante e receber o tratamento ideal para sua situação. 

Bom descanso!

Fonte: Texto retirado do Blog Persono 
Link: https://persono.com.br/insights/saude-e-bem-estar/descanso-espiritual

Fonte: Flowing