• 14 abril, 2018

De leve

Dá para fazer musculação na adolescência, mas com moderação

Frutos de uma geração que tem sido bastante estimulada a sair do sedentarismo, cada vez mais os adolescentes se interessam pela musculação. Para os especialistas, embora os esportes coletivos sejam mais indicados nessa faixa etária, os garotos podem realizar tais exercícios, desde que supervisionados por um pro ssional de educação física e que o objetivo não seja o de aumentar músculos.

Faça exercício adaptado à idade

Ocorre que o jovem já precisa ter entrado na puberdade para hipertrofiar a musculatura — antes disso, não há testosterona su ciente na circulação para possibilitar o ganho de massa muscular. Sem falar nos riscos dessa tentativa fora de hora. O uso de uma carga mais pesada por um garoto que ainda não chegou ao auge do estirão de crescimento da puberdade pode causar microtraumas aos ossos e prejudicar seu crescimento, além de gerar danos à coluna vertebral.

Meio-termo

Para evitar esses problemas e garantir os benefícios da modalidade, os pais devem procurar centros ou academias que ofereçam uma musculação adaptada, com exercícios simples, sem carga ou com carga mínima, de baixa intensidade e poucas repetições. Quando tiver terminado o ciclo de crescimento, o jovem já pode iniciar um programa mais parecido com o do adulto. Contudo, como a idade de conclusão dessa fase varia de garoto para garoto, é fundamental contar com a supervisão de um pediatra/hebiatra antes de fazer essa transição.

Benefícios da musculação

Para o adolescente, a prática evita o sedentarismo e melhora o condicionamento físico, a flexibilidade e a coordenação motora.

FONTE: Juntos pela Saúde

Fonte: Flowing