• 30 setembro, 2021

Dança e saúde: aula de dança beneficia o corpo e a mente

A dança é uma atividade física completa. Quem dança exercita o corpo, a mente e as emoções. A seguir, saiba como uma aula de dança pode beneficiar a sua saúde:

Nessa era do mundo fitness muitos pensam que não dá pra fugir da academia. Mas quem disse que para ficar em forma é preciso correr na esteira e carregar pesos? Aulas de dança são uma ótima saída para quem busca por mais que uma rotina de exercícios  e quer experimentar algo novo. O número de mulheres adultas em aulas de ballet, por exemplo, tem crescido cada vez mais e o tabu de que apenas crianças podem começar a dançar tem caído, provando que dança é pra todo mundo.

ARTE OU ESPORTE?

A arte e as outras áreas do conhecimento possuem uma conexão em sua essência. Vemos isso com a música e a matemática, a química e a pintura, a atividade física e a dança e tantas outras relações de intersecção que dão ainda mais beleza às obras de arte. Na dança, existem algumas discussões sobre o caráter esportivo da modalidade, embora seja fato que quem dança, deve ter um bom condicionamento físico. Sendo esporte ou arte, a dança sempre será mais do que se pode expressar com palavras. O que podemos dizer é que na arte do corpo a atividade física estará sempre presente. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA DANÇA?

  • Fortalecimento
  • Alongamento
  • Flexibilidade
  • Resistência
  • Memória
  • Coordenação Motora
  • Equilíbrio
  • Postura
  • Ritmo
  • Musicalidade
  • Alívio do estresse
  • Auto estima
  • Qualidade de Vida

Dançar define a musculatura corporal, desenvolve resistência física e garante uma vida mais saudável. Estudos indicam que as pessoas deveriam praticar uma média de 2 horas de atividades físicas diariamente, mas sabemos que nem sempre esse tempo é possível dentro de uma agenda cheia de compromissos. As aulas de dança em academias e escolas geralmente acontecem duas ou três vezes por semanas, e quem pratica pode fazer exercícios e alongamentos em casa para complementar a rotina.

A descoberta do corpo e das suas possibilidades traz uma liberdade de movimentação a quem dança. A  correção de postura, o exercício da coordenação motora, o fortalecimento e o alongamento da musculatura são consequências do trabalho corporal feito na dança. O Ballet, por exemplo, fortalece o abdome, as pernas e as costas, trabalha o equilíbrio e também a parte aeróbica, já que possui muitos exercícios de saltos e giros.

Quem dança também adquire conhecimento e vivências na área da música, já que o ritmo e as melodias acompanham as sequências e coreografias propostas. E vale ressaltar que além do corpo, a dança beneficia a mente, trabalhando a memória, o raciocínio lógico e a reflexão. Bem como a auto-estima, pois estar bem consigo mesmo é o ponto de partida para uma melhor qualidade de vida. Além disso, como resultado das aulas e avanços técnicos, nada como experienciar os aplausos da plateia depois de uma bela apresentação.

Se você procura por um exercício físico prazeroso, leve e eficiente, a dança é a atividade certa. Para quem gosta de concentração, músicas instrumentais e se identifica com a modalidade, o Curso de Balé Clássico é a escolha perfeita. Para quem prefere ritmos mais agitados, desafios de coordenação e jovialidade, o Curso de Danças Urbanas é a opção ideal. Mas se você quer experimentar o ballet, o jazz dance e a dança contemporânea, o curso de Danças Cênicas é a resposta.

Fonte: Belas Artes Joinville

Fonte: Flowing